sábado, 28 de fevereiro de 2015

Nível do Rio Amapari pode aumentar muito hoje e atingir mais famílias em Pedra Branca

Para este sábado, 28, segundo a previsão do Núcleo de Hidrometeorologia do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (NHMET-IEPA) o dia ficará nublado e parcialmente nublado com previsão de chuvas que irão variar de intensidade de moderada a forte, em quatorze dos dezesseis municípios do Estado: Oiapoque, Calçoene, Amapá, Pracuúba, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Pedra Branca, Itaubal, Macapá, Santana, Mazagão, Vitória do Jari e Laranjal do Jari.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP) por meio da Defesa Civil Estadual (CEDEC) está atuando na situação de emergência decretada pelo município de Pedra Branca do Amapari nesta semana, a partir do acompanhamento realizado pela Defesa Civil do município.

"Todos que residem nos municípios citados na previsão do tempo devem ficar atentos, observar possíveis situações de perigo e acionar a Defesa Civil sempre que achar necessário, principalmente Pedra Branca e Serra do Navio, onde o nível do Rio Amapari já está bastante elevado", alertou o cabo BM Marlon, que representa a CEDEC no NHMET-IEPA.

Ainda segundo a precisão do tempo em Macapá, Santana e Mazagão, os ventos podem chegar aos 9 km/h. As temperaturas deverão oscilar entre 24ºC e 30ºC e a umidade relativa deverá variar entre 80% e 90%.

Ontem, 27, a CEDEC encaminhou informações do relatório parcial da situação em Pedra Branca do Amapari, onde segundo a prefeitura 30 famílias já foram atingidas pela enchente.

"Na primeira reunião com o prefeito e secretários, foram definidas responsabilidades e um plano de trabalho prévio. Passamos o dia visitando os locais atingidos e nos reunindo com autoridades locais, afim de estabelecer providências e prioridades. Visitamos também o abrigo, onde se encontram quatro famílias. Estamos fazendo coletas de dadas para confecção de relatório e emissão de parecer", disse o capitão BM Pelsondré, que está coordenando os trabalhos da CEDEC em Pedra Branca.

É importante destacar que a primeira resposta em casos de enchentes ou desastres naturais deve ser da Defesa Civil de cada município atingido e a CEDEC atua posterior a isso, quando toma ciência da situação ou é acionada pelos municípios atingidos.

PROCURADO PELA JUSTIÇA DO AMAPÁ POR HOMICÍDIO, ESTUPRO E ASSALTO MORRE EM CONFRONTO COM O BOPE

Reginaldo Gomes, 30 anos, tinha quatro mandados de prisão em aberto. Segundo a polícia, além de assaltar suas vítimas, ele ainda estuprava as mulheres.

Procurado pela Justiça do Amapá por crimes como assalto, estupro, homicídio e porte ilegal de arma de fogo, Reginaldo Gomes Coutinho, 30 anos, o ‘Regis’, foi morto no início da manhã deste sábado, 28, durante troca de tiros com policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na Linha B da AP 440. Os policiais tinham ido checar denúncia de que Regis, que tinha quatro mandados de prisão em aberto, estava homiziado naquela região.

De acordo com o capitão PM Kleber Monteiro, do Bope, ao perceber a chegada dos policiais o foragido abriu fogo contra a guarnição para tentar escapar ao cerco. “Revidamos à injusta agressão e o suspeito foi alvejado. Nós o encontramos já ferido dentro da mata”, explicou o capitão.

Regis ainda chegou a ser socorrido pelos próprios policiais, mas já chegou morto ao Hospital de Emergência de Macapá (HEM) para onde ele foi levado ferido. Com o foragido a polícia encontrou um revólver calibre 38 que teria sido usado contra a guarnição. A arma foi apresentada no Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) do Pacoval.

Do Diário do Amapá

ORLA E CENTRO COMERCIAL DE MACAPÁ TERÃO PATRULHAMENTO DE 150 POLICIAIS NESTE FIM DE SEMANA

A Polícia Militar do Amapá inicia neste fim de semana, de sexta a domingo, uma ação de policiamento preventivo na orla e nas áreas comerciais de Macapá. A operação envolverá 150 policiais.

O objetivo é dar continuidade ao Plano de Segurança Estadual estabelecido pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizando uma pesquisa de opinião sobre a satisfação com as ações da Polícia Militar, bem como ouvir sugestões e até denúncias da comunidade.

Um dos diferenciais dessa operação é que os policiais envolvidos possuem mais de 25 anos na corporação e são alunos do curso de aperfeiçoamento de sargentos. Durante a ação, os policiais abordarão responsáveis por bares, restaurantes e similares acerca da satisfação, ou não, com as ações de policiamento da PM.

Essa é a primeira vez no Amapá que policiais com tantos anos de serviço saem às ruas para fazer o policiamento ostensivo e ouvir a população. A intenção é saber como a Polícia Militar é vista pela sociedade. Cada um dos 150 policiais envolvidos tem a determinação de ouvir, no mínimo, três pessoas. A operação prosseguirá durante todos os finais de semana até o dia 15 de abril.

Paralelamente à operação da orla e centro comercial, continuarão as ações de patrulhamento nas áreas de ponte, barreiras dos batalhões de trânsito, operação Lei Seca, combate ao tráfico de drogas e Operação Pagamento - que neste mês teve o acréscimo de 400 agentes.

"Nossa prioridade é salvaguardar as famílias, para que a sociedade se sinta segura. A PM está indo para a rua com o objetivo de cuidar das pessoas para que elas nos auxiliem nas melhorias", afirmou o comandante geral da PM, coronel Carlos Correa.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Novo aviso: Interrupção no fornecimento de água tratada em Macapá

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) anuncia a interrupção do abastecimento nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, em bairros de Macapá .

Na capital, a suspensão acontecerá das 8h às 16h, nos bairros Centro, Laguinho, Jesus de Nazaré e Pacoval - período em que ocorrerá manutenção e troca do registro de uma adutora.

Inicialmente estava previsto a interrupção para toda a rede de distribuição no município de Santana, para serviços de manutenção na adutora central. Entretanto, a suspensão foi descartada pela direção operacional da Companhia.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Defesa Civil vai intensificar bloqueios para evitar infestação da febre chikungunya no Amapá

Com a confirmação de 1.953 nos últimos cinco meses, a Defesa Civil vai intensificar os bloqueios nas saídas do município e fiscalizar com mais rigor os veículos e pessoas que seguirem viagem com destino a outras cidades do Estado, principalmente em direção à capital, onde há a maior concentração populacional. O objetivo é conter o índice de infecção e controlar a infestação.

De acordo com o boletim, além do numero de casos confirmados, foram notificados 2.098 casos da doença, 142 descartados e 3 continuam sob suspeita em Oiapoque. Os dados são referentes ao período de setembro de 2014 (quando foi registrado o primeiro caso no estado) até 23 de fevereiro.

Segundo o secretário executivo da Defesa Civil, tenente-coronel Janary Picanço, além dos bloqueios, outras medidas serão reforçadas para evitar o contágio, entre elas, a pulverização de veneno pela cidade e a utilização de mosqueteiros com inseticida. "Temos uma equipe em Oiapoque que está intensificando as barreiras, todos os carros que saem do munícipio são pulverizados com o veneno. Também estamos fazendo o bloqueio vetorial", explicou.

O bloqueio vetorial funciona da seguinte forma: ao sair do município a pessoa sob suspeita preenche uma ficha de identificação com dados pessoais e endereço. Ao chegar em Macapá, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) vai até o endereço dela para atualizar o Estado de saúde e fazer o acompanhamento. Além disso, o veneno contra o mosquito é aplicado na quadra onde fica a residência para bloquear a transmissão da doença.

Apesar da quantidade de casos em Oiapoque, em Macapá apenas um caso de infecção interna foi confirmado. "Com o trabalho da Defesa Civil no Estado estamos conseguindo conter a proliferação do vírus para outros municípios. Mesmo assim, é preciso ficar alerta, pois o risco de contagio não está excluído", afirmou Janary Picanço.

A Defesa Civil e a CVS estão fazendo campanhas de prevenção em Macapá e Santana, onde orientações são repassadas à população sobre a importância de eliminar os possíveis focos do mosquito. Esta a campanha será estendida a outros municípios nas próximas semanas.

A população pode ajudar cuidando do seu quintal, não deixar água acumulada, verificar se a caixa d'água está bem fechada, colocar, areia nos pratos dos vasos de plantas, não deixar recipientes que possam acumular água em ambientes abertos. 

A utilização de repelentes, roupas que cubram os membros inferiores, borrifação de inseticida dentro das casas (principalmente embaixo de móveis e atrás de cortinas), também são medidas que evitam o contagio. "A população deve ficar ciente, pois a prevenção é a melhor forma de combate", reforçou Janary Picanço.

Chikungunya
O vírus Chikungunya é transmitido pelo mosquito aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue. Os sintomas da doença são semelhantes aos da dengue: febre, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, náuseas e dor no corpo. A principal diferença entre as doenças é que a febre chikungunya atinge as articulações com uma intensidade maior causando inflamação. No Amapá o primeiro caso da doença foi registrado em julho de 2014.

Policiais femininas serão homenageadas no Dia Internacional da Mulher

O 2° Batalhão da Polícia Militar e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), ambos localizados na zona Norte de Macapá, farão uma manhã especial às policias femininas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março. A programação será antecipada para a manhã de sexta-feira, 6 de março, já que a data dará em um domingo este ano.

De acordo com um dos coordenadores do evento, sargento Julião, a intenção é mostrar a importância das policias femininas para família da Polícia Militar do Amapá. "Este ano unimos os batalhões da zona Norte para celebrarmos o Dia Internacional da Mulher e homenagear nossas policiais guerreiras, mulheres de fibra, que tornam a Polícia Militar mais forte", disse o coordenador.

A solenidade vai acontecer no 2° Batalhão da Polícia Militar, localizado na BR-210, no bairro Infraero I. A programação inicia às 8h com uma mensagem especial as mais de 80 policiais femininas das duas corporações. Posteriormente, os comandantes do 2° Batalhão e do BPTran farão as homenagens pessoais ao Dia Internacional da Mulher.

Haverá um momento ecumênico, sorteio de brindes, massagem de relaxamento e uma palestra sobre a Saúde da Mulher. A programação deve encerrar às 11h30, com o oferecimento de um coquetel as militares.
O Comando Geral da Polícia Militar do Amapá também fará uma programação referente ao Dia Internacional da Mulher no dia 10 de março.

Sistema Socioeducativo do Amapá terá registro online de adolescentes em conflito

Os servidores da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fcria) realizaram nesta terça-feira, 24, uma capacitação no Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) - ferramenta do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) . O objetivo é treinar técnicos para operar registros e tratamento de dados de adolescentes em conflito com a lei e em cumprimento de medidas socioeducativas.

O Sipia é uma rede que tem abrangência nacional e funciona como ferramenta de integração entre as instituições executoras de medidas socioeducativas: Ministério Público, Varas da Infância e Juventude, delegacias, CREAS e demais órgãos das esferas municipal, estadual e federal.

De acordo com a capacitadora, Liliane Cláudia Beleza, o curso orienta tanto nos procedimento para a realização do registro quanto no tratamento das informações sobre a garantia dos direitos humanos fundamentais da criança e do adolescente. "Os servidores estarão preparados para operar o banco de dados da Sipa que, terá todas as informações dos internos no sistema sócioeducativo de internação do Estado", explicou.
De acordo com a diretora-presidente da Fcria, Alba Nize Colares, com a implantação do Sipia/Sinase todo o trabalho operacional das unidades de atendimento da Fcria será otimizado e o gestor estadual do sistema vai ter um parâmetro e saber como está o Sistema Socioeducativo do Estado. 

 "A alimentação da base de dados do Sipia é muito importante, pois ela facilita e organiza os dados de todo o Sistema do Brasil, o que servirá para estabelecer novas metas e pensar as ações dentro do Sistema Socioeducativo", destacou.

O curso foi ministrado na Universidade Estadual do Amapá (Ueap) para 30 servidores que trabalham diretamente no sistema sócioeducativo de internação do estado.
Novos Servidores
Os 60 novos servidores da Fcria também participam de capacitação na EAP.
Também durante essa semana, 60 novos servidores da Fcria que irão atuar no Núcleo de Medidas Socioeducativa de Internação (Cesein), Núcleo de Medida Cautelar (CIP) e Abrigo Casa Lar Ciã Katu estão passando por capacitação na Escola de Administração Pública (EAP).

Segundo a diretora Alba Nize, os cursos irão preparar os novos funcionários para atuar nas instituições de reponsabilidade da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente. "Esses novos servidores receberão orientações de órgãos como Polícia Militar, Ministério Público e Tribunal de Justiça", ressaltou.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Operação Castanheira – Considerado o maior desmatador da Amazônia é preso em Novo Progresso

Em outra operação com a participação da Policia Federal, Ibama e Força Nacional com objetivo de cumprir três mandados de prisão em desfavor a ;Ezequiel Castanha, Edivaldo Dalla Riva (Paraguaio) e Geovani Marcelino Pascoal, foi realizada neste sábado (21/02) em Novo Progresso.
Dois foram presos, o empresário Ezequiel Castanha e Edivaldo Dalla Riva(Paraguaio), o terceiro , Geovani Marcelino Pascoal (Giovane do Hotel Miranda) não foi encontrado.

Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pelo Juiz Federal Titular de Itaituba Dr. Rafael Leite Paula.  O Jornal Folha do Progresso acompanhou todo o desenrolar da operação.

Conforme as informações do coordenador da base do Ibama de Novo Progresso Ademir Guarniero, já existia mandado de prisão preventiva para Edivaldo Dalla Riva (Paraguaio) decretada na Operação Castanheira em Agosto de 2014 , Edivaldo estava foragido, e com a chegada da policia não ofereceu resistência e ficou preso na sede do Ibama de Novo Progresso.

Ezequiel Castanha, foi encontrado fora do seu domicilio em ambiente de trabalho em uma chácara no bairro Jardim América por volta das 18h00min deste sábado (21), aonde solicitaram para que o mesmo acompanhassem até a sede do Ibama, Castanha também não ofereceu resistência, ao chegar no Ibama foi lhe dado voz de prisão.

Para prender o empresário Geovani Marcelino Pascoal, foi feito duas buscas, no Hotel de sua propriedade na avenida Jamanxim , outra em sua residência na avenida Pará próximo do Chopão, a Policia Federal, Ibama e Força Nacional fizeram plantão até a 01:00 da manhã deste domingo (22), Giovane não apareceu.

Guaniero comentou que a esposa de Giovani e seu advogado afirmaram que o mesmo iria se apresentar, a partir de agora Giovani já é considerado um foragido da Policia.

Essas pessoas são considerados pelo Ibama como desmatadores compulsivos e estão respondendo na justiça por desmatamento em potencial em cometimento de prática ilícita ambiental. Qualquer decisão posterior será dada pela Justiça, finalizou o coordenador da Base do Ibama em Novo Progresso Ademir Guaniero.

Ezequiel Castanha e Edivaldo Dalla Riva (Paraguaio) estavam presos na sede do Ibama a disposição da Justiça, as 14:30 de domingo e foram levados de helicóptero pelos agentes federais para o município de Itaituba e posteriormente para a sede da Policia Federal de Santarém.

Operação Castanheira

A Operação Castanheira foi deflagrada pela Policia Federal em agosto de 2014 , na operação 22 mandados de busca e apreensão, 11 de prisões preventivas, 3 prisões temporárias e 4 conduções coercitivas foram cumpridas, Em Novo Progresso das 11 pessoas envolvidas somente seis forma presos. Considerado chefe da quadrilha, Ezequiel Castanha, conseguiu fugir , chegou ser considerado foragido da justiça Brasileira, procurado pela Interpol , posteriormente se apresentou pagou fiança e foi liberado. Além de Novo Progresso/PA, diligências foram realizadas também em cidades de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

Os envolvidos são considerados os maiores desmatadores da Amazônia brasileira atualmente e foram indiciados pelos crimes de invasão de terras públicas, furto, sonegação fiscal, crimes ambientais, falsificação de documentos, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem ultrapassar os 50 anos de reclusão aos condenados.

Participam da ação 96 policiais federais e 19 servidores do Ibama. O nome da operação é uma alusão à árvore castanheira que é protegida por lei e símbolo da Amazônia, abundante na região de Novo Progresso.

Por: Redação Jornal Folha do Progresso /Fotos: Juliano Simionato


Preso-Edivaldo Dalla Riva (Paraguaio) (Foto: Juliano Simionato)
Ezequiel Castanha (Preso). (Foto: Juliano Simionato)

Projeto Alôzinho conscientiza jovens e crianças sobre males dos trotes

O Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciodes) lançará, nesta terça-feira, 24, às 8h, no auditório da instituição, a nova edição do Projeto Alôzinho, que conscientiza a população sobre os prejuízos causados pelos trotes. 
O projeto busca atingir principalmente as escolas, já que a faixa etária das pessoas que mais fazem a brincadeira de mau gosto são os jovens entre 14 e 17 anos.

Desde a criação, o projeto Alôzinho visitou 52 escolas em todos os bairros de Macapá, alcançando um total de 10,4 mil alunos. Em 2013, foram registradas 156 mil chamadas falsas. Em 2014, o índice, que ainda continua bastante elevado, caiu em 19,5% com 119 mil trotes registrados.

As ações são divididas em dois momentos: primeiramente é realizada a palestra em cada sala de aula, assim os alunos compreendem como os trotes são prejudiciais ao serviço desempenhado pelo Ciodes. 

Em seguida, os estudantes visitam a estrutura da central de atendimento para conhecerem como o trabalho é feito. Enquanto se divertem conhecendo o trabalho dos agentes, as crianças aprendem como agir em casos de emergência, quais números devem ser acionados em cada situação e desenvolvem senso de responsabilidade.
O Ciodes está com o novo sistema que permite identificar qualquer número, mesmo que esteja escondido por códigos.
Criado com base na Lei Patrícia Gonçalves, de autoria da deputada estadual Maria Góes, o projeto Alôzinho se desenvolve através de palestras, vídeos, peças teatrais, cartilhas e folders. O programa também ensina os pequenos cidadãos a usar corretamente cada um dos serviços emergenciais, como os Bombeiros (193), a Polícia (190) e o Samu (192).

Um dos coordenadores do projeto, tenente Lopes, afirma que este ano terá novidades. O Projeto Alôzinho vai à praça, colocará um stand no Parque do Forte, onde acontecerá palestras e peças teatrais para levar a conscientização além das escolas. 

"Tentamos sempre colocar novas ideias para fazer com que os jovens não brinquem com coisa séria. O projeto vai conscientizar mais e mais jovens com novas brincadeiras e simplicidade", explicou Lopes.

Para quem ainda pensa em fazer ligações falsas, o Ciodes está com o novo sistema que permite identificar qualquer número, mesmo que esteja escondido por códigos. Além disso, um acordo está sendo articulado com as operadoras telefônicas para que as linhas sejam bloqueadas após o trote, fazendo com que o autor da brincadeira tenha que ligar de volta para se desculpar com a central.

Patrícia Gonçalves Façanha
A criação da legislação que instituiu o programa contra trotes telefônicos, denominado "Patrícia Gonçalves Façanha" se deu em decorrência da tragédia ocorrida em 2006 por conta de um trote. A bombeira militar Patrícia Gonçalves Façanha foi chamada para atender uma ocorrência de incêndio, estava no alto do carro de combate a incêndio da corporação, quando uma freada brusca a arremessou para fora do caminhão. Ela morreu instantaneamente.

Operação conjunta apreende quase 60 kg de crak em Santana

 Droga estava enterrada em uma propriedade no ramal do Delta do Matapi, em Santana. Um homem que receberia R$ 5 mil pela guarda da droga foi preso
Uma operação conjunta entre Polícia Federal (PF), 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) e canil da Polícia Civil resultou na apreensão de 59 quilos de droga (crack) que estavam enterrados em uma propriedade rural no ramal do Delta do Matapi, em Santana, distante 17 quilômetros de Macapá.

A operação foi deflagrada na tarde dessa segunda-feira, 23, após investigação iniciada a partir de denúncia anônima. “Havíamos recebido a informação de que esse carregamento já estava em Santana. 

A partir de então montamos uma força tarefa para identificar onde o produto entorpecente estava sendo armazenado. Conseguimos, com êxito, chegar à pessoa que fazia a guarda da droga”, disse o delegado federal Bruno Benassuly.
O produto ilícito era guardado por Francisco Alves Corrêa, o ‘Ceará, que trabalha como carregador na área portuária de Santana há 20 anos. Em depoimento na Superintendência da Polícia Federal, em Macapá, o homem revelou ser o dono do terreno, e que foi procurado por um homem de sotaque estranho – que seria um colombiano – e que lhe fez a proposta de pagar R$ 5 mil pela guarda do ‘bagulho’.

A droga chegou à Santana na noite de domingo. “O suspeito pegou o carregamento em um barco na área portuária. De lá ele transportou a droga em uma caminhonete até a propriedade onde o crack foi enterrado. A ajuda do cão nas buscas foi fundamental. Esse trabalho integrado evitou que essa droga, de alto poder viciante, chegasse a centenas e até milhares de pessoas”, disse o tenente M. Fernandes, do 4º BPM.

A Polícia Federal não revelou maiores detalhes para não comprometer as investigações, mas adiantou que está investigando a origem e o destino do produto, e que já existem alguns suspeitos sendo sondados.
Do Diário do Amapá

PROCOM RECOMENDA A ÓRGÃOS PÚBLICOS RIGOROSIDADE NO LIMITE DO EMPRÉSTIMO CONSIGUINADO

O Instituto de Defesa do Consumidor do Estado do Amapá (Procon) fará uma recomendação às pastas administrativas de recursos humanos do Governo do Estado, prefeituras, fundações públicas e autarquias para se aterem a instituições financeiras credenciadas que não cumprem as leis do empréstimo consignado.

O empréstimo consignado é operação financeira na qual o pagamento é descontado diretamente do salário do servidor. Entretanto, os descontos e retenções não podem ultrapassar o limite de 30% do valor do vencimento do beneficiário. O servidor pode ter vários empréstimos simultâneos, mas os descontos e retenções não devem ultrapassar este limite legal.

"É ilegal. Temos uma lei federal, estadual e municipal que rege esta mesma matéria. O Procon vai recomendar aos referidos órgãos de pessoal administrativos para que eles observem o limite máximo de comprometimento da renda do servidor nos empréstimos consignados", explicou o diretor-presidente do Procon Vicente Cruz.

Segundo ele, as instituições financeiras estão abusando do direito de fazer esse tipo de negócio e cobrando o valor acima do que é permitido por lei. "Por isso queremos que o setor pessoal de todas as instituições fiscalize melhor o vencimento e empréstimos consignados dos seus servidores, já que parte dele a garantia do processo", afirmou.

Ainda de acordo com Cruz, existe um número bastante expressivo de consumidores amapaenses que vão ao Procon reclamar sobre os débitos do empréstimo consignado. As reclamações são por falta de informações das instituições financeiras e assemelhados, que se recusam a prestar o devido esclarecimento sobre os contratos e não fornecem os documentos ao servidor, além da falta de informação do sobre o saldo devedor.

"O importante agora é fiscalizarmos os órgãos que operam os contratos, que são da administração de setor pessoal do governo, prefeituras e demais instituições", reforçou o diretor do Procon.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Postos voltam a ser fiscalizados após segunda alta no preço de combustíveis

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP) voltou a fiscalizar os postos de gasolina para coibir cobranças abusivas nos preços dos combustíveis, após a segunda alta no preço em menos de um mês. Em caso de aumento desproporcional, as denúncias serão enviadas ao Ministério Público para apuração.

Essa é a segunda fiscalização que o instituto realiza nos postos este ano. Na primeira vistoria, 52 estabelecimentos foram notificados por cobrança abusiva de preços. "Essas empresas estão em fase de defesa. Elas foram autuadas por apresentar um preço acima da variação de 22 centavos sobre o preço estipulado pelo governo federal", explicou o diretor estadual do Procon, Vicente Cruz.

De acordo com o diretor, após os resultados da fiscalização, o Procon comunicou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e, consequentemente, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), sobre o aumento, para que as denúncias sejam apuradas. "Apresentamos o nosso parecer técnico, para que a agência possa tomar todas as medidas administrativas de sua competência", pontuou.
Segundo Vicente Cruz, o instituto deve chamar os proprietários de postos para que de forma espontânea reduzam os preços do combustível, porém o processo de negociação demora algum tempo até que seja acordado um preço que beneficie a todos.

Inquérito
O diretor explicou que as denúncias foram encaminhadas para a Promotoria de Defesa do Consumidor (Prodecon) do Ministério Público, que instaurou um Inquérito Civil Público para apurar possíveis cobranças abusivas de preços de combustíveis em postos de abastecimento. Segundo a instituição, várias denúncias relacionadas à tabela nos postos foram registradas na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Comarca de Macapá.

A promotoria notificou representantes legais do Sindicato de Revendedores de Biocombustíveis, Gás Natural, Pneumáticos e Lojas de Conveniência do Estado do Amapá (Sindipostos) para que encaminhem cópias de notas fiscais de venda de combustíveis aos postos, desde 1º de novembro de 2014, referente a três postos escolhidos aleatoriamente, a título de amostragem, e a designação de audiência para a apresentação de justificativas. As empresas de combustíveis no Amapá também serão notificadas para apresentar informações ao MP.

Fórum estadual discute novas metas para a formação continuada de professores

Integrantes do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (Fepad/AP) reuniram-se nesta sexta-feira, 20, no auditório do Conselho Estadual de Educação (CEE), para discutir novas metas de formação continuada para educadores e avaliar o desenvolvimento do Programa Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Parfor).

Este é o primeiro encontro apresentado pelo Fórum e é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases (LDB), oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade.

 
Segundo a coordenadora geral do Parfor da Ueap, Marineide Almeida, o principal objetivo é avançar na melhoria da formação continuada de professores. Ela explica que existem duas modalidades para a formação que são graduação de primeira licenciatura e graduação de segunda licenciatura que são cursos ofertados no período de férias dos docentes.

"O diferencial é que estamos apostando e trabalhando dentro das especializações em nível de mestrado e doutorado e pós doc via as instituições de ensino do estado, federal e o Instituto Federal do Amapá. A novidade é a parceria com as instituições de ensino privado, tudo pensado para dar mais qualidade a formação", declarou.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, o fórum é um espaço amplo de discussões e investimentos na formação continuada dos professores e faz parte do compromisso com a política educacional do Amapá.

"Há uma necessidade de articulação diária e permanente envolvendo todos os membros do Fórum para que se defina a política de formação no Estado. E em nosso entendimento a Seed inicia a coordenação no Estado, contudo, temos que estar todos ligados no mesmo objetivo", afirmou.

Na oportunidade, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) anunciou as áreas de qualificação dos professores que já estarão disponíveis para o primeiro e segundo semestres, dependo do curso escolhido pelo profissional.

Os cursos ofertados são partes online e presencial e corresponde à formação de bacharelado em administração pública, Licenciatura em sociologia, licenciatura em filosofia, especialização no Ensino da Matemática e especialização em docência para educação penitenciária.

Conceição Medeiros é a nova presidente do fórum.Posse
Durante o evento, Conceição Medeiros foi empossada como nova presidente do fórum. O mandato é inato ao cargo de secretário, o vice-presidente pertence ao Núcleo de Formação Continuada do Governo, Gilvando Araújo. Ao todo são 28 conselheiros, de diversas instituições, como por exemplo, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Conselhos de Educação, Instituto Federal do Amapá (Ifap) e demais.

Ueap define data para matrícula dos primeiros calouros do curso de Música

Os 30 aprovados da primeira turma do Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) têm apenas os dias 26 e 27 desse mês para efetuarem suas matrículas.

O edital de convocação foi publicado no final da tarde dessa sexta-feira, 20, no site da instituição - www.ueap.ap.gov.br. As matrículas podem ser feitas no horário das 8h30 às 11h30 e das 15h às 18h, no auditório central do Campus I, situada na Av. Presidente Vargas, n.º 650, Centro.

É a primeira vez que a Ueap oferece vagas no curso de Licenciatura em Música. De acordo com o coordenador do Curso, professor Isamael Nascimento, o Amapá era o único Estado do Brasil que não tinha a graduação em música, o que provocava a saída de jovens para outros Estados em busca de ampliar seus conhecimentos na área.

"Nossa expectativa é que daqui há quatro anos, quando deve se formar essa turma, haja uma sensibilização maior até mesmo do Poder Público e da iniciativa privada em investir nessa área com a criação da Filarmônica do Amapá, orquestras de câmaras, ou seja, que haja um investimento maior na área musical de uma forma mais ampla", destacou o professor Ismael Nascimento.

No ato da matrícula, os candidatos deverão apresentar os documentos originais e uma cópia, de preferência autenticada, dos documentos pessoais (identidade, ou outro documento com foto, título de eleitor, certidão de nascimento e CPF); comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone fixo); certificado ou declaração de conclusão do ensino médio, com o respectivo histórico escolar autenticado pela escola de origem; duas fotos 3x4 recentes, sem data e com fundo azul; certidão de casamento (somente para aqueles que o sobrenome tenha sido alterado) Aos candidatos do sexo masculino é obrigatória a apresentação do comprovante de quitação com o Serviço Militar.

Para os convocados concorrentes às vagas de indígenas, é indispensável a certidão de nascimento emitida pela FUNAI. 

Aos convocados às vagas de afrodescendentes faz-se necessária a apresentação do histórico escolar do ensino fundamental. Aos candidatos portadores de necessidades especiais é obrigatória a apresentação de laudo médico, emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou o nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), e ainda a provável causa da deficiência.

Aos candidatos estrangeiros a exigência é a apresentação do passaporte com visto consular e carteira de identidade para estrangeiro temporário expedida pelo Departamento de Polícia Federal. No caso de extravio de algum dos documentos solicitados, o candidato deve apresentar a declaração do órgão competente. 

Os aprovados que forem menores de 18 anos devem ir à instituição acompanhados por um dos responsáveis legais para a assinatura do cadastro de matrícula.

A matrícula poderá ser feita por procuração particular ou pública, com assinatura reconhecida em cartório. O não comparecimento nas datas e horários fixados no edital para matrícula resultará na perda da vaga, ficando o candidato excluído de qualquer convocação posterior e eliminado do PS 2015 para o curso de Licenciatura em Música.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Senhora de 75 anos é atingida por uma bola de futebol

Júlia da Silva Paiva (75) caminhava na travessa João Viana, no bairro do Praião no Município de Porto de Moz, distante 400 quilômetros da capital Belém-Pá. 

Segundo a vitima ela estava retornando de um mercantil, onde estava fazendo compras, ao chegar enfrente a casa do acusado, foi surpreendida com o impacto de uma bola de futebol que teria sido chutada por um rapaz de nome Iranilson, que irresponsavelmente Jogava futebol enfrente sua residência. 

Com a pancada que atingiu as penas da idosa, veio machucar as joelhos e o rosto já que ela caiu no asfalto. A senhora foi socorrida por um de seus netos que levou para sua residência que fica na rua Arthur Silva, no mesmo bairro, e só depois foi levada ao pronto socorro do município para receber atendimentos médicos.

Até o fechamento dessa matéria Júlia ainda tinha voltado a andar e seu joelhos continuam inchados, e uma parte do rosto roxo. Se queria jogar futebol porque não foi até a um campo de futebol ou a uma quadra de futsal. A rua é publica, mas não dá o direito de transformar em campo de futebol principalmente onde transita veículos, crianças e idosos.

Opinião: Esse ato é classificado no mínimo como irresponsável e inconsequente e fere o estatuto do idoso que como sempre é desrespeitado na sociedade.

Escolas de samba têm até sábado para retirada alegorias da dispersão

O prazo para retirada dos carros alegóricos utilizados pelas escolas de samba nos desfiles de 14 e 15 encerra no próximo sábado, 22. De acordo com o Regulamento do Carnaval 2015, da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), as agremiações têm sete dias após as apresentações para recolher as alegorias.
Segundo o presidente da Liesap, Luiz Mota, caso não cumpram a determinação, as escolas poderão ser multadas com o valor correspondente a um salário mínimo por cada alegoria e dia de atraso.
Cerca de 30 carros foram utilizados nos desfiles e depois deixados na área de dispersão do sambódromo.
A multa será descontada do repasse financeiro do próximo carnaval ou de outros convênios da escola com a Liga. "As agremiações começaram a retirada das alegorias na quarta-feira e a nossa expectativa é de que todas realizem o serviço até sábado", informou Mota.
Cerca de 30 carros foram utilizados nos desfiles e depois deixados na área de dispersão do sambódromo. Até o término da manhã desta quinta-feira, 20, das dez escolas que desfilaram, apenas Piratas da Batucada, Maracatu da Favela e Piratas Estilizados já haviam retirado suas alegorias.

DEFENIDO CALENDÁRIO ESCOLAR 2015, VOLTAS ÀS AULAS PARA O DIA 02 DE MARÇO

Aproximadamente 18 mil novos alunos na rede estadual de ensino, distribuídos em 383 escolas -147 urbanas e 236 rurais - retornarão às aulas no dia 2 de março. O Calendário Escolar 2015 está definido, com previsão das férias para julho e final de dezembro.

Serão 215 dias de aulas e as escolas deverão cumprir um mínimo de 200 dias letivos, como estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A Secretaria de Estado da Educação (Seed), desde o início do ano, disponibilizou técnicos para fazer o cadastro reserva para os alunos que não conseguiram se matricular. 

O posto de atendimento foi montado na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, onde os pais ou responsáveis dos alunos do ensino médio puderam ser recebidos.

A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, disse que é ordem do governador Waldez Góes que as escolas estaduais estejam prontas para o início do ano letivo. "Todas as nossas escolas estarão organizadas a contento. Cada profissional em seu posto de trabalho. Estarão envolvidos professores, técnicos, serventes, merendeiras e toda a comunidade escolar, voltados para acolher os alunos", destacou.

A Seed está convocando os pais ou responsáveis dos que ainda não estão matriculados e já fizeram o cadastro para comparecerem ao prédio da instituição, localizado na Avenida FAB, nº 96, Centro, no horário comercial, munidos de documento de identidade e a reserva do aluno para encaminhamento da matrícula.

Parceria
Uma novidade, este ano, é que a rede estadual de ensino fundamental irá absorver os alunos da rede municipal, que em média contabiliza 1.200 pessoas. O assunto foi tratado durante reunião realizada no início de fevereiro, com representantes das secretarias afins e do Ministério Público. A deliberação se deu por conta da carência de vagas no município de Macapá.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento e Normatização das Políticas Educacionais (Codnope), Marco Baleiro, serão disponibilizadas sete escolas para receber os alunos do município de Macapá, com possibilidade de estender o número de escolas.

Ele afirma também que, em alguns casos, além da estrutura física, 12 professores foram disponibilizados para ministrar aulas para o ensino fundamental. Eles atuarão no Centro de Música Municipal Amilar Brenha, localizado no bairro Brasil Novo, zona Norte da cidade.
O calendário escolar já foi encaminhado para o Conselho de Educação para homologação.

Carnaval 2015 no Amapá será encerrado com o Circuito Beira Rio

Está tudo pronto para a 6ª edição do Carnaval Beira Rio, o evento marca o encerramento oficial do Carnaval 2015. A folia em ritmo de micareta ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro.

Este ano, o governo do Estado repassou R$ 75 mil para o Instituto Beira Rio, entidade que organiza o evento, cada bloco recebeu R$ 3 mil que foram utilizados na contratação de bandas e confecções de abadás.

Ao todo, 12 blocos passarão pelo corredor da folia, sendo quatro em cada dia. Para quem quer desfilar, basta adquirir o abadá junto ao bloco de sua preferência. E para quem gosta da pipoca ou assistir aos desfiles em família, arquibancadas populares foram montadas.

Para garantir a segurança da população, o Corpo de Bombeiro Militar realizou as vistorias necessárias nas arquibancadas do evento e a Polícia Militar já confirmou o efetivo de 70 homens do 6º Batalhão para acompanhar a movimentação do evento e do entorno durante toda a programação.
A concentração e saída dos blocos será na Praça do Coco, seguindo pela avenida Azarias Neto, com dispersão em frente ao corredor da folia que foi montado em frente à Casa do artesão.

Carnaval Beira Rio
 O Circuito Beira Rio foi criado em 2010 e resgatou os antigos carnavais que ocorriam na Praça das Bandeiras. A primeira edição ocorreu na orla que compreende o Circuito Beira Rio, mas devido ações judiciais que impedem a utilização do espaço para micaretas, o evento passou a ser realizado na Praça do Coco, local definitivo da programação.

Confira a programação e ordem dos desfiles:
Sexta-feira 20/02/2015
1º Bloco Camaleão
2º Melô Banhô
3º Seu Kuka
4ºChibé e Cia
Sábado 21/02/2015
1º Bloco Pecador
2º Bloco Beijo
3º Bloco Toma Lá da Cá
4º Tribo Fla
Domingo 22/02/2015
1º Bloco Fefam Folia
2º Bloco Bicho Papão
3º Bloco GDM Folia
4º É Noiz

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

MENOR É MORTO A FACADAS EM SANTANA

 Quatro mortes violentas foram registradas no domingo, 15/02, e na madrugada desta segunda-feira, 16, mas nenhuma em Macapá. A primeira morte ocorreu por volta das 2 horas da madrugada, no Bairro Fonte Nova, em Santana, onde a vítima foi Isaias Carvalho de Sousa, de 15 anos, morto a facadas. 
Quando policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar chegaram ao local o menor já estava morto. Testemunhas contaram aos policiais, que o adolescente foi esfaqueado e correu tentando fugir dos agressores. Bastante ferido, ele caiu no pátio de uma casa onde morreu. A polícia procura por um homem conhecido como “Chavinho”. 

No município de Oiapoque, no Bairro Nova Esperança, foi registrada a primeira morte às 15h30min de domingo. De acordo com a polícia, Jeferson de Souza Santos, conhecido como “Picapau”, de 23 anos, estava armado ameaçando algumas pessoas. Quando a guarnição da PM chegou ao local, Jeferson teria disparado contra os policiais que revidaram atingindo o suspeito. Ele ainda foi levado para o Hospital de Oiapoque. 

Ainda no domingo, em Laranjal do Jarí, no Bairro Santarém, por volta das 10 horas da noite, uma briga resultou na morte de Rodolfo das Graças Pereira, de 22 anos. Ele foi agredido e morto com várias facadas. Segundo a polícia, o homicídio foi causado por uma rixa. Ninguém foi preso. 

Já no início da madrugada desta segunda-feira, em um garimpo na localidade de Cupixi, município de Porto Grande, uma mulher de 30 anos, conhecida como Silvana, que trabalhava com cozinheira no garimpo, foi morta a facadas. Segundo informações da polícia, ela discutiu com outra mulher que enfurecida desferiu várias facadas na vítima. A acusada, que não teve o nome revelado pela polícia, está foragida.

MACAPÁ E SANTANA VÃO FAZER PARTE DO CIRCUITO MUNDIAL DO ROCK

 Macapá e Santana vão fazer parte de um circuito mundial de eventos sobre o Rock. O festival colaborativo "Grito Rock 2015" terá edição no Amapá nos dias 20 e 21 de fevereiro. Doze bandas amapaenses estão confirmadas nas duas noites de música, que vão acontecer a partir das 19h na Casa da Juventude (Caju), em Santana, e no CEU das Artes, na Zona Norte da capital. 

O "Grito Rock" iniciou no último dia 10 de fevereiro e encerra somente em abril, com edições em cerca de 400 cidades dos cinco continentes. O festival acontece de forma gratuita. 

No próximo dia 20 de fevereiro, o evento acontece na Caju (Santana-AP), com a apresentação das bandas Sagras, Stereovitrola, Genezis, Embriões, Psychocandy e Rapante. 

O festival continua no dia 21 de fevereiro, no CEU das Artes, com as bandas O Sósia, Sislop, Trapos & Cometas, Novos e Usados, LBR e Unigenithor. 

Serviço
Grito Rock 2015 - Macapá e Santana
Dias: 20 e 21 de fevereiro
Locais: Casa da Juventude (Santana) e CEU das Artes (Macapá)
Hora: a partir das 19h
Entrada: gratuita

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E MOTO DEIXA UM MORTO E OUTRO FERIDO

Uma colisão envolvendo uma motocicleta e um ônibus lotado com brincantes de uma escola de samba, que havia saído minutos antes do Sambódromo, na zona sul de Macapá, terminou com a morte da carona da moto na madrugada desta sexta-feira, 13.

De acordo com o Centro Integrado em Operações da Defesa Social (Ciodes), por volta de 1h10 a motocicleta conduzida por João Silva da Cruz, 26 anos, foi atingida pelo ônibus no cruzamento da rua Santos Dumont com avenida Anhanguera, no Buritizal. Com o choque a esposa do piloto, Dayane da Silva Monteiro, 25 anos, foi arremessada do veículo e bateu violentamente contra o asfalto.

A vítima ainda foi socorrida e encaminhada ao Hospital de Emergência de Macapá (HEM), mas não resistiu aos ferimentos e morreu minutos depois. Segundo parentes de Dayane, ela trabalhava em uma lanchonete no bairro do Buritizal. Entrava às 18h e saía 1h da manhã, momento em que o esposo ia apanhá-la todos os dias. João foi levado em estado grave ao hospital, onde está em observação.

O motorista do ônibus foi apresentado no Centro integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Pacoval, para prestar depoimento. A Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deatran) deverá instaurar inquérito para apurar as causas do acidente.

do Diário AP

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

BALANÇO POLICIAL

HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO NO RIO MATAPI É ENCONTRADO MORTO

Foi encontrado no  inicio da tarde desta quarta-feira (11), já morto, a deriva no rio Marapí, próximo a balsa que faz a travessia para Mazagão, o corpo do MANOEL LOPES PARENTE (77) ele estava desaparecido desde o início da tarde de terça-feira (10), do trabalho dele, na firma NORT LOG que fica as margens do referido rio, em Santana. O corpo foi removido para a POLITEC a fim de ser necropsiado.

QUADRILHA ROUBA MAIS DE 50 MIL REAIS DE UM EMPRESÁRIO

Quatro elementos armados com armas de fogo, por volta das 05h30min da madrugada desta quarta-feira (11), arrombaram a casa do empresário argentino JUAN ALBINO PACHIANA (71), que trabalha no ramo de pizzaria, agrediram o mesmo a socos no rosto, ameaçaram matar a esposa dele de prenome Maria Odete, e roubaram 45 mil reais, 950 dólares, 50 euros, além de joias, 2 celulares e uma garrafa de whisk.
O CIODES acionou uma Guarnição do BOPE, sob o comando do Ten C. Costa, que conseguiu descobrir que a quadrilha fugiu para uma área de ponte, no bairro Universidade. Através de um informante, a Guarnição ficou sabendo que um dos acusados, havia entrado em uma casa, e ao chegaram na referida casa, e com autorização do proprietário, encontraram a garrafa de whisk que foi roubado do argentino. 
Inquirido pelo policiais, o EDNILSON RANGEL DOS SANTOS (37), disse que havia comprado a bebida, instantes antes de um elemento desconhecido. Em face disso, ele foi preso e encaminhado ao CIOSP do Pacoval. A partir desta quinta-feira (12), as investigações irão continuar através da DCCP, com o objetivo de chegar até a quadrilha.

ASSALTANTE DE RESIDÊNCIA É PRESO POR UMA DAS VÍTIMAS, APANHA DE POPULARES E ACABA NO CIOSP DO PACOVAL

Por volta das 10h00min desta terça-feira (10), um elemento armado com uma arma de fogo, invadiu uma casa que fica na Av. Ana Nery, no bairro Jesus de Nazaré, rendeu o casal Wilson e Socorro, tomando o cordão de ouro da esposa, fez de refém um dos filhos do casal, exigindo dinheiro, foi quando o outro filho reagiu, e tomou a arma do acusado, no mesmo instante, vizinhos chegaram e deram uma surra no assaltante, que foi salvo por uma Guarnição da PM, comandada pelo SGT Sidivaldo do 6º Batalhão. 
Ele foi identificado por MAYCK WILLIAM DE OLIVEIRA LEITE (21). A polícia descobriu que, um segundo elemento que estava de moto, fugiu, deixando o amigo de crime no esparro.


GARIMPEIRO MORE SOTERRADO

Mais um garimpeiro perde a vida em Porto Grande. A vítima desta vez foi o SEBASTIÃO LOBATO DOS SANTOS (31),  no garimpo Vila Nova, quando um barranco desabou em cima dele, que teve morte instantânea.
 
Esse acidente aconteceu por volta das 06h00min da tarde desta quarta-feira (11). O  corpo dele ficou de chegar nesta manhã de quinta-feira a POLITEC de Macapá.
do blog do Bolero Neto http://joaoboleroneto.blogspot.com.br/

Abertas inscrições para o 44º Concurso de Redação de Cartas

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou, nesta quarta-feira, 11, que estão abertas as inscrições para o 44º Concurso de Redação de Cartas, promovido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O objetivo é desenvolver a habilidade de composição dos participantes, como também da escrita e o fortalecimento das relações de amizade internacionais.
O certame é direcionado aos estudantes da rede pública de ensino que 

tenham até 15 anos de idade. As escolas interessadas em participar deverão se inscrever até o dia 17 de março, no gabinete da Secretaria de Estado da Administração (Sead), na Avenida Coriolano Jucá, nº 125, Centro.

Para ter acesso ao regulamento do concurso, os concorrentes podem acessar o site www.correios.com.br no link sustentabilidade e procurar a aba do 44º concurso de redações de cartas.

O aluno deverá redigir uma carta argumentativa com, no máximo, 800 palavras e descrever o mundo onde ele gostaria de crescer. As redações deverão ser escritas de próprio punho, com caneta estereográfica preta ou azul.

A participação se dá por meio das escolas que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las. Na fase nacional, é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.

Premiação
Na fase estadual serão premiados os três primeiros colocados. 1º lugar: um tablet e certificado; 2º lugar: um smarthphone e certificado e o 3º colocado: uma câmera digital e certificado. Na fase nacional, o vencedor receberá uma televisão, troféu e certificado.

Carregamento de drogas apreendido pela Polícia Civil está avaliado em R$ 2 milhões

Foto: G1 Amapá
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 11, a operação Carnaval sem Drogas e conseguiu evitar que uma grande quantidade de crack entrasse na capital amapaense no período do Carnaval: 155 kg do entorpecente foram apreendidos.

A operação, que ocorreu em uma comunidade ribeirinha próxima ao município de Santana, marca a maior apreensão de drogas realizada pela corporação no Estado.
 
De acordo com o delegado Marcos Escalizo, que comandou os 18 agentes da operação, a ação foi possível graças a uma denúncia anônima, que levou a equipe até a localidade. "Lá, encontramos os entorpecentes enrolados em plásticos dentro de barris jogados em um igarapé", descreveu.

Segundo Escalizo a droga apreendida está avaliada em cerca de R$ 2 milhões, mas, após o refinamento, ela geraria uma rentabilidade muito maior aos traficantes. "Verificamos que esse crack está em sua forma bruta, calculamos que ele estaria estimada em aproximadamente R$ 2 milhões. Esse valor poderia dobrar após o tratamento da substância para comercialização", frisou.

O delegado de tóxicos e entorpecentes, George Salvador, acentuou que o carregamento estaria pronto para ser distribuído em Macapá no período festivo que se aproxima. "Provavelmente a droga seria trazida para a capital e revendida aos poucos durante essa quadra carnavalesca, quando o registro de procura por entorpecentes é grande", diz.

Uma pessoa foi presa durante a ocorrência. De acordo com a polícia, ele será investigado e responderá processo por tráfico de drogas.

O delegado de tóxicos e entorpecentes ressalta que delegacia está em constante acompanhamento dessas denúncias sobre drogas que ficam escondidas em xácaras próximas a rios. "Essa é a chamada rota fluvial. Essas substâncias chegam em embarcações e são escondidas nesses lugares, de onde são espalhadas gradativamente", explica.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Gastão Calandrini, garantiu que o Estado estará preparado para qualquer tipo de retaliação que os responsáveis pela droga possam tentar. "Sabemos que essas pessoas tentarão reabastecer o mercado de alguma forma, mas as Polícias Militar e Civil estarão em alerta", destacou.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Passageiros serão recebidos em clima de carnaval no Aeroporto Internacional de Macapá

De 11 a 13 de fevereiro, quem desembarcar no Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre será recebido com muita animação pelo tradicional receptivo de carnaval promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O turista poderá sentir o clima do carnaval amapaense ao som de marchinhas e dança de passistas logo ao chegar no salão de desembarque do aeroporto.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, a expectativa deste ano é receber cinco mil turistas no Estado. "Temos uma particularidade no Amapá quanto ao período carnavalesco. Recebemos um grande público, mas a maioria são pessoas daqui que vivem fora do Estado e vêm aproveitar o carnaval. Também recebemos turistas de Caiena. Queremos que todos sintam-se acolhidos e aproveitem nossas festas", comentou.

Serão distribuídos 4 mil kits contendo mapa da cidade; colar havaiano; programação oficial dos desfiles das Escolas de Samba incluindo o mapa do sambódromo; além de informativos da campanha de doação de sangue da Hemoap e campanha de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes.

O turista pode aproveitar a visita ao Amapá para conhecer a exposição "Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Os Guardiões da Folia" na Central do Carnaval, localizada no Monumento Marco Zero do Equador, nos dias 14 e 15 de fevereiro, até às 13h. "A Central do Carnaval termina neste fim de semana e já obteve mais de 700 visitas. É muito interessante. Vale a pena a visita", recomendou a secretária.

Quem desejar mais informações neste período carnavalesco pode ir ao Centro de Atendimento ao Turista, que funcionará no sambódromo e serve como auxílio para quem chega à cidade e precisa de material de apoio, mapa, guias regionais e atendimento em outras línguas.

Confira os horários do receptivo do carnaval no Aeroporto de Macapá:
Dia 11: voo das 22h50
Dia 12 :voos das 17h30; 17h40; 18h; 22h50
Dia 13: voos das 17h30; 17h40; 18h; 22h50