domingo, 26 de junho de 2016

Escola não tem copo e alunos tem merenda servida em lata de salsicha

EMBALAGENS DE SALSICHA E FEIJOADA USADO PELOS ALUNOS COMO COPO
Alunos da escola municipal Adriel, na comunidade do Peri, interior de Porto de Moz, região oeste paraense, estão sendo obrigados a reutilizar latas de salsicha e feijoada para usar como copo, segundo vereador. 

Há mais de dois anos que os alunos não tem recipiente para colocar a merenda que e servida. A única saída foi reutilizar as latas e transformando em copos. neste domingo (26), o vereador Formiga em visita a comunidade do Peri, flagrou o descaso. 

Segundo o vereador "Não tem copo na escola para servir a merenda aos alunos, as crianças usam copos de lata de salsicha, chegamos aqui e nos deparamos com essa situação de abandono por parte do governo do Edilson Cardoso, detectamos vários problemas, não tem merenda aqui na escola, já está com um mês e vinte sete dias que o salário dos professores está atrasado" disse Formiga.

O vereador disse também que já percorreu vários comunidades do município de Porto de Moz, e se deparou com o abandono na saúde e educação. É inédito o que a cidade está vivendo, o povo do interior não suporta mais viver no esquecimento por parte do atual prefeito.

Com informações: Porto de Moz em Foco

Radialista Maurício Medeiros lança pré-candidatura a vereador de Santana

A eleição de Santana terá diversos nomes da imprensa que irão colocar seu nome para a avaliação do eleitorado e da opinião pública na busca por uma vaga na Câmara Municipal, e um deles é o do radialista Maurício Medeiros.

Em badalado e concorrido almoço no restaurante Petit Bistrô, o radialista e militante da comunicação comunitária, Maurício Medeiros lança neste domingo, 27, a sua pré-candidatura a vereador de Santana, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), que contará com apoio de forma calorosa por grande parte da militância socialista.

Maurício Medeiros, também é militante e coordenador do movimento pela transparência nos gastos públicos, chamado "Fiscaliza BR", que visa a conscientização da população para o ativismo e controle social do orçamento público por meio da transparência e do acesso informação.

O evento reuniu diversos jornalistas, radialistas e profissionais de imprensa do município e do estado, contou com a presença de diversas lideranças políticas, como o senador João Capiberibe (PSB-AP), e da deputada federal Janete Capiberibe, do vereador de Macapá Washington Picanço, e do ex-governador Camilo Capiberibe. Também marcou presença no evento o pré-candidato a prefeito Coronel Barbosa.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

ELEIÇÕES 2016: Candidatos devem ficar atentos aos limites de gastos durante a campanha eleitoral

Os candidatos aos cargos de prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano devem ficar atentos aos limites de gastos durante a campanha eleitoral. O alerta é dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base nas alterações promovidas pela Reforma Eleitoral 2015 (Lei nº 13.165). As tabelas com os valores por município estão anexadas na Resolução n° 23.459, no link “normas e documentações” das Eleições 2016, disponível no site do tribunal.
candidatos-devem-estar-atentos-para-os-gastos540x304_00315aicitono_1almtkp6r9fh1ac41guh1los15paa





















“O teto máximo das despesas será definido com base nos maiores gastos declarados na circunscrição eleitoral anterior, ou seja, nas Eleições Municipais de 2012”, explicou Eron Pessoa, assessor-chefe da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa/TSE).

Segundo a norma, no primeiro turno do pleito deste ano o limite será de 70% do maior gasto declarado para o cargo de prefeito ou vereador em 2012, na circunscrição eleitoral em que houve apenas um turno. Nos locais onde houve dois turnos nas últimas eleições municipais, o limite será de 50%. Já para o segundo turno das eleições deste ano, o teto fixado para as despesas corresponde a 30% dos 70% fixados para o primeiro turno.

No caso de municípios com até 10 mil eleitores, o limite de gastos será de R$ 100 mil para a campanha de prefeito e de R$ 10 mil para vereador, sendo considerado como base o número de eleitores existentes no município na data de fechamento do cadastro eleitoral. 

Esses limites também serão aplicados aos municípios com mais de 10 mil eleitores sempre que o cálculo realizado do maior gasto declarado resultar em valor inferior ao patamar previsto para cada cargo.  
Fonte: Diário da Amazônia

quinta-feira, 23 de junho de 2016

VENTO FORTE CAUSOU DESTRUIÇÃO EM MACAPÁ E SANTANA

Árvore arrancada pela força da ventania
Ventania que começou por volta das 16h00 da tarde desta quinta-feira (23), atingiu Macapá e Santana. Segundo o Centro Integrado de Operações e Defesa Social (CIODES), aproximadamente 40 pontos da Cidade de Macapá foram registrados.
A força do vento fez galhos de árvore cair em cima de um carro
As rajadas de vento duraram cerca de 15 minutos seguido por chuva forte, que foi suficiente para deixar um rastro de destruição nas duas cidades.

Em Macapá árvores foram arrancadas, em outros pontos chegaram a quebrar os troncos, fachadas de lojas foram arrancadas, na Orla do Santa Inês, uma quadra de esporte teve o telhado arrancado, assim com vários outdoor pela cidade.
Quadra de esporte que foi destelhada pelo vento
Em Santana foi registrado pelo 4º Batalhão de Polícia Militar, a queda de postes da rede elétrica que foram derrubados pelo vento nos bairros: Hospitalidade, Elesbão, Igarapé da Fortaleza, Paraíso e Vila Amazonas. A polícia também fez o registro de pontos onde ocorreram casas destelhadas com a forte ventania: Bairro Jardim de Deus II, Paraíso e Fonte Nova. A torre da TV Santana canal 42, afiliada da TV Gazeta, foi derrubada pelo vento.




quarta-feira, 22 de junho de 2016

EMPRESAS QUE PRESTAVAM SERVIÇOS PARA ZAMIN ENCERRAM AS ATIVIDADES POR FALTA DE PAGAMENTO

Mais de 30 empresas que prestaram serviços para a mineradora Zamin Ferrous, em Santana, a 17 quilômetros de Macapá, encerraram as atividades por falta de pagamento dos contratos, segundo disseram os próprios empresários à Rede Amazônica no Amapá. Eles afirmam que altos valores foram investidos para a instalação das atividades na região.

Os empresários dizem que, com a situação, diversas dívidas foram geradas e, por isso, eles tiveram contas bancárias bloqueadas e bens apreendidos pela Justiça do Amapá. Segundo eles, a situação ocorre desde 2013, cinco meses depois de a Zamin ter comprado as ações da Anglo Ferrous no Amapá.
Francisco Soares, proprietário de uma empresa de montagem industrial, contou que foi obrigado a demitir cerca de 360 funcionários, porque prestou serviços à mineradora, mas não recebeu o pagamento, apesar de ter uma decisão judicial favorável.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Janot pede a prisão de Renan Calheiros, José Sarney e do senador Romero Jucá

José Sarney
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-presidente da República José Sarney e do senador Romero Jucá (PMDB-PE). Segundo ele, o pedido ocorreu após a suuspeita de tentativas de barrar a operação Lava Jato.
renan-calheiros
Renan Calheiros
Ainda segundo O Globo, Janot também pede o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado, usando argumentos semelhantes aos que embasaram o pedido de afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados, o que foi acatado pelo STF.As informações são do jornal O Globo.