terça-feira, 11 de março de 2014

Começa vacinação de meninas contra o HPV no Amapá

cid1 vacina
A Coordenação Estadual de Imunização encaminhou para os 16 municípios do estado a vacina que está sendo usada na campanha contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). As ações iniciaram nesta segunda-feira, 10. A vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde/SUS, por intermédio das escolas públicas e privadas, para adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos.

O Amapá recebeu 26 mil doses da vacina contra o HPV. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ficou responsável pelo recebimento, acondicionamento e distribuição da vacina entre os municípios, aos quais cabe a responsabilidade de aplicar as doses.

A vacinação terá como meta prevenir 80% das 5,2 milhões de meninas que formam o público-alvo da campanha, e pretende reduzir a circulação do HPV, vírus transmitido no contato sexual e ligado a quase 100% dos casos de câncer do colo de útero. Sua eficácia é estimada em 98,8% contra esse tipo de câncer, o terceiro mais frequente na população feminina brasileira.

De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Macapá (Semsa), Jorsette Cantuária, na capital – para onde estão previstas 15 mil doses da vacina – o trabalho no primeiro dia foi positivo. Segundo ela, a campanha possui três etapas. “As equipes do município estão aptas para auxiliar essas meninas a utilizarem a caderneta da criança e do adolescente. A primeira dose será agora, a segunda daqui a seis meses e a terceira após cinco anos. Iremos administrar a primeira dose nas escolas, porém, manteremos quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) como apoio, que são: Lélio Silva, Marcelo Cândia, Unifap e Marabaixo, que servirão de suporte para as adolescentes que não conseguirmos atender nas escolas”, concluiu. Em todo município de Macapá, mais de 80 equipes estão trabalhando na campanha, incluindo as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

Doença
O HPV é um dos principais causadores do câncer de colo uterino. A vacina que será utilizada na campanha é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero (terceiro tipo de tumor que mais atinge as mulheres), responsável, atualmente, por 95% dos casos de câncer no país.

do Diário do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário