O sistema de marcação de consultas é elencado como um dos serviços
mais precários prestados aos cidadãos usuários do sistema estadual de
saúde. O diagnóstico é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e resulta
das visitas técnicas realizadas pela nova gestão do órgão. A estratégia
do Governo do Amapá é regularizar o serviço de agendamento via
telefone.
De acordo com o levantamento da Sesa a marcação de consultas havia sido abandonada pela gestão passada desde novembro de 2014. No entanto, por determinação urgente do secretário de Estado da Saúde, Pedro Leite, o serviço foi retomado este mês, mesmo ainda havendo várias carências a serem solucionadas como a estrutura física precária do setor e a regularização do serviço de agendamento de consultas por telefone, que está parado devido ao atraso de mais de três meses no pagamento das contas de telefone.
De acordo com o levantamento da Sesa a marcação de consultas havia sido abandonada pela gestão passada desde novembro de 2014. No entanto, por determinação urgente do secretário de Estado da Saúde, Pedro Leite, o serviço foi retomado este mês, mesmo ainda havendo várias carências a serem solucionadas como a estrutura física precária do setor e a regularização do serviço de agendamento de consultas por telefone, que está parado devido ao atraso de mais de três meses no pagamento das contas de telefone.
Segundo com o secretário adjunto de Atenção à Saúde, Joel Brito, as
condições em que o serviço foi recebido eram degradantes. "A estrutura
que nós recebemos está muito precária. Os telefones não estavam
funcionando, os computadores também não e faltava pessoal em razão de
desistências", informou Joel.
Para Joel o setor de marcação de consultas está sendo regularizado
com urgência pela vital importância do serviço. "Sem as marcações o
funcionamento dos hospitais ficava represado e as demandas não eram
atendidas. Agora reativamos as atividades e melhoraremos o setor",
afirmou.
Entre as melhorias previstas estão a volta do agendamento de
consultas por telefone, a reestruturação da parte física do serviço,
aquisição de novos computadores e funcionários, além da capacitação dos
servidores para atendimento ao público.
"Nós temos que readequar o espaço físico. Vamos modernizar a
estrutura, quitar as contas de telefone deixadas pela gestão passada e
descentralizar, a médio prazo, a marcação de consultas de dentro do
Hospital de Clínicas Alberto Lima. Além disso vamos investir em
capacitação dos profissionais para que o serviço seja mais humanizado",
explicou Joel Brito.
Segundo o secretário adjunto a humanização do serviço ocorrerá com o
auxílio de assistentes sociais presentes no setor de marcação de
consultas. "Os assistentes sociais vão auxiliar as pessoas que forem
marcar consultas e tiverem alguma dúvida. Eles vão fazer o acolhimento
do paciente, explicando e orientando para que haja o agendamento
adequado", declarou Joel.
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