A Secretaria de Estado da Educação (Seed) em parceria com a Federação Amapaense de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (FALGBT) promove no período de 11 a 15 de maio, a Semana Diversidade e Gênero nas Escolas Públicas. O ciclo de debates e palestras é uma ação de Governo do Amapá no enfrentamento à práticas de discriminação e violência relacionadas a orientação sexual na comunidade escolar, e em prol dos Direitos Humanos em Educação.
A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, explica que o público alvo são gestores, professores, técnicos e os estudantes das escolas públicas do Estado. "As palestras objetivam expor que a intolerância em todas as suas formas gera violência verbal e física, além de dialogar junto com a comunidade escolar o respeito com o próximo e suas orientações sexuais", disse a gestora.
A solenidade de abertura acontecerá no auditório do Centro Cultural Franco Amapaense, na segunda-feira, 11, com a palestra: "Diversidade e Gênero nas Escolas no Contexto das Políticas Públicas Educacionais", que será proferida pelo professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Antônio Sardinha.
Nos períodos da tarde e noite, nas escolas estaduais, serão ministradas outras palestras com os temas: prevenção DST, Aids e hepatites virais.
Na quinta-feira, 14, pela manhã, acontecerá uma programação organizada pelas escolas, com apresentações culturais. No turno da tarde, às 16h, acontecerá uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa do Amapá, com a participação de Maria Guilhermina, conselheira Nacional do Conselho LGBT e vice-presidente Lésbica da ABGLT.
Encerrando a semana de Diversidade e Gênero nas escolas, na sexta-feira, 15, das 14h30 às 18h, no Teatro das Bacabeiras, acontecerá uma programação cultural e a exibição de filmes em curta-metragem, rodadas de conversas e palestras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário