terça-feira, 7 de julho de 2015

ALERTA PARA QUEM VAI EMPINAR PIPAS NESSE VERÃO

Soltar pipa é uma atividade gostosa em dias de vento e também pode ser muito relaxante. A melhor forma é fazer isso com responsabilidade.
 
Não empine a pipa perto de rodovias, estradas, fios de energia ou aeroportos. As melhores opções são parques, campos e praias. No que diz respeito a empinar pipas, quanto mais espaço você tiver, maior será a diversão.

Ajude a conscientizar as pessoas. A prática de soltar pipas (papagaios) esconde riscos para toda a população. É cada vez mais comum a utilização de objetos cortantes nas linhas (cerol), em disputas entre os “empinadores”.

O cerol
O Cerol é uma mistura de cola com caco de vidro moído que posteriormente são aplicadas às linhas de pipas com a finalidade de cortar a linha de outras pipas adversárias em uma batalha para ver quem pode mais. O saldo dessa irresponsabilidade é que ao final dessas brincadeiras ficam pelas ruas pedaços de linhas que são praticamente invisíveis aos olhos de quem trafega conduzindo veículos ciclomotores. E quando esses condutores inadvertidamente se chocam com a linha de pipa contendo cerol, acabam atingidos principalmente nas mãos, braços, tronco, pescoço e rosto.

As linhas com cerol possuem uma enorme capacidade de corte e provocam ferimentos profundos que são potencialmente mortais quando atingem a região do pescoço, e quando não mata, deixam sequelas terríveis em suas vítimas.

Crime
O adolescente flagrado utilizando o cerol em sua linha poderá ser encaminhado para a delegacia, juntamente com os pais, para ser lavrado o ato infracional, baseado no artigo 132 do Código Penal, que discorre sobre o ato de colocar a vida de outra pessoa em perigo.

Como é inimputável, o menor não será penalizado. Os pais, porém, podem ser qualificados no artigo 249 do (ECA) Estatuto da criança e adolescentes por descumprimento do dever pátrio poder, ou seja, por ter permitido que seus filhos brinquem com substâncias perigosas. Como penalidade terão de pagar uma multa que pode variar de três a 20 salários de referência.

Dependendo do caso, o menor poderá ser também penalizado com medidas sócio-educativas. Se a linha cortante conseguir matar, o crime passa a ser homicídio. A lesão corporal, crime previsto no artigo 129, prevê pena de detenção de três meses a um ano de detenção. 

Já o crime de homicídio prevê a pena de reclusão de seis a 20 anos. Perigo para a vida ou saúde de outrem – artigo 132. Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, ou crime de homicídio previsto no artigo 121 do Código Penal.

Portanto se você ver algum grupo de jovens fabricando cerol entre em contato com a Polícia Militar (Telefone 190) que tomará as devidas providências.
Existe uma Campanha Nacional e um site que trata desse assunto com notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário