Segundo o relatório consolidado
recentemente pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), de
janeiro a agosto do ano passado, ocorreram 2.308 acidentes em Macapá -
dados que incluem ocorrências com pessoas feridas, vítimas fatais e
danos materiais. A comparação, no mesmo período de 2015, aponta uma
diminuição de 16%. Este ano, até 31 de agosto, o BPTran registrou 1.938
acidentes.
Quando os registros tratam somente de ocorrências com vítimas fatais,
a queda é ainda mais significativa: 65%, já que no registro do BPTran,
em 2014, 23 pessoas morreram nos locais dos acidentes de trânsito, e em
2015, este número baixou para 8 mortes, nos primeiro oito meses do ano.
O comandante do BPTran, tenente-coronel Paulo Serrão, atribui a queda
dos óbitos, colisões e capotagens às duas mais importantes ações que
ocorrem com frequência: operações com barreiras e as fiscalizações
diárias.
De acordo com ele, as operações de cunho educativo e coercitivo
ocorrem, principalmente, aos fins de semana. Já as fiscalizações de
rotina, aquelas em que são verificadas as situações documentais, tanto
do veículo quanto do condutor, são realizadas em pontos estratégicos de
todas as zonas da cidade.
"O número mais importante é o da redução de mortes.
As ações
constantes que temos feito evitaram muitas mortes de pais de famílias,
15 se compararmos com o ano passado. Cada vez que as nossas blitzes e
fiscalizações identificam condutores alcoolizados, desabilitados ou não
habilitados para dirigir determinados veículos, nós reduzimos os riscos
de acidentes, e, por consequência, os de mortes também", ponderou o
Serrão.
Ele também ressalta que as fiscalizações ficaram mais intensas em
razão dos investimentos feitos na atual administração, que dobrou a
quantidade de viaturas do batalhão. "Hoje nós patrulhamos com quatro
viaturas todas as horas do dia", enfatizou o tenente-coronel.
Multas
De acordo com Serrão, a intensificação das fiscalizações diárias é justificada pelo primeiro lugar no ranking de auto de infrações do batalhão de trânsito: condutores desabilitados. Em segundo lugar, vêm os motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. Outras infrações que também têm registrado alto número de multas são a ausência do uso do cinto de segurança e condutores que dirigem falando ao celular.
De acordo com Serrão, a intensificação das fiscalizações diárias é justificada pelo primeiro lugar no ranking de auto de infrações do batalhão de trânsito: condutores desabilitados. Em segundo lugar, vêm os motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. Outras infrações que também têm registrado alto número de multas são a ausência do uso do cinto de segurança e condutores que dirigem falando ao celular.
"Todos são responsáveis pelo trânsito, por isso, a população de uma
maneira geral tem que se conscientizar. Apesar das nossas campanhas
educativas, orientando sobre o perigo de dirigir e falar ao celular e de
transitar sem o cinto de segurança, as pessoas não têm se
sensibilizado", lamenta o oficial.
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