A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Universidade Federal do
Amapá (Unifap) deram início nesta terça-feira, 1, ao III Seminário
Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM),
com o tema "Desafios da Formação Continuada de Professores do Ensino
Médio no Amapá na Perspectiva Interdisciplinar". O evento ocorre no
auditório do Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço,
até esta quarta-feira, 2, às 12h.
O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento, promover a
valorização da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do
ensino médio e rediscutir e atualizar as práticas docentes voltadas para
esta etapa de ensino.
O Amapá tem 2.563 docentes do ensino médio distribuídos em 110 escolas públicas, atuando em todas as disciplinas.
Segundo a coordenadora estadual do PNEM, Dinamarta Vilhena Gonçalves,
essas ações visam a melhoria da qualidade da educação e a implantação
das diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio.
"O encontro é a culminância do trabalho de formação com os
professores para debater temáticas que devem ser comtempladas nos
currículos do ensino médio, a fim de melhorarmos índices como o Ideb,
evasão escolar e outras problematizações", destacou.
A pró-reitora de graduação da Unifap, Leila Feio, destacou o grande
desafio do encontro e referiu-se aos indicadores que sinalizam que
apenas 54% dos jovens até 19 anos cursam o ensino médio até o final,
segundo perspectiva nacional.
"O pacto tem uma ampla base legal e metas claras a serem alcançadas.
Temos um número significativo de alunos que não terminam o ensino médio
na idade certa. Do ano 2000 até 2012 houve uma melhora significativa,
mas ainda temos muito para avançar no sentido de atingir uma formação
solidificada", ressaltou.
O encerramento do Seminário será amanhã, 2, às 12h, com a
apresentação do projeto de formação continuada para coordenadores
pedagógicos que atuam nas escolas do ensino médio no Estado.
O pacto
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela
Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e
a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos
estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para
elevar o padrão de qualidade do ensino médio brasileiro, em suas
diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos
que a ele têm direito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário