A polêmica surgiu após a atual presidente da casa anunciar a realização de uma nova eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santana referente ao biênio 2019/2020.
Segundo informações que circulam nos “bastidores” do legislativo local, com apenas sete meses à frente da presidência da Casa, a vereadora Helena Lima (PRP) consentiu espontaneamente pela realização dessa nova eleição interna.
Edital em recesso
Apesar de respeitar o que determina um dos artigos existentes no Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Santana, que concede o livre árbitro de solicitar a realização de uma nova eleição interna – mesmo estando há pouco tempo na gestão – o que chamou a atenção de alguns edis foi a data da publicação do Edital.
Segundo consta no documento (que pode ser publicamente lido no mural de entrada da Câmara santanense), o Edital para a realização da eleição da Mesa Diretora foi oficialmente expedido na tarde da última quinta-feira (27 de julho), ou seja, durante o período de recesso em que o legislativo se mantem afastado de suas atividades parlamentares.
Foto/Reprodução: Presidente da Câmara de vereadores de Santana Helena Lima |
“Sem ninguém saber ao certo, ela (a presidente da Câmara) publicou o Edital e montou uma chapa para concorrer ao pleito. Tudo bem que queira uma nova eleição, mas agir durante o recesso, não está favorecendo outras chapas de se candidatarem a tempo”, disse um vereador de Santana, que preferiu não se identificar.
Conforme segue no Edital, o prazo para que novas chapas de inscrevam encerra no prazo de sete dias a partir da data de lançamento da eleição. Ou seja, como o Edital foi lançado no último dia 27 de julho, o prazo para que novas chapas participem do certame se encerra no próximo dia 03 de agosto (quinta-feira).
“As chances de haverem outras chapas para concorrerem são mínimas, com certeza muita gente não sabe do concurso”, disse o vereador.
Indignados
O lançamento desse novo Edital no legislativo santanense pegou de surpresa diversos vereadores que integram a base de apoio do prefeito de Santana Ofirney Sadala (PHS), que se viram indignados com uma atitude considerada até mesmo “indecorosa”.
O fato chega a ser tão surpreendente que, de acordo com informações, a única chapa inscrita para eleição da Mesa Diretora já teria garantido o apoio de cerca de 70% dos edis – ou de pelo menos 10 vereadores que se mostraram favorável com a aprovação da atitude da atual presidência da Casa – não dando tempo suficiente para que uma 2ª chapa viesse a ser formada.
“A antecipação de uma nova eleição na Câmara, com apenas sete meses de mandato, não está sendo apenas precoce, mas também muito imoral para a sociedade que ainda não viu bons resultados das ações dessa legislatura”, declarou.
A atual presidência da Câmara de Vereadores de Santana foi procurada nesta segunda-feira (31/07) pelo blog para tratar dessa nova eleição, mas fomos informados que a direção da Casa ainda cumpria o período de recesso.
Com informações: Blog Santana do Amapá
Nenhum comentário:
Postar um comentário