quarta-feira, 27 de março de 2019

Caso ocorreu no início da tarde desta terça-feira (26) no bairro Jardim de Deus, no município de Santana. Faccionado morto no confronto era suspeito de envolvimento em uma execução

Um infrator identificado como Railan dos Santos Araújo, de 17 anos, o ‘Rato’, foi morto na tarde desta terça-feira (26) durante uma troca de tiros com policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) no bairro Jardim de Deus, no município de Santana.
Segundo o C. Costa, duas equipes da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) seguiam para o município santanense para saturar algumas áreas quando foram abordadas por um motoqueiro na Rodovia Duca Serra.

“O motoqueiro disse ter visto três homens fazendo uso de entorpecentes na entrada de um ramal de acesso ao bairro Jardim de Deus e que um deles pelo menos estava portando uma arma de fogo. Seguimos para o local e ao nos aproximarmos os suspeitos empreenderam fuga, sendo que esse infrator sacou a arma e iniciou o confronto. Ele acabou alvejado no revide. Ainda durante a intervenção nos conseguimos prender um segundo homem. O terceiro escapou após ter se embrenhado na área de mata”, afirmou o tenente.

O homem preso foi identificado como Fernando Silva Barros, de 19 anos. Ele não tem passagem pela polícia. Rato é suspeito de envolvimento em uma execução no mesmo bairro. No aparelho celular do infrator os policiais identificaram mensagens que revelam que Rato era ligado a uma facção criminosa e que ele e outros integrantes da organização planejavam o assassinato de um rival.

Com o menor a polícia aprendeu o revólver calibre 38 usado no confronto. O corpo foi removido para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Técnico-Científica (Politec) para ser necropsiado. A arma apreendida e o homem preso foram apresentados na Central de Flagrantes do Igarapé da Fortaleza onde o caso foi registrado.

Reportagem e fotos: Jair Zemberg Texto: Elden Carlos

SESI, SENAI e SEBRAE buscam fortalecer parceria para desenvolver ações conjuntas em benefício dos empreendedores

Engajados em fortalecer as instituições, unir esforços e ampliar as atuações no que compete às suas missões, gestores do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estão realizando reuniões periódicas. 

O intuito dos encontros é elaborar um calendário conjunto de ações para serem desenvolvidas no estado do Amapá, em prol dos pequenos e médios empresários.
 
Durante a semana gestores do SESI e do SENAI visitaram a sede do Sebrae, em seguida, a visita foi retribuída pela equipe do Sebrae que foi conhecer a Unidade Integrada SESI/SENAI, no município de Santana.    
A gerente executiva de Avaliação e Controle da Qualidade Corporativa do SESI/SENAI, Ana Cristina Dias, ressaltou a satisfação em firmar a parceria. "Com foco voltado à educação, formação técnica e profissionalizante, além de atividades que gerem valor agregado em áreas produtivas e geração de emprego, o SENAI pode contribuir com o Sebrae para aumentar a competitividade das indústrias", frisou.
“Estamos com o projeto de implementar em Santana, ainda no segundo semestre, uma série de inovações tecnológicas, como a criação do Espaço Maker, do Laboratório Aberto, e o Núcleo de Startup. São iniciativas voltadas ao desenvolvimento local, afim de aumentar as potencialidades existentes para o desenvolvimento do estado, no que se refere a transferência de tecnologia e inovação”, finalizou Ana Cristina Dias.
Participaram das visitas técnicas, a coordenadora da Unidade Integrada SESI/SENAI Santana, Sandra Duarte; o coordenador de Mercado e Gestão Corporativa, Eduardo da Costa; o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá, Iraçu Colares; o diretor superintendente, Waldeir Ribeiro; o diretor de Administração e Finanças, Marcell Harb; a diretora Técnica, Marciane Santo; o coordenador do Escritório Regional do Sebrae em Santana, Iranei Lopes, e o gerente da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae no Amapá, Bruno Castro.

domingo, 24 de março de 2019

Plataforma SESI Viva+ é apresentada a representantes do segmento da Construção Civil

Debater o eSocial no contexto da Saúde, Segurança no Trabalho e Promoção da Saúde, e apresentar a plataforma SESI Viva+ foi o objetivo do encontro ocorrido na manhã desta sexta-feira, 22 de março, no auditório da Casa da Indústria. Representantes do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) reuniram-se com os gestores do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amapá (Sinduscon), empresários e técnicos do segmento.
 
Na ocasião, o público conheceu a estrutura que o SESI disponibiliza para as empresas, capaz de gerenciar todas as informações que os empresários precisam enviar, a fim de atender as obrigações do eSocial. 
“Temos uma infraestrutura que atende uma demanda do mercado para fazer uma gestão integrada de Saúde e Segurança. Nosso intuito é desenvolver estratégias que estejam alinhadas à nossa missão e que, ao mesmo tempo, promovam o desenvolvimento da Indústria amapaense”, salientou o diretor de Operações do SENAI do Amapá, Moisés de Aguiar.
O presidente do Sinduscon Amapá e diretor geral da ETECON Ltda., Glauco Cei, ressaltou que o eSocial altera a forma de envio de dados, ampliando a possibilidade para que 100% das empresas sejam fiscalizadas. “A partir de agora, a chance de detectarem algo é maior, nós, empresários, precisamos encarar essa obrigatoriedade não apenas como um controle do governo, mas como oportunidade de promover melhorias de processos a partir dos dados informados”, frisou Glauco Cei.
Após apresentar a plataforma tecnológica SESI Viva+, a técnica operacional do SESI,           Darcilene Araújo, pontuou que é necessário olhar a saúde até mesmo como forma de elevar o lucro das empresas. “A saúde dos trabalhadores precisa ser priorizada, mas também é passível  de ser tratada como uma relação ganha-ganha para funcionários, empregadores e, claro, para a sociedade. O SESI Viva+ vem para trazer mais inteligência aos dados que serão exigidos pelo governo federal”, comentou.
Outras apresentações foram realizadas pela supervisora de Saúde do SESI, Even Fabíola Monteiro; pela analista operacional, Karla Guedes e pelo técnico operacional Carlos Marcelo Nobre. Ao final do evento, todos foram convidados a tomar café da manhã, preparado pelo instrutor de Alimentos do SENAI, Francisco Oliveira, e os alunos do curso de Aprendizagem Industrial.
A reunião contou com a presença da gerente executiva de Avaliação e Controle da Qualidade Corporativa do SESI e SENAI, Ana Cristina Dias, e do coordenador de Mercado e Gestão Corporativa, Eduardo da Costa. Também estiveram presentes representantes da Construtora Icon, Consórcio Jota Ele, Santa Rita Engenharia, Brava Engenharia, T.T.B. Assessoria, Construtora JL, Etecon Construção Civil e Serviços e Edifica Engenharia.

quinta-feira, 21 de março de 2019

Defesa Civil de Santana desmonta outdoor com frase dita por vice que denunciou prefeito por atos ilegais

 A Defesa Civil de Santana desmontou no final da manhã desta quinta-feira (21) a estrutura de um outdoor localizado no cruzamento da Rua Salvador Diniz com a Avenida Princesa Izabel, no Centro de Santana. 
No referido outdoor havia uma extensa publicação contendo a frase ‘Homem que é homem não usa calcinha’ que, segundo informações, seria numa referencia aos argumentos ditos pelo vice-prefeito da cidade Neném do Frango que teria aberto o jogo na semana passada e divulgado um áudio publicamente, contendo denúncias e acusações sobre o prefeito Ofirney Sadala.


Num trecho inicial do áudio – que circulou ‘explosivamente’ nas redes sociais – o vice aponta diversos atos tomados pelo chefe do Executivo santanense (considerados possivelmente ilegais), chegando a afirmar ao gestor que “homem que é homem não usa calcinha, mas sim, usa cueca”, numa afronta à credibilidade e ao caráter de um homem sobre sua palavra.
Com a repercussão das alegações feitas por Neném do Frango, a citada frase acabou amanhecendo estampada na faixa de um outdoor situado em um dos trechos mais movimentados de Santana, dando mais ênfase ao assunto envolvendo a gestão Sadala.
 
O blog entrou em contato com a coordenação da Defesa Civil da cidade, que informou ter recebido comunicado de que o referido outdoor não teria autorização municipal para uso em espaço público e que várias vezes já haviam tentado localizar o proprietário da estrutura, mas sem êxito. 

“Tomamos conhecimento de que essa publicação foi colocada durante a madrugada, mas não existe qualquer autorização pública para uso desse espaço. Apenas esperamos agora que o proprietário procure a prefeitura para se regularizar e receber seu material de volta”, explicou o Cabo Castro, da Defesa Civil.
 
Com informação: Blog Santana do Amapá

domingo, 17 de março de 2019

Operação Lei Seca: 11 condutores são flagrados dirigindo sob efeito de álcool

Foto: Secom
O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Dentran/AP) abordou e submeteu ao teste de alcoolemia 216 condutores em duas grandes ações simultâneas na madrugada deste sábado, 16, no município de Santana. 11 foram autuados por dirigir sob o efeito de álcool e um foi conduzido à delegacia por estar dirigindo embriagado. 32 motoristas foram autuados por outras infrações de trânsito.
A operação contou com 18 agentes de segurança pública e fez parte de uma operação na cidade. As atividades no trânsito também contaram com a participação do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE)

“Estamos realizando este serviço integrado e nosso objetivo é inibir ações criminosas e, por isso, trabalhamos em duas frentes. Com as barreiras, temos maior possibilidade de fiscalizar infrações de trânsito, mas também atuamos para combater todo e qualquer tipo de crime”, destacou o coordenador da Operação Lei Seca, Rondinele Marques.

quinta-feira, 14 de março de 2019

Batalhão Ambiental apreende 730 kg de pescados proibidos

Uma fiscalização realizada durante a madrugada desta quinta-feira, 14, pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar, resultou na apreensão de 730 kg de pescados proibidos, sendo 650 kg de espécies protegias pelo período de defeso e 80 kg de pirarucu. Os pescados foram apreendidos em dois portos do município de Santana.

De acordo com o tenente Adauto Matos, da Divisão de Relações Públicas e Imprensa do Batalhão Ambiental, 650 kg de pescados das espécies mapará e tamuatá, foram apreendidas em sete cubas de isopor que estavam em uma embarcação ancorada no Porto do Grego. O proprietário do produto não foi localizado.

A segunda apreensão aconteceu no porto da Souzamar, quando os militares localizaram em uma cuba de isopor, uma preguiça abatida e 80 kg de mantas de pirarucu, abaixo do tamanho permitido para comercialização, que é de 1,20m.

“O pirarucu não entra no defeso, porém, existe uma restrição que proíbe a comercialização da manta, que é o filé da lateral que vai da parte de baixo da cabeça até o rabo. Ele não pode ser pescado com o tamanho abaixo de um metro e meio com a cabeça ou um metro e vinte sem a cabeça”, explicou o tenente Adauto Matos. O proprietário do produto também não foi localizado.

Os peixes apreendidos foram encaminhados para a sede do Batalhão Ambiental e deverão passar por inspeção da Vigilância Sanitária, para que sejam doados a entidades filantrópicas cadastradas na instituição. A preguiça abatida será doada para consumo animal.

Apreensões

O período de defeso termina nesta sexta-feira, 15, e desde que iniciou em 15 de novembro, o Batalhão Ambiental realizou inúmeras fiscalizações que resultaram na apreensão de mais de cinco toneladas de pescado, a maioria encontrada em portos de Santana. As ações resultaram, ainda, na apreensão de mais de uma tonelada de carne de animais silvestres abatidas.

quarta-feira, 13 de março de 2019

SENAI Amapá abre inscrições para cursos técnicos de qualificação profissional

Os cursos de qualificação profissional a distância em Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, com carga horária de 160 horas estão com vagas disponíveis. Também há oportunidades para interessados no curso Técnico em Segurança do Trabalho – semipresencial, com carga horária de 1200 horas. Para garantir a matrícula, é necessário comparecer à secretaria do SENAI, localizado à Av. Padre Júlio Maria Lombaerd, nº 2026, com seus documentos pessoais.
 
Para obter mais informações sobre valores de cada capacitação e realizar a pré-inscrição, basta consultar o site www.ap.senai.br – na aba Inscrições. O procedimento pode ser realizado até sexta-feira, 15 de março, ocasião em que acontecerá a aula inaugural, agendada para as 19h, no SENAI.
Ter a idade mínima de 14 anos é o pré-requisito para quem vai se inscrever nos cursos a distância. Para participar do curso Técnico em Segurança do Trabalho é preciso estar cursando o ensino médio ou já ter concluído essa etapa de estudo.
Os cursos ofertados são voltados para profissionais que ainda não têm competências na área desejada ou que buscam se preparar para uma profissão de acordo com o perfil requerido no mercado de trabalho e compatíveis com a complexidade tecnológica. Privilegiam o desenvolvimento do senso crítico, da autonomia de pensamento e da criatividade na realização das atividades profissionais.
Web Design
O curso de qualificação profissional – presencial – de Web Design está com inscrições abertas até 1º de abril, primeiro dia de aula. A capacitação acontecerá no turno da tarde.

segunda-feira, 11 de março de 2019

Rodoviários confirmam paralisação dos ônibus; Setap contesta como ato ilegal


O Sindicato dos Trabalhadores do Setor Rodoviário no Amapá (Sincotrap) anunciou nesta segunda-feira (11) que está previsto uma paralisação de toda classe para o próximo dia 13 de março. 

Segundo o presidente da categoria, Max Deles, informou ao blog, que várias tentativas de reuniões foram usadas para buscar soluções de diversos problemas sobre a categoria, entre eles, em relação ao atraso de quase três meses de salários que não estão sendo pagos aos trabalhadores.

Max Délis, presidente do Sincotrap
 “Já tem dois pagamentos e um vale sem previsão de quando serão pagos. Recebo todos os dias telefonemas de trabalhadores que já pensam até em se matar por não terem de onde tirarem o sustento para suas casas”, disse Max. 

A paralisação está prevista para ocorrer no início da próxima quarta-feira (dia 13), envolvendo os trabalhadores da classe rodoviária que estão lotados nas garagens de ônibus da Zona Norte (ZN) da capital e de Santana. 

Setap contesta ato como ilegal

Em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), o órgão emitiu uma nota ainda nesta segunda-feira, procurando tranquilizar a população amapaense, informando que não haverá paralisação por considerar o ato como irregular e ilegal. 


Ainda segundo o Setap, os salários dos rodoviários estariam sendo integralmente regularizados e que o atraso nesses pagamentos foi referente à quitação de alguns proventos (como férias e 13º salário), justamente quando há redução de receita e diminuição no número de passageiros, por conta das férias escolares, principalmente. 

O Setap também acusa o presidente do Sincotrap, Max Deles, de tentar usar a ameaça de greve como ‘moeda de troca’ para benefício próprio. Ou seja, o sindicalista chegou a propor ao Setap de não realizar o movimento paredista caso fossem reintegrados três rodoviários demitidos por justa causa em função de conduta inadequada, inclusive a própria esposa do sindicalista. 

“Max Deles tenta usar a categoria para interesses pessoais através de uma ameaça de paralisação ilegítima”, afirmou o porta-voz do Setap.

(Com informação: Blog Santana do Amapá)

Adolescente é morto a tiros no bairro Nova Brasília


O adolescente, Gustavo Miranda de Souza, 16 anos, foi morto na noite de domingo (10), por volta das 23h30, na Travessa Pedro Teixeira, no bairro Nova Brasília, em Santana, após ser atingido por tiros de arma de fogo durante um ataque ao grupo que ele fazia parte. Os dois suspeitos de praticar o crime conseguiram fugir.

O 4° Batalhão informou, que a dupla chegou ao local em motocicletas, passaram e efetuaram disparos em direção a um grupo de pessoas em que esse menor estava, os tiros acertaram adolescente na região lombar. 

A vitima ainda foi socorrida e levada por populares ao Hospital de Emergência de Santana, mas não resistiu os ferimentos e morreu.

A policia Militar fez buscas na região, mas não encontrou os supostos criminosos.

domingo, 10 de março de 2019

Homem é morto a tiros quando assistia jogo de futebol




Um homem foi morto a tiros com requinte de execução por volta de 9h30, da noite deste sábado (9) em um bar que fica na rua Claudio Lucio Monteiro, na Área Portuária de Santana.
  
Segundo testemunhas, John Carlos de Oliveira Santos, de 29 anos, assistia uma partida de jogo de futebol quando dois homem em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram cerca de 07 tiros contra ele.


A vítima chegou a ser encaminhada com vida ao Hospital de Emergências da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.


O 4º Batalhão da Polícia Militar, informou que não tem pistas dos suspeitos e nem o que pode ter motivado o crime. John Carlos, morava no bairro Jardim de Deus e trabalhava como mototaxi.

Carro fica com rodas traseiras suspensas após cair em buraco


Um carro caiu na manhã deste domingo (10) em um buraco  cavado pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) que trabalhava para conter um rompimento na rede de água, no bairro Nova Brasília, em Santana. 

O veiculo ficou com as rodas traseiras suspensas e só foi retirado com ajuda de um guincho, o condutor não sofreu nenhuma lesão.

De acordo com moradores que residem nas próximo ao ocorrido. O veículo trafegava pela Avenida Coelho Neto, no bairro Nova Brasília, por volta das 8h da manhã, quando o motorista do veículo sofreu o acidente. A imensa cratera que não estava sinalizada. 

“Acho que o condutor pensava que o trecho oferecia uma parte boa para atravessar e não percebeu que estava na verdade, sinalizado”, disse a moradora Amélia Freitas. 

Ainda segundo os moradores, o referido trecho foi recentemente obstruído por técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) para efetuarem uma manutenção da rede de distribuição hídrica.

Porém, o trecho em serviços não teria sido corretamente sinalizado pela estatal, ficando a cargo dos próprios moradores em interditar o local para evitar que houvesse acidentes como esse. -“Colocamos sacas de caroços de açaí pra evitar coisas assim”, relatou um morador. 

O condutor conseguiu sair sem qualquer lesão do veículo, e após acionarem um guincho, o carro foi logo retirado de dentro da ‘cratera’ ainda na manhã deste domingo. 

Ninguém da Caesa foi localizado para comentar sobre o serviço na rede de distribuição de água no trecho do acidente.

(Com Informações: Blog Santana do Amapá)