Debater o eSocial no contexto da Saúde, Segurança no
Trabalho e Promoção da Saúde, e apresentar a plataforma SESI Viva+ foi o
objetivo do encontro ocorrido na manhã desta sexta-feira, 22 de março, no
auditório da Casa da Indústria. Representantes do Serviço Social da Indústria
(SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) reuniram-se com
os gestores do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amapá (Sinduscon),
empresários e técnicos do segmento.
Na ocasião, o público conheceu a
estrutura que o SESI disponibiliza para as empresas, capaz de gerenciar todas
as informações que os empresários precisam enviar, a fim de atender as
obrigações do eSocial.
“Temos uma infraestrutura que
atende uma demanda do mercado para fazer uma gestão integrada de Saúde e
Segurança. Nosso intuito é desenvolver estratégias que estejam alinhadas à
nossa missão e que, ao mesmo tempo, promovam o desenvolvimento da Indústria
amapaense”, salientou o diretor de Operações do SENAI do Amapá, Moisés de
Aguiar.
O presidente do Sinduscon Amapá e
diretor geral da ETECON Ltda., Glauco Cei, ressaltou que o eSocial altera a
forma de envio de dados, ampliando a possibilidade para que 100% das empresas
sejam fiscalizadas. “A partir de agora, a chance de detectarem algo é maior,
nós, empresários, precisamos encarar essa obrigatoriedade não apenas como um controle
do governo, mas como oportunidade de promover melhorias de processos a partir
dos dados informados”, frisou Glauco Cei.
Após apresentar a plataforma
tecnológica SESI Viva+, a técnica operacional do SESI, Darcilene Araújo, pontuou que é necessário
olhar a saúde até mesmo como forma de elevar o lucro das empresas. “A saúde dos
trabalhadores precisa ser priorizada, mas também é passível de ser tratada como uma relação ganha-ganha
para funcionários, empregadores e, claro, para a sociedade. O SESI Viva+ vem
para trazer mais inteligência aos dados que serão exigidos pelo governo
federal”, comentou.
Outras apresentações foram
realizadas pela supervisora de Saúde do SESI, Even Fabíola Monteiro; pela
analista operacional, Karla Guedes e pelo técnico operacional Carlos Marcelo
Nobre. Ao final do evento, todos foram convidados a tomar café da manhã,
preparado pelo instrutor de Alimentos do SENAI, Francisco Oliveira, e os alunos
do curso de Aprendizagem Industrial.
A reunião contou com a presença
da gerente executiva de Avaliação e Controle da Qualidade Corporativa do SESI e
SENAI, Ana Cristina Dias, e do coordenador de Mercado e Gestão Corporativa,
Eduardo da Costa. Também estiveram presentes representantes da Construtora
Icon, Consórcio Jota Ele, Santa Rita Engenharia, Brava Engenharia, T.T.B.
Assessoria, Construtora JL, Etecon Construção Civil e Serviços e Edifica
Engenharia.
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