sexta-feira, 5 de abril de 2019

Amazonas: Escola histórica de Santana sofre com estrutura precária para mais de 800 alunos


A vereadora Socorro Nogueira (PT) denunciou a situação precária da estrutura física da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amazonas, localizada no Centro de Santana, a 17 quilômetros da Capital Macapá. 

O educandário existe há mais de 63 anos no município. Neste período, foi realizado somente a troca de uma parte da fiação elétrica, as demais reformas e adequações ficaram pendentes. 

O problema foi detectado durante uma visita da vereadora, na manhã desta quinta-feira (04). Atualmente a escola atende cerca de 820 alunos. Socorro Nogueira externa sua indignação.

“Isso é preocupante e causa indignação com o abandono da coisa pública. A educação precisa ser tratada com carinho é na escola que todos aprendem ler e escrever. O gestor municipal deveria ter mais responsabilidade”, destacou. 

Outro grave problema está relacionado a quatro (04) salas de aulas que ficam no final do corredor, a madeira do forro está completamente degradado, quando chove surgem várias goteiras, no entanto, os professores continuam dando aulas. 

Além disso, a cobertura da passarela que liga os corredores está comprometido e foi recomendado pela Defesa Civil de Santana que seja interditado. Assim como a prática esportiva está ficando inviável, pois a quando chove a quadra alaga e a fiação elétrica está precária.
“Uma escola histórica do nosso município está abandonada. Como parlamentar de Santana vou lutar para que o poder público municipal tome providencias urgentes. Essas demandas serão transformadas em propositura e encaminhadas para que o prefeito mande fazer o serviço de reforma”, prometeu a vereadora. 

Também existe a carência de cuidadores para alunos com deficiência especiais. Segundo a coordenadora pedagógica da instituição, atualmente nove (09) fazem o atendimento de 60 crianças, sendo que a necessidade seria de 16 cuidadores e 06 tutores.
A Secretária Municipal de Educação de Santana, Carmem Queiroz, informou que medidas estão sendo tomadas para que aconteça a reforma da escola. 

“Com se trata de um prédio antigo, já estamos providenciando para que aconteça a reforma e ampliação da Escola Amazonas. Estamos procurando um prédio para alugar aqui no centro, onde os alunos serão remanejados, até o mês de agosto estará resolvido”, explicou a secretária. 

Ascom/Vereadora Socorro Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário