domingo, 29 de dezembro de 2019

Casa do Sofá é arrombada e furtada na Área Comercial de Santana

A Casa do Sofá teve uma das portas arrombada na madrugada deste domingo (29), na Rua Costa e Silva, Área Comercial de Santana. Segundo o proprietário, Edson. Os criminosos, quebraram os cadeados, entraram e furtaram uma bicicleta, uma makita, duas furadeiras, serra tico-tico, um martelo, um fogão de quatro bocas na caixa, edredons, travesseiros e chaves de boca que fazem parte do seu material de trabalho.

Há um mês atrás, a Casa do Sofá, que ficava situada na Rua Ubaldo Figueira com Avenida das Nações, foi consumida pelo fogo durante um incêndio. No novo endereço o proprietário tenta se reerguer. A polícia foi acionada, mas não tem suspeita de quem poderia ter praticado o crime.

Em Porto de Moz, redes sociais denunciam descarte ilegal de livros didáticos

A denúncia que circula em redes sociais da região de Porto de Moz, no oeste paraense, desde a manhã deste sábado (28), mostra dezenas de livros didáticos para o ano letivo de 2020, sob tábuas de madeira do que parece ser uma ponte, dentro da área da serraria de familiares do prefeito do município, Berg Campos, no bairro do Maturu, área urbana da cidade. O episódio chocou a população local em razão do evidente desperdício de dinheiro público. A secretária municipal de Educação, Kelly Miranda, nega o descarte ilegal, afirmando que tudo não passou de uma maneira improvisada de proteger o material escolar da chuva, que teria interrompido a distribuição que a secretaria vem realizando à zona rural de Porto de Moz.
A reportagem da redação integrada entrou em contato com a secretária Kelly Miranda que contestou a denúncia. "Nós não seríamos irresponsáveis ao ponto de deixarmos livros jogados no lixo, sabemos o quanto isso custa para os cofres públicos e alunos'', disse ela, nesta tarde de sábado (28).
De acordo com a secretária municipal,  a secretaria de Educação recebeu livros didáticos para o ano letivo de 2020 e os está distribuindo às escolas do município, sendo a maioria delas na zona rural. ''Estávamos encaminhando livros para as referidas escolas, enquanto colocávamos livros no barco começou a chover muito, tivemos que parar o trabalho com urgência e cobrimos com o encerado preto. Em seguida, após a chuva retomamos os trabalhos e muitos destes livros já estão nas escolas do espaço rural'', assegurou.
Sobre o modo improvisado de distribuir material tão precioso em valor financeiro e educativo para o acervo municipal, já que dezenas de livros se estragaram, conforme atestam fotos que circulam nas redes sociais, Kelly Miranda afirmou que isso aconteceu, porque "estávamos colocando os livros no barco, começou a formar um tempo com forte chuva, cobrimos com o encerado preto, logo passou a chuva e terminamos de embarcar os livros para o barco, na antiga serraria que era do seu Rivaldo Campos, tio do atual prefeito, mas que agora é porto de embarque e desembarque de muitas embarcações, por este motivo estávamos embarcando os livros lá. Esta denúncia deve ter acontecido ontem (sexta-feira, 27), mas embarcamos estes livros a vários dias, e não ontem'', salientou Kelly Miranda.
Questionada por que a equipe não deixou os livros no barco, onde estariam melhor guardados da chuva e sim no chão, dentro de um buraco sob as tábuas, a secretária municipal argumentou que ''estávamos transportando os livros do nosso depósito para o barco, se você observar fica longe, aí uma equipe desembarcava, colocava em cima da ponte, outra equipe levava para o barco, porque são muitos livros e assim facilitava a nossa volta para o depósito. Não são tantos (livros). Um bloco com o temporal caiu no chão porque se você observar o vento levantou o encerado, esse bloco com a chuva molhou. Entendeu?'', concluiu a secretária de Educação, de Porto de Moz.
Fonte: O Liberal

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Corpo de homem é encontrado em estado de decomposição no Delta do Matapi

Imagem: Reprodução Whatsapp
O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado por populares em estado avançado de decomposição, na tarde desta terça-feira (24) na Área da Bacia de Decantação, no Ramal de acesso ao Delta do Matapi, em Santana.

De acordo com as primeiras informações repassadas, o cadáver aparenta está no local há cerca de dois a três dias, apresentando sinais de lesões em várias regiões do corpo, principalmente na parte lateral da cabeça. 

O homem estar vestindo camisa de mangas compridas e colete, que caracteriza se tratar de um possível mototaxista. 

Os moradores das proximidades, isolaram o trecho, aguardando a chegada de uma viatura da Polícia Militar de Santana e equipe da Policia Técnico Cientifica (Politec) responsável pela perícia.

Tentamos contato por telefone com a assessoria de comunicação do 4º Batalhão para obter mais informações sobre o caso, porém as ligações não foram atendidas.

Com informações: Blog Santana do Amapá 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Onda de assaltos preocupa comerciantes da Rua Cláudio Lúcio Monteiro, em Santana

Os comerciante que residem na Rua Cláudio Lúcio Monteiro, na Área Portuária de Santana, vem sofrendo com a onda desenfreada de assaltos, eles dizem que nos últimos meses a criminalidade aumentou. 

Segundo o comerciante, Antônio Aguiar, só o estabelecimento dele já foi três vezes assaltado pelos bandidos em menos de um mês. “É muito assalto, durante as três vezes que fui assaltado aqui, eles levaram celular, dinheiro e sempre utilizam arma de fogo para subtrair o que eles querem das vítimas. Não aguentamos mais, isso gera uma sensação de impunidade.” Destaca, Antônio.

Com a grande quantidade de assaltos nos estabelecimentos, os proprietários dos comércios, planejam fazer um abaixo-assinado direcionado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado Amapá (Sejusp), para reforçar o policiamento na área, principalmente neste final de ano que o movimento aumenta. 

A assessoria de comunicação do 4º Batalhão de Policia Militar de Santana, informou que o policiamento ostensivo está sendo feito na área. “O policiamento das equipes policiais tem sido feito diariamente, agora intensificou com a Operação Papai Noel, e vai continuar em toda cidade.”

No momento que estávamos fazendo esta matéria uma papelaria que fica situada na Cláudio Lúcio Monteiro, foi alvo de um assaltante, com uma arma de fogo em punho, o bandido rendeu o atendente da papelaria e subtraiu o celular, em seguida fugiu correndo em direção a uma passarela da Comunidade do Ambrósio.

O proprietário do estabelecimento não quis gravar entrevista com medo de represália. Segundo um rapaz que trabalha como vendedor externo de uma empresa de Macapá, ele também já foi vítima dos criminosos, durante a ação ele levou uma paulada na cabeça. “Eles me deram uma paulada na cabeça fiquei desacordado ali próximo a Souza Mar, levaram cerca de R$ 1000,00, minha mochila e celular. Eu vim acordar no dia seguinte no hospital.” Falou.

O nome de Maira Carvalho é cotado para assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Santana

Foto: Reprodução Facebook
A ex-Secretária Adjunta de Saúde e Chefe de Gabinete da Deputada Federal Leda Sadala, Maira Carvalho, 28 anos, é o nome cotado pelo prefeito Ofirney Sadala (PHS) para assumir no dia 1º de janeiro de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde de Santana (SEMSA). O cargo que estava sendo ocupado pelo vereador licenciado, Francisco do Carmo conhecido no meio político como "Griti meu nome", que provavelmente voltará ocupar a sua vaga na Câmara Municipal de Vereadores, assumida por William Bento.

Maira, é graduada em letras, e também já foi chefe de gabinete da prefeitura de Santana. Ela confirmou ser a nova gestora da pasta da saúde, na manhã desta segunda-feira (23). Quando participou por telefone do Programa Chutando Balde Notícias, que vai ao ar na Rádio Onda Livre Fm 105,9. Dás 7h às 9h. “Até o momento está nos planos. A gente já tem um trabalho como Secretária Adjunta no período de 2018, está nos planos para assumirmos no dia 1º de janeiro 2020.” Confirmou, Maira Carvalho.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

PF cumpre mandados para apurar concessão de seguro-defeso para falsos beneficiários


Para dar continuidade à investigação de concessão ilegal de seguro-defeso no AmapáPolícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (18) a operação Stargazer. Cinco mandados de busca e apreensão são cumpridos no estado.

Os mandados são cumpridos na sede da Colônia de Pescadores de Santana (Copesa), da Associação dos Pescadores Artesanais de Santana (Apescart), e nas residências de pessoas envolvidas em torno dos fatos apurados.

Não há informações se há cumprimento de mandados em outros municípios além de Santana, que fica a 17 quilômetros de Macapá.
De acordo com a PF, desde 2016, a investigação apura fraudes em documentos apresentados para obtenção de benefícios indevidos de seguro-defeso junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
A PF citou que o líder da organização criminosa aparelhou as instituições de pescadores artesanais de Santana, inclusive com participação de familiares, para realizar inscrições fraudulentas de “beneficiários que não fazem jus ao seguro-defeso”.

Até a última atualização desta reportagem, não foi divulgada a identidade de quem seria o líder da organização criminosa e nem identidade ou perfil de quem estaria contemplado para receber o benefício social indevidamente.

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amapá e a investigação é realizada pela PF em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF).

A polícia ressalta que, se condenados pelos crimes de estelionato previdenciário e organização criminosa, os investigados poderão cumprir pena de até 14 anos de reclusão.

O nome da operação deflagrada nesta quinta-feira é inspirado em um peixe que permanece enterrado sob a areia ou lama para atacar de surpresa as presas, como outros peixes e caranguejos.

Relacionado ao caso, a PF cita que a organização criminosa camuflava a verdade junto ao INSS, por meio de informações falsas e elaboração de documentos fraudulentos, a fim de dar aparência lícita a requerimentos de falsos beneficiários.

Fonte: G1 Amapá


segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

STF conclui julgamento sobre criminalização do não recolhimento do ICMS


O Supremo Tribunal Federal (STF) se reúne na próxima quarta-feira (18) para concluir nesta semana se o não recolhimento de ICMS regularmente declarado pelo contribuinte deve ser considerado crime de apropriação indébita. Na última quinta-feira (12) foi formada maioria pela tipificação.

Foram registrados seis votos pela criminalização da conduta, em casos dolosos (quando há intenção). Outros três votos são pela configuração do crime se for constatado que ocorreu algum tipo de fraude. O resultado só poderá ser alterado se algum dos seis ministros mudar seu voto. O plenário também tem pauta na quinta pela manhã. O recesso do Judiciário começa na sexta-feira (20).

O recurso foi apresentado por comerciantes de Santa Catarina denunciados pelo Ministério Público Estadual por crime contra a ordem tributária. Eles deixaram de recolher o imposto declarado várias vezes entre 2008 e 2010, em valores à época de cerca de R$ 30 mil.
Os comerciantes foram absolvidos pelo juízo da Vara Criminal de Brusque (SC). Mas o Tribunal de Justiça determinou a continuidade da ação penal ao examinar recurso do Ministério Público. Os denunciados pedem o trancamento do processo por atipicidade da conduta.
O relator do caso, o ministro Luís Roberto Barroso, votou contra o recurso. Para ele, o não recolhimento do ICMS deve ser criminalizado quando houver intenção. A divergência foi aberta pelo ministro Gilmar Mendes, que entende que só se deve tipificar a conduta como crime se o não pagamento do tributo envolver artifício fraudulento que impossibilite a cobrança. Acompanharam Luis Roberto os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Rosa Weber, Luiz Fux e Cármen Lúcia.
Já os ministros Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello se alinharam a Gilmar Mendes. O ministro Edson Fachin lembrou que em outro recurso o Supremo entendeu que o ICMS não integra a base de cálculo para PIS/Cofins exatamente por não fazer parte do faturamento do sujeito passivo da obrigação (no caso, o comerciante). Para Fachin, o valor que entra a título de ICMS apenas circula na contabilidade do comerciante, mas não ingressa definitivamente no seu patrimônio. Assim, no seu entendimento, não se trata apenas de inadimplemento fiscal, “mas sim a disposição de recurso de terceiro”.
Seguindo o mesmo raciocínio, a ministra Rosa Weber destacou que a cobrança e a posterior omissão de recolhimento pelo comerciante implicam efetivamente apropriação de valor de terceiros, o que legitima a tipificação penal.
Esses quatro ministros concordaram ainda com o fundamento do relator de que o delito não comporta a modalidade culposa (não intencional), sendo imprescindível o dolo. O ministro Luiz Fux deu exemplo de uma empresa milionária, cujos sócios residam em mansões, que não paga tributo. Essa situação, para ele, demonstra o ânimo de não pagar e de enriquecer à custa do Estado. “É a gênese da corrupção”, afirmou.
Os ministros Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio acompanharam a divergência aberta pelo ministro Gilmar Mendes, para quem o delito previsto na Lei 8.137/1990 deve ser interpretado em conformidade com a Constituição para alcançar somente as situações em que o não pagamento do tributo envolva fraude, sob pena de estar se implantando uma “política criminal arrecadatória”.
* Com informações do STF


Com golaço de falta, Neymar cresce em meio a turbilhão e embala no PSG


Neymar foi protagonista da virada do Paris Saint-Germain, ontem (7), pela 17ª rodada do Campeonato Francês. Depois de sair atrás do Montpellier e queimar uma substituição logo cedo, o líder acabou vencendo por 3 a 1, com gol e assistência do brasileiro - Mbappé e Icardi marcaram os outros no primeiro jogo em que trio ofensivo foi escalado como titular pelo técnico Thomas Tuchel - o argentino está no clube há três meses. 

Foi apenas a quarta partida que Neymar depois de desfalcar o PSG por mais de um mês em razão de uma lesão muscular na coxa esquerda durante compromisso pela seleção brasileira. Depois de atuar 65 minutos contra o Lille e 45 contra o Real Madrid este pela Liga dos Campeões da Europa -, o camisa 10 marcou nas vitórias sobre Nantes e Montpellier.

O gol de ontem é um capítulo à parte na trajetória do jogador de 27 anos: foi o 23º de falta na carreira segundo dados de seu estafe, o oitavo pelo PSG. O último havia sido há mais de um ano. A bola parada é uma qualidade que Neymar tem desenvolvido nos últimos anos, rendendo quatro bolas na rede pela seleção principal.

Inclusive, foi só no último dia 19/11 que Philippe Coutinho rompeu jejum de mais de cinco anos da seleção sem marcar gols de falta - o último havia sido de Neymar, na vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia, em amistoso de 2014. Veja abaixo a lista completa de gols de falta do atacante na carreira. Além do gol marcado contra o Montpellier aos 28 minutos do segundo tempo, em falta que ele mesmo sofreu, Neymar quase marcou outro. Seis minutos depois de vencer o goleiro adversário, viu sua segunda cobrança acertar a trave. Depois, uma assistência para Mbappé coroou a atuação brilhante do brasileiro, que não vive grande momento nos bastidores.

Quando voltou a marcar, contra o Nantes, Neymar postou no Instagram uma foto fazendo gesto de silêncio, o que aumentou a polêmica e o turbilhão em seu entorno. Neymar contabiliza 617 partidas na carreira, com 388 gols marcados e 216 assistências

Veja a lista de gols de falta da carreira de Neymar 

23 - PSG 3 x 1 Montpellier (7/12/2019) 
22 - PSG 6 x 1 Estrela Vermelha (3/10/2018) 
21 - PSG 6 x 1 Estrela Vermelha (3/10/2018) 
20 - PSG 2 x 0 Lille (3/2/2018) 
19 - PSG 8 x 0 Dijon (17/1/2018) 
18 - PSG 4 x 0 Anderlecht (18/10/2017) 
17 - PSG 6 x 2 Bordeaux (30/9/2017) 
16 - Barcelona 6 x 1 PSG (8/3/2017) 
15 - Barcelona 6 x 1 Sporting Gijón (1/3/2017) 
14 - Barcelona 7 x 0 Celtic (13/9/2016) 
13 - Brasil 1 x 1 Alemanha (20/8/2016) 
12 - Brasil 2 x 0 Colômbia (13/8/2016) 
11 - Barcelona 2 x 1 Atlético de Madri (12/9/2015) 
10 - Barcelona 2 x 2 Sevilla (11/4/2015) 
9 - Brasil 1 x 0 Colômbia (5/9/2014) 
8 - Brasil 4 x 0 Panamá (3/6/2014) 
7 - Brasil 2 x 0 Coréia do Sul (12/10/2013) 
6 - Brasil 4 x 2 Itália (22/6/2013) 
5 - Santos 1 x 1 São Caetano (4/4/2013) 
4 - Santos 2 x 1 Palmeiras (25/8/2012) 
3 - Brasil 3 x 1 Bielorússia (29/7/2012) 
2 - Santos 2 x 0 Vasco (6/11/2011) 
1 - Brasil 5 x 1 Chile (31/1/2011)

Mano Walter e Wanderley Andrade fazem show no aniversário de 32 anos de Santana


A semana é de festa no município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá. Completando 32 anos de criação, o município terá programação de aniversário na terça-feira (17) e quarta-feira (18) com torneios esportivos e apresentações culturais. As grandes atrações ficam por conta dos shows de Wanderley Andrade e Mano Walter, na Avenida Santana.
A celebração tem abertura com torneios esportivos na Vila Olímpica. Vão ser competições de futevôlei, skate e bike disputadas por jovens do município.

Wanderley Andrade se apresenta na terça-feira em evento gratuito. Na mesma noite também acontecem shows de cantores locais, DJs, grupos de dança, além do corte do bolo de aniversário, cantata natalina e chegada do Papai Noel.
No segundo dia de comemoração é a vez do cantor sertanejo Mano Walter tomar conta do palco instalado na Avenida Santana, no Centro do município. O show arrecadará alimentos e terá áreas com acesso gratuito e outras com ingressos de R$ 10 até R$ 130. Mulheres não pagam entrada até 23h.

Programação

17 de dezembro (terça-feira)
Local: Vila Olímpica
Das 15h às 18h: Torneio de futevôlei/skate/bike

Local: Avenida Santana

16h: Abertura divulgação da programação locutores e DJ
16h30: DJ, apresentação de palhações, cospe-fogo, malabarismo e capoeira
17h: DJ e projeto zumba
17h30: DJ e Grupo de Dança Jeremias
17h40: Banda Gospel
18h: Cantata Natalina
19h40: Chegada do Papai Noel
19h50: DJ e apresentação do grupo da melhor idade
20h: Solenidade de agradecimentos e homenagens aos pioneiros do município de Santana
21h: Queima de fogos e corte do bolo
21h10: Apresentação da Orquestra Municipal
21h30: Banda Gospel
21h50: DJ e apresentação do Grupo Relatu's
22h10: DJ e apresentação da Cia de Dança Arlete Carvalho
22h30: Apresentação de banda local
23h40: DJ e apresentação do grupo de dança ON Dance
0h: Show com Wanderley Andrade
1h: Apresentação da bandas locais
1h55: Encerramento

18 de dezembro (quarta-feira)

Local: Avenida Santana
Show com Mano Walter, no Natal Solidário
Abertura: Letícia Auolly, Jefferson Costa, DJ Diabão e DJ John Silva
Entrada: um quilo de alimento não perecível (pista)
Para o show na quarta-feira também são comercializados ingressos: Diretoria a R$ 130; Diretoria Solidária a R$ 60 + uma lata de leite; Prime a R$ 90; Prime Solidário a R$ 40 + 1 brinquedo; VIP a R$ 30; VIP Solidário a R$ 10 + 2 quilos de alimento (exceto sal). Mulheres não pagam entrada na área VIP até 23h (obrigatório levar 1 quilo de alimento)

Fonte: G1 Amapá

domingo, 15 de dezembro de 2019

Lideranças do Distrito do Coração indicam o nome de Paulo Nunes para ser candidato a vereador em 2020


O Engenheiro Agrônomo e Licenciado em Química, professor Efetivo da rede estadual de ensino, Paulo Nunes é o nome indicado por unanimidade pelas lideranças do Distrito do Coração, para concorrer ao cargo de vereador no pleito eleitoral em 2020, no município de Macapá. Nunes, está sem partido.

A escolha do nome de Paulo Nunes, acorreu na noite de sexta-feira (13) durante uma reunião no Distrito do Coração, região metropolitana de Macapá.
Na gestão pública, Paulo Nunes, já  ocupou os cargos de Chefe do escritório do Rurap em Santana, Coordenador de Economia Rural, Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (SDR), Coordenador de Educação Ambiental na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Engenheiro Agrônomo na prefeitura de Macapá, Santana e Porto Grande. Atualmente, trabalha como professor no Curso Técnico em Agroecologia no CIFPA ministrando as disciplinas: Agroecologia, Horticultura Agroecológica e Extensão Rural. E também, por 11 anos como engenheiro agrônomo da Escola Agrícola Padre João Piamarta, no Distrito do Coração.

Com todas essas experiências, o agrônomo e professor, Paulo Nunes, diz estar preparado para encarar o desafio. "O Distrito do Coração precisa ter um representante no legislativo, alguém que lute pelos interesses da comunidade. Com todas essas experiências adquiridas me sinto preparado, um dos motivos de colocar o meu nome para apreciação popular." Destaca Paulo Nunes.

Veteranos do ‘Canário’ relembram conquista do Campeonato Dente de Leite de 1973


Para recordar os momentos da conquista do título do Campeonato Amapaense Dente de Leite do ano de 1973, e rever os eternos amigos de outrora, os jovens jogadores daquela época que fizeram parte da equipe do consagrado Santana Esporte Clube que conquistou aquele histórico certame, decidiram fazer um encontro de modo futebolístico. 

O momento aconteceu na manhã deste sábado (14/12), em uma arena particular, localizada no Centro de Santana, onde ali puderam realizar o reencontro de maneira esportiva. 

Daniel Barbosa, que fez parte da equipe do início dos anos de 1970, explicou as razões do reencontro. 


“É um momento de confraternização pra relembrar a conquista do Campeonato Dente de Leite de 1973. Estamos felizes, pois vieram nossos amigos que hoje moram em outros estados”, comentou alegremente o ex-jogador. 
  
Vale ressaltar que a referida equipe santanense conquistou o título invicto do único Campeonato Dente de Leite já realizado até então no Amapá. 

Para o ex-atleta Claudomiro Guedes (Coló), hoje vereador de Santana, o momento atual deixa boas lembranças daquele campeonato. 

“É um ato histórico, e um momento impar de poder reencontrar os amigos para relembrar uma conquista dessas, principalmente jogando futebol”, externou Coló. 

Durante a partida de futebol os jogadores que fizermos história com a conquista da Taça Dente de Leite, fizeram vários gols. 



Para o ex-senador, Bala Rocha, que fez parte da equipe, o encontro também se transformar numa ideia de homenagear os campeões e fortalecer a amizade construída naquela geração. 

“Esse encontro é uma forma de homenagear os dentes de leite campeões de 1973 pelo Santana Esporte Clube, e também homenagear a amizade que une os corações e fortalecer nossas vidas”, finalizou Bala Rocha.


domingo, 8 de dezembro de 2019

STTrans anuncia mudança de sentidos de alguns trechos, no Bairro do Paraíso em Santana


A Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) anuncia a alteração de sentido de alguns trechos, no Bairro do Paraíso, Área Norte de Santana,  a mudança ocorrerá partir desta segunda-feira (8). A rua Tancredo Neves passará a ser mão única, sentido Oeste/Leste. Já a rua Deodoro da Fonseca, sentido Leste/Oeste.

A medida visa melhorar o fluxo de veículos e garantir maior segurança no trânsito urbano aos condutores e também para os pedestres. 

Confira as vias que passarão a ter sentido único: 

- Rua Tancredo Neves passará a ser mão única (sentido Oeste/Leste) no perímetro compreendido entre as Avenidas Das Nações e Coelho e Neto. 

- Rua Deodoro da Fonseca (sentido Leste/Oeste) no perímetro compreendido entre as Avenidas Coelho Neto e Princesa Isabel. 

No decorrer da semana, os agentes de trânsito do STTRANS estarão realizando medidas preventivas, orientando os condutores sobre as novas mudanças. 

O órgão de trânsito de Santana adiantou que medidas repressivas somente serão aplicadas em casos de desobediência.

Vale ressaltar que a Rua Tancredo Neves já é parcialmente mão única (do trecho da Rodovia Duca Serra até a Avenida Princesa Isabel) desde fevereiro desse ano, sendo que agora o restante do trecho da mesma via passa a concluir o Plano de Mobilidade Urbana da rua.

Informações: Blog Santana do Amapá
Adaptação de Texto: Iran Froes

sábado, 7 de dezembro de 2019

Frente por Santana é lançada com discurso unificado de reconstrução

Foto: Iran Froes

A retomada do desenvolvimento socioeconômico, prestação eficiente dos serviços básicos à população e geração de emprego e renda foram as principais bandeiras defendidas pelos integrantes da “Frente por Santana”, movimento lançado na noite de sexta-feira, 6, que integra pré-candidatos à prefeitura do município, além de pré-candidatos a vereadores, lideranças políticas e comunitárias.

Com um discurso unificado, Antônio Nogueira (PT), Isabel Nogueira (PT), Bala Rocha (PSDB) e Rarison Santiago (Republicanos) fizeram duras críticas à gestão municipal e defenderam a construção de um plano de governo junto à sociedade para resgatar o crescimento do segundo maior município do Amapá.

“Sem planejamento, nenhuma cidade, nenhuma administração pública, consegue se desenvolver. A última gestão que teve com planejamento foi a minha. Depois disso, não teve mais. As pessoas ganham a eleição por ganhar e vão aventurar. Isso não pode existir”, avaliou Nogueira, que foi prefeito de Santana por dois mandatos, entre 2005 e 2012.

O vereador Rarison Santiago, que faz oposição ao governo municipal, disse que a Frente por Santana é uma resposta à maneira como a cidade vem sendo conduzida. “Esse modelo de gestão, que administra a cidade, não deu certo desde o início. E hoje, essas forças políticas do município, que querem o retorno do desenvolvimento, se unem com o grande compromisso de fazer uma Santana melhor”, afirmou Rarison.
Isabel Nogueira, que foi candidata à prefeitura de Santana em 2016, pediu a união de toda a sociedade em torno do projeto de reconstrução da cidade. “Quando ouvi falar dessa frente, me coloquei à disposição para somar. Vamos discutir com todos os setores da sociedade: jovens, mulheres, idosos. Precisamos de todos”, reforçou.

O local onde o evento foi realizado, no bairro Central, ficou lotado de pessoas que queriam ouvir de que forma os pré-candidatos podem melhorar as condições de vida da população. Na opinião de Raimundo de Alencar, conhecido como “Raimundinho do Delta”, a cidade retrocedeu. “Hoje, os serviços básicos, de manutenção, não são feitos ou feitos com precariedade. Santana precisa voltar a crescer, a desenvolver, o povo precisa voltar a sonhar. E o candidato da frente que for escolhido para disputar a prefeitura vai ter o nosso apoio”, afirmou.

O médico, ex-deputado e ex-senador Bala Rocha reiterou que o movimento não está fechado e quanto mais pessoas abraçarem o projeto, as chances de sucesso serão maiores. “Aos poucos, a frente se transforma num grande movimento em defesa de Santana, que inclui pessoas da comunidade, empreendedores, trabalhadores e trabalhadoras, juventude, todas as pessoas que têm interesse em contribuir são bem-vindas para a Frente por Santana”, explicou Bala Rocha.

O grupo vai realizar reuniões nas comunidades para ouvir as demandas da população. A definição de quem será o pré-candidato só sairá em 2020, com base nos números apresentados em pesquisas de intenção de voto. O mais bem avaliado será o escolhido.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Prefeito de Santana não cumpre acordo e deixa servidor público sem pagamento de salário e 13º


O sindicato dos Servidores Municipais de Santana (SSMS) emitiu uma nota Nota de Repúdio na noite desta quinta-feira (05), descrevendo a indignação e falta de compromisso por parte do Executivo Municipal com o funcionalismo local. 

Na nota – postada na íntegra abaixo – o sindicato diz que um acordo havia sido firmado, entre a Secretaria Municipal da Fazenda, na qual foram estipuladas as datas exatas para o pagamento referente ao mês de novembro e o 13º salário dos servidores efetivos de Santana. 

Porém, o acordo acabou não sendo cumprido, segundo a presidência do sindicato repassou ao blog. 

“Fizemos um acordo onde estavam presentes vários vereadores e secretários da gestão, incluindo até o prefeito, onde aceitamos até o parcelamento do 13º devido terem alegado não terem dinheiro em caixa. Mas quando chega a data marcada, não tem nada na conta, e tomamos conhecimento de que o prefeito havia voltado atrás e não concordou em pagar o que está firmado”, explicou José Valente, vice-presidente do SSMS. 

Valente informou que providências já estarão sendo tomadas a partir desta sexta-feira (06), onde buscarão maiores esclarecimento na Prefeitura de Santana. Caso não haja qualquer tratativa em prol da categoria, já cogita-se pela possível paralisação coletiva. 

“Vamos cobrar esse cumprimento. O servidor não tem condições psicológicas de continuar vivendo desse jeito que estão fazendo. Se não encontrarmos uma boa alternativa, decidiremos por greve geral a partir da próxima segunda-feira (09)”, adiantou o vice-presidente. 

Ninguém da assessoria de comunicação da Prefeitura de Santana foi localizado para comentar o assunto. Segue abaixo a nota emitida pelo SSMS: 

NOTA DE REPÚDIO E INDIGNAÇÃO 

Venho aqui expressar minha revolta e indignação diante total falta de respeito da gestão Municipal com os Servidores Públicos do Município de Santana, além de todo mês passarmos humilhação de não ter data fixa de pagamento, do prefeito não respeitar a Lei Orgânica, hoje 05 de Novembro de 2019 após uma reunião onde fizeram um acordo com um calendário de pagamento para o mês de novembro e décimo PARCELADO, garantindo que parte dos servidores teriam seus proventos ainda hoje nas suas contas, simplesmente NÃO HONRARAM com o ACORDO ASSINADO, e pasmem amigos AS PESSOAS RESPONSÁVEIS PRA DA SATISFAÇÃO DESAPARECEM, isso mesmo, não pagaram, não HONRARAM com a palavra, não tem responsabilidade, não tem respeito algum com os servidores. 

Nossa cidade está sendo gerida por pessoas que mentem, enganam e se escondem para não justificar a vergonhosa e desastrosa falta de responsabilidade com os trabalhadores.

Deixo aqui o meu repúdio com a gestão do prefeito Ofirney Sadala que mais uma vez brincou com a cara do servidor desse município e está deixando muitas famílias passarem necessidades. 
JOSÉ CONCEIÇÃO BATISTA 
Presidente do SSMS


Com informações: Blog Santana do Amapá