quinta-feira, 29 de abril de 2021

Servidor efetivo da PMS e conselheiro do FUNDEB publica nota de repúdio por não ser incluído na folha de pagamento de abril

 

A nota de repúdio foi publicada pelo servidor público efetivo e conselheiro do FUNDEB, Valnei Guedes nas redes sociais, no início da noite desta quinta-feira, 29.

Em um trecho da nota, Valnei questiona “a folha de ponto dos outros conselheiros do CAC`s seguiu o tramite normal? Os outros conselheiros receberam, normalmente, seus proventos de abril? Por quais motivos ou razões o ponto do servidor teria sido extraviado ou engavetado?”.

O servidor descarta a hipótese de não pagamento do salário seja por perseguição política da atual gestão. Portanto, até momento a Secretaria Municipal de Educação não se manifestou. Tentamos contato por telefone com a assessoria de comunicação da prefeitura Municipal de Santana, porém não atenderam as ligações.

 

Leia a nota na integra.

 

Nota de Repúdio

Vimos através desta nota repudiar o não pagamento do salário do mês de abril do servidor Valnei Guedes. Vale lembrar que o companheiro Valnei Guedes é peça importante do CAC's(Conselho de FUNDEB). Importância tal, que hoje há mais controle dos recursos, para que os profissionais da educação recebam em dia. Diante deste fato, e de acordo com algumas informações, a folha de ponto do mês de março do servidor Valnei teria sido extraviada ou engavetada em algum departamento dentro da PMS. 

Assim, fazemos os seguintes questionamentos: as folhas de ponto dos outros conselheiros do CAC's seguiram o trâmite normal? Os outros conselheiros receberam, normalmente, seus proventos de abril? Por quais motivos ou razões o ponto do servidor teria sido extraviado ou engavetado? São questões que precisam ser respondidas pela gestão para que fatos como este não mais se repita, pois, podem deixar o servidor sem seus proventos em um determinado mês.

 

Toda solidariedade ao companheiro Valnei.

Bioparque da Amazônia reabre com atividades de lazer e esporte liberadas

 


Com a reabertura marcada para este sábado (01), a Fundação Bioparque da Amazônia preparou uma série de atividades que marcará este momento. Parede de escalada, circuito de arvorismo, tirolesa e outros serviços serão oferecidos aos visitantes. A programação seguirá com atrações que obedecem a padrões internacionais de segurança e elas são monitoradas pelas equipes e técnicos responsáveis.


Dentre as atrações, as mais procuradas são a tirolesa e o circuito aventura, que juntos têm cerca de 300 metros. A atividade é tarifada para garantir a manutenção da atração, realizada por empresa privada externa, que necessita de seguranças, bombeiros civis e demais profissionais.


De acordo com o coordenador de Biodiversidade do parque, William Bento, o espaço estará com uma série de atividades disponíveis desde a entrada até o deck de contemplação. “São ações para todos, especialmente para as crianças. Programamos isso com o objetivo de promover educação ambiental, que é o lema do Bioparque. Nossos guardas-parque guiarão os visitantes pelas trilhas e explicarão a importância de cada ser vivo dentro da unidade”, disse.


Além disso, atrações como playground, trilhas e contação de histórias sobre o parque e a cultura amapaense serão abordadas dentro do conceito de preservação e educação ambiental. “Queremos oportunizar um espaço de contemplação da natureza para a população. Vamos seguir todos os cuidados e protocolos de segurança para garantir uma experiência segura e única aos visitantes”, finalizou William.


Confira as atrações e preços.
Serviços


Entrada: R$ 10
Meia-entrada: R$ 5

Circuito aventura

Arvorismo: 10,00


Parede de escalada: 15,00


Tirolesa: 15,00


Trilha suspensa: 20,00


Trilha aquática


Canoagem: 10,00


Caiaque: 70,00


Stand up padlle: 70,00

Mulher é presa por suspeita de maus-tratos contra o filho de 02 anos, em Santana

 

Uma mulher de 26 anos, que não teve o nome divulgado foi presa por uma equipe do 4º Batalhão de Polícia Militar de Santana, acusada de maltratar o próprio filho de 02 anos de idade. A ocorrência aconteceu na noite da última quarta-feira, 28, no bairro do Paraíso, em Santana. A mãe do garoto, foi em quadrada nos crimes de maus-tratos e lesão corporal.

Segundo informações do boletim de ocorrência, a equipe da PM foi designada pela Central de Operações do 4" Batalhão para dar apoio ao Conselho Tutelar de Santana durante a operação. Chegando no local, foi mantido contato com o servidor do Conselho, que já estava a par da situação e com a mãe da criança.

A acusada foi entregue a equipe policial e conduzida à 1º Delegacia de Polícia Civil, para prestar esclarecimento ao delegado de plantão.

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Em Macapá, 260 habilitados no concurso da educação de 2018 foram convocados

 

O Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, convocou na tarde desta quarta-feira (28), mais 260 candidatos habilitados no concurso da educação. A chamada corresponde a 250 candidatos para o cargo de professor e 10 para o cargo de pedagogo. O certame foi realizado em 2018 e prorrogado em janeiro pela atual gestão.  

A ordem de classificação para convocação dos candidatos segue os termos definidos no edital do processo. Os candidatos foram divididos em grupos para a entrega de documentos e exames médicos. Os novos servidores serão lotados em escolas das áreas urbana e rural de Macapá, em turmas do maternal, pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental.

O prefeito Dr. Furlan reforça que a educação vem em primeiro lugar: “Macapá possui hoje o pior índice da educação básica do país. São carências históricas que na nossa gestão vamos combater, pois para nós, a educação é prioridade. Hoje chamamos 260 novos profissionais que passam a integrar o quadro efetivo da Prefeitura, eles vão nos ajudar a mudar o sistema educacional em nosso município”, ressalta.

O secretário municipal de Educação, Edielson de Souza, diz que os profissionais chegam em um momento em que a Prefeitura está focada em suprir todas as necessidades que existem na rede municipal. “Nós recebemos oito creches que agora poderemos colocar para funcionar com as carências supridas”, enfatiza.

Os concursados aguardavam a chamada da nova lista desde a realização do certame. Esse momento, segundo Helen Lopes, é de felicidade. “Poder ser convocada depois de todos esses anos representa uma grande alegria, eu represento os meus colegas habilitados hoje e agradeço o empenho e o compromisso da gestão”, disse.

Próximos passos

Os candidatos devem realizar a entrega dos documentos (exame documental) na Escola Municipal de Educação Infantil Meu Pé de Laranja Lima, localizada no bairro Santa Rita, na Avenida Cora de Carvalho, nº 137, entre as Ruas Hildemar Maia e Professor Tostes.

No ato da entrega dos documentos, os candidatos devem apresentar também um Formulário de Cadastro, que consta no Anexo II do edital de convocação.

Os aprovados serão encaminhados para a Junta Médica do Município de Macapá, onde deverão apresentar todos os exames admissionais exigidos.

A lista de convocados e exames estão disponíveis no edital nº 073/2021-PMM, disponível no site da Prefeitura de Macapá, no link https://bit.ly/3vr48w3.

Aposentadoria

Além da chamada dos candidatos do cadastro reserva do último concurso da educação, o prefeito Dr. Furlan também anunciou a aposentadoria de 230 profissionais, e agradeceu a contribuição de todos esses anos.

“São servidores que deram décadas de suas vidas para a educação das nossas crianças e que agora recebem o reconhecimento do seu trabalho com a garantia dos seus direitos. A eles a nossa gratidão”, concluiu o prefeito.

Covid-19: Segunda dose da vacina AstraZeneca será ofertada para profissionais da saúde nesta quinta-feira (29)

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dará continuidade à aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos profissionais da saúde. Nesta quinta-feira (29), a ação de reforço vacinal será realizada exclusivamente com o imunizante AstraZeneca e voltada às pessoas com o aprazamento para o dia 29 de abril.

As doses do imunizante estarão disponíveis das 9h às 15h, nos drives-thru localizados na Praça Floriano Peixoto, Rodovia do Curiaú, estacionamento do Estádio Zerão e na Policlínica. Além destes pontos, a vacina também estará disponível na Igreja Jesus de Nazaré.

Para receber a segunda dose é preciso apresentar um documento oficial com foto e cartão de vacinação com indicação da primeira dose realizada em Macapá.

Quilombolas


Nesta quinta-feira (29), a Semsa também ofertará a primeira dose da vacina AstraZeneca nas comunidades quilombolas. O imunizante estará disponível nas localidades do Corre Água, Vai Quem Quer, São Joaquim do Pacuí, Boa Vista, Vila do Damásio, São Sebastião do Boa Vista e Cantazal.

Coronavac


A Prefeitura de Macapá aguarda a chegada de novos lotes da vacina CoronaVac para prosseguir com o cronograma de aplicação de segunda dose em pessoas acima de 65 anos. O breve adiamento para este recebimento não inviabiliza o ciclo de imunização dos indivíduos.

terça-feira, 27 de abril de 2021

Bioparque da Amazônia prepara reabertura com medidas restritivas para o público

A Fundação Bioparque da Amazônia Arinaldo Gomes Barreto reabre as portas para a população no dia 1° de maio. São mais de 107 hectares de área de proteção ambiental em perímetro urbano prontos para receber os amapaenses e turistas com as seguranças sanitárias orientadas durante a pandemia da Covid-19.

O fechamento do Bioparque foi uma das medidas restritivas de combate à propagação do novo coronavírus. O espaço reúne cultura da Amazônia, educação ambiental, cidadania e lazer, além de ser um dos mais importantes pontos turísticos de Macapá.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação, Marcelo Oliveira, a reabertura do parque oportuniza educação ambiental para a população. “Estamos empenhados na reabertura deste espaço único em nossa cidade. O Bioparque tem meios para seguir à risca as determinações de saúde e poderá receber a população observando todos os cuidados. Priorizamos a educação ambiental, não é um zoológico e sim um parque que promove a educação e as ciências naturais”, explicou.

Restrições

Atualmente o parque conta com 10 hectares para a circulação, o que possibilita, em média, um público de 500 pessoas por turno de funcionamento, seguindo o controle de 50% de visitantes. “É necessário que tenhamos esse controle para garantir a segurança da população neste momento de abertura”, detalha o diretor-presidente.

Fechado desde dezembro de 2020, o parque recebe cuidados diários de seus espaços e logradouros de animais, uma rotina cotidiana que manteve o bom funcionamento dos serviços, mesmo sem a presença do público.

O retorno das atividades será realizado de maneira gradual, conforme a liberação dos decretos. Neste primeiro momento, o parque será reaberto no horário de 9h às 17h, de quarta-feira a sábado, com ingresso no valor de R$10,00 e meia entrada para as categorias amparadas por lei, estudantes, professores e servidores municipais.

Protocolos de segurança

A Prefeitura de Macapá disponibilizou pias, dispositivos de distribuição de álcool em gel e marcações para filas. Apesar de ser um espaço aberto e com grande circulação de correntes de ar, é obrigatório o uso de máscara durante toda a visita. Na recepção, é aferida a temperatura dos visitantes para garantir a segurança dos servidores, terceirizados e público geral.

“Estamos seguindo todas as determinações da Organização Mundial de Saúde. Pedimos que as pessoas evitem se aglomerar nas dependências do parque, respeitem o distanciamento social e usem máscara”, conclui o diretor-presidente do Bioparque. 

Professora Marcivânia diz que novo prédio da Politec de Santana só foi possível por conta do esforço e da união da bancada federal

 

A deputada federal Professora Marcivânia (PCdoB), afirmou durante entrevista ao programa STN Notícias da rádio 92,3 FM na manhã desta terça-feira, 27, que a construção do novo prédio da Polícia Técnico-Científica (Politec) no município de Santana, só foi possível por conta do esforço coletivo e a união da bancada federal na última legislatura e na legislatura vigente.

O novo prédio da Politec em Santana foi inaugurado nesta segunda-feira, 26, durante solenidade organizada pelo Governo do Amapá. Marcivânia está em Brasília, mas lembrou do seu empenho como parlamentar santanense na defesa de mais uma obra para o município.

Marcivânia afirmou que foi graças ao consenso da bancada federal na última legislatura (2015-2018), que priorizou a alocação de uma emenda de bancada exclusiva para a área da Segurança Pública com o aporte de mais de R$ 100 milhões, destinados para o setor que conta com a execução de diversas obras pelo Governo do Amapá.

“É muito importante que a população saiba como a conquista de mais essa obra na área da Segurança Pública aconteceu. É um resultado consenso entre os oito deputados e os três senadores da legislatura passada, cujo resultado estamos vendo hoje com a entrega de mais um prédio que irá ofertar diversos serviços públicos aos santanenses”, lembrou Marcivânia.

Apoio da legislatura passada

Professora Marcivânia registrou a importância do apoio dos ex-deputados Cabuçu Borges, Janete Capiberibe, Jozi Araújo, Roberto Góes, Marcos Reategui e do ex-senador João Capiberibe que na legislatura passada se sensibilizaram sobre a importância de colocar uma emenda de bancada exclusiva para a Segurança Pública.

“Não podemos esquecer que sem o apoio dos ex-colegas de bancada, que junto com o nosso apoio e o empenho dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede), Davi Alcolumbre (DEM) que permanecem na atual bancada, essa conquista não seria possível. Além disso, tivemos a articulação política do senador Lucas Barreto (PSD), fundamental para destravar e vencer a burocracia na liberação gradual dos recursos em Brasília”, finalizou Marcivânia.

 

CIOSP e novo 4º Batalhão da PM

 

Marcivânia ainda lembrou que a emenda de bancada da Segurança deverá ainda contemplar o município de Santana com outros equipamentos e prédios como a construção do Ciosp de Santana e o novo prédio do 4º Batalhão da Polícia Militar, que estão em fase de conclusão.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 6

 

Os beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 6 recebem hoje (26) a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, por quem recebe pela conta poupança social digital, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou do Cartão Cidadão. 

O recebimento dos recursos segue o calendário normal do Bolsa Família, pago nos últimos dez dias úteis de cada mês. A primeira parcela começou a ser depositada no último dia 16 e será paga até 30 de abril.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

Quem recebe na poupança social digital, pode movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele, é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas. A conta é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil.

Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.


Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Lei que institui o Programa Comida na Mesa e o Fundo Solidário de Vacinação Tucuju é sancionado em Macapá

 

O Programa Comida na Mesa visa beneficiar cerca de dez mil famílias carentes com cestas de alimentos. E o Fundo Solidário de Vacinação possibilita a aquisição de vacinas contra Covid-19

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, sancionou as leis que instituem o Programa Comida na Mesa e o Fundo Solidário de Vacinação Tucuju. A assinatura aconteceu durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (23).

“Vacina e alimentos são as maiores necessidades durante a pandemia que vivemos. Imunizar a população e garantir que não falte comida na mesa neste período são os objetivos das leis que enviamos à Câmara de Vereadores e hoje sancionamos para se tornarem realidade”, explica o prefeito de Macapá.
Os projetos de autoria do Executivo foram aprovados, por unanimidade, na Câmara de Vereadores no dia 13 de abril.

Programa Comida na Mesa

A iniciativa da Prefeitura de Macapá vai beneficiar cerca de dez mil famílias carentes com cestas de alimentos. Para ser contemplado com as ações, às famílias deverão ter renda de até um salário mínimo, residirem em Macapá e possuírem CadÚnico.

A gestão do Programa fica a cargo das secretarias municipais de Mobilização e Participação Popular, Assistência Social e Gabinete Civil.

Para executar as ações, o poder executivo está autorizado a gerar receitas oriundas de recursos próprios ou de convênios.

Fundo de Vacinação Tucuju

O Fundo de Vacinação Tucuju possibilita a aquisição de vacinas contra Covid-19.  O objetivo é legitimar as doações de entidades públicas e privadas, além de pessoas jurídicas e físicas, para a compra de doses do imunizante autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, repasses e transferências de órgãos federais, estaduais ou municipais, assim como Estados estrangeiros e órgãos internacionais também poderão ser arrecadados.

Os recursos serão depositados em conta corrente específica, mantida em agência de instituição financeira. A gestão administrativa e financeira ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e será acompanhada por um comitê gestor. As informações serão publicadas no Portal da Transparência de Macapá, com atualizações mensais.

“O Município já possui recursos garantidos pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede) e aporte do Tesouro Municipal no valor de R$3 milhões. Agora, contamos com a colaboração da sociedade para adquirir o maior número de vacinas, tão logo esta compra esteja liberada pelo Governo Federal”, concluiu Dr.Furlan.

Primeira formatura virtual realizada pelo SENAI Amapá certifica alunos de cursos de habilitação técnica


 

Desta vez, a emoção teve que ser compartilhada a distância. Este ano, em razão da pandemia, os formandos de três cursos de habilitação técnica do SENAI Amapá foram certificados em uma cerimônia virtual. A solenidade reuniu alunos de Segurança do Trabalho, Redes de Computadores e Eletromecânica, das unidades de Macapá e Vale do Jari.

Para marcar o momento, os concluintes homenagearam os instrutores e os familiares. O formando em Eletromecânica, Oziel Bispo, discursou em nome dos colegas e reforçou a alegria de estarem concluindo uma etapa importante da vida deles.

A diretora de Operações do SENAI Amapá, Alyne Vieira, manifestou desejo de sucesso aos recém-formados. “Hoje é um dia de comemoração por estarmos finalizando um ciclo importante. Aos novos profissionais desejo muito sucesso e reforço que estaremos sempre à disposição para contribuir com a formação, o aperfeiçoamento e a empregabilidade de todos”, disse Alyne Vieira.

O novo grupo de profissionais entra para a história da instituição de ensino por ser composto pelos primeiros estudantes de habilitação técnica que se formam na modalidade a distância. A coordenadora de Educação do SENAI Amapá, Débora Dutra, destacou a satisfação de celebrar esse momento. “Hoje vocês entram para a história do SENAI por serem pioneiros nesta modalidade. Meus parabéns e obrigada por confiarem em nosso trabalho”, disse em seu discurso.

Do mesmo modo, o gerente executivo de Operações do SENAI Amapá, Julio Zorzal, frisou o esforço que cada um fez para chegar à certificação. “O SENAI agora faz parte da trajetória de vocês e isso fará muita diferença no mercado de trabalho e na trilha profissional de todos. Acreditem em seu potencial, pois a conquista de hoje é fruto de todo esforço que fizeram”, enfatizou Zorzal.

Representando os instrutores dos cursos técnicos, os docentes Joseph Douglas, da área de Tecnologia da Informação; Fabrícia Corrêa, de Segurança do Trabalho; e Elias Brito, de Elétrica, discursaram aos novos colegas de trabalho.

Primeira quadra de tênis pública é inaugurada em Macapá

 

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou nesta quinta-feira (22), a primeira quadra de tênis pública do município. O equipamento foi construído no espaço da praça Nossa Senhora da Conceição, no bairro Trem. Por causa da pandemia e para evitar aglomerações, a utilização da quadra está suspensa.

“É com muita alegria que entregamos a primeira quadra de tênis pública em Macapá. A intenção do município é proporcionar novas modalidades e locais para que a prática esportiva seja cada vez mais constante entre os moradores”, ressalta o prefeito.


A obra foi custeada por meio de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre no valor de R$ 223.362,14.  “Estamos trabalhando muito para viabilizar recursos importantes para construção de obras como essa. É uma satisfação participar desse momento histórico, que é entregar um espaço público à população amapaense”, afirma o senador.

Projeto

A quadra foi planejada em conjunto com a Federação Amapaense de Tênis e tem o tamanho oficial, que é de 18X36m. O local possui pintura, grades, redes oficiais e refletores. “Sabemos da importância de construir um local que atenda às necessidades dos praticantes do esporte”, enfatiza o secretário de Obras e Infraestrutura, Otávio Fonseca.

Utilização

O gerenciamento das quadras será compartilhado entre a Coordenação Municipal de Esporte e Lazer (Comel) e a Federação Amapaense de Tênis.

O coordenador da pasta, Cleudo Trindade, explicou que a área será utilizada, principalmente, para a prática de projetos sociais, lazer e fomentação do esporte na cidade. “A Prefeitura entrará com equipamentos e a federação ficará responsável pela parte técnica. Aproveito e anuncio que em breve vamos implantar a primeira escolinha pública de tênis”, disse.

O presidente da Federação Amapaense de Tênis, Rui Souza, falou que o espaço vai possibilitar a participação de mais pessoas no esporte. “Um espaço maravilhoso e vamos trabalhar em conjunto para utilizar a quadra da melhor maneira possível”, informou.

Com apoio do município, 50 idosos de Serra do Navio viajam 200 km para realizarem cirurgias de catarata na capital

 

Pelo menos 50 idosos de comunidades da zona rural do município de Serra do Navio, enfrentaram esta semana a rodovia Perimetral Norte (BR 210), durante quase 6 horas de ônibus para participarem de um mutirão de cirurgias de catarata no Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate – Frades Menores Capuchinhos.

As 50 cirurgias foram realizadas por meio do programa “Mais Visão” e só foram possíveis por conta do apoio logístico, disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Serra do Navio (PMSN), através de uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

“São 50 idosos de comunidades oriundos do Assentamento, da Colônia de Agua Branca, Cachaço e da Vila Administrativa de Serra do Navio. Todos os idosos possuem algum problema oftalmológico, possuem a idade acima de 60 anos e antes da realização das cirurgias, foram imunizados com a vacina contra a Covid-19”, explica o secretário Ronival Virgolino (Semus).

A PMSN disponibilizou transporte, hospedagem, alimentação e o acompanhamento necessário para os idosos, durante a viagem à capital Macapá, quando realizaram os procedimentos cirúrgicos.

Uma comitiva da Prefeitura que contou com servidores da Saúde, Assistência Social e do gabinete do prefeito, participou da visita técnica para conhecer de perto todas as etapas e a estrutura do programa Mais Visão no Centro Capuchinhos, que conta com a parceria do Governo do Amapá e é fruto de uma articulação do mandato do senador Davi Alcolumbre.

Mutirão de cirurgias oftalmológicas

O mutirão de cirurgias oftalmológicas na capital, contou com a presença e acompanhamento das famílias por parte da vice-prefeita do município, Ana Paula Santos Souza, que representou o prefeito Elson Belo, além do secretário municipal de Saúde, Ronival Virgolino (Semus).

“A Prefeitura de Serra do Navio organizou essa empreitada pela melhoria da saúde dos idosos do nosso município, respeitando todos os protocolos sanitários e medidas restritivas de combate ao coronavírus. Essas cirurgias de catarata visam garantir dignidade humana para essas pessoas que possuem sua parcela de contribuição à sociedade serrana”, afirmou a vice-prefeita Ana Paula Santos.

Ana Paula Santos afirma que apesar das dificuldades geográficas e do período do inverno que compromete as condições da BR-210, o município organizou uma verdadeira força-tarefa com o apoio de diversos profissionais para não perderem a oportunidade de devolverem a visão para o grupo de idosos.

“Devolver a visão desses idosos é um ato de amor ao próximo, mas também uma obrigação que só foi possível porque valorizamos o Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso município. A vontade política da gestão Elson Belo para garantir esse direito fundamental à Saúde foi primordial para mais essa conquista”, finalizou a vice-prefeita.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Vacinação contra a Covid-19 atende pessoas com autismo nesta sexta (23)

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) retoma nesta sexta-feira (23) a vacinação contra a Covid-19 em pessoas do grupo de comorbidades. A vacina Oxford/AstraZeneca estará disponível para pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A ação também ofertará a aplicação da segunda dose destinada aos profissionais de saúde e primeira dose em comunidades quilombolas.

A primeira dose do imunizante para pessoas de 18 a 59 anos com autismo estará disponível das 9h às 17h, em dois pontos de vacinação exclusivos localizados na quadra da Igreja Jesus de Nazaré e no ponto de drive-thru da Praça Floriano Peixoto. Para se vacinar, é necessário apresentar cópias do cartão do SUS ou CPF, comprovante de residência, atestado, laudo médico ou ficha de acompanhamento, além de uma autodeclaração de comorbidade assinada.

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde da Semsa, Nayma Picanço, os voluntários e as equipes de saúde serão capacitados para um melhor atendimento e acolhimento das pessoas com autismo, observando as necessidades do grupo.

‘’Os burocratas e vacinadores, que são voluntários e equipes de saúde da Estratégia Saúde da Família, serão capacitados para realizarem a melhor abordagem possível para este público. Além disso, teremos pistas visuais de identificação. Queremos que a vacinação seja um momento acolhedor, pois ela salva vidas’’, explica a subsecretária.

Transtornos do Espectro Autista -TEA

A vacinação deste grupo prioritário é prevista no Plano Municipal de Imunização, nas doses ofertadas para pessoas com comorbidades ou doenças pré-existentes. O autismo é denominado como um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado por um déficit na comunicação e comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal. Ocorre em diferentes contextos como, por exemplo, a limitação na reciprocidade socioemocional, e na dificuldade de iniciar, manter e compreender relacionamentos.

Outros públicos

A segunda dose para os profissionais de saúde será ofertada das 9h às 17h, nos pontos de drive-thru localizados na Rodovia do Curiaú e  Praça do Estádio Zerão, e nas Unidades Básicas de Saúde Fazendinha, Congós, São Pedro, Cidade Nova, Marabaixo, Novo Horizonte e Coração. No ato da imunização, será necessário documentação com foto e carteirinha de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também atenderá as comunidades quilombolas ofertando a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca nas localidades do Curralhinho, Ilha Redonda, Santo Antônio, Dra. Mercia, Cariobal, Km 12, Km 14, Km 15, Km 17 e Km 18. Serão atendidas 18% das pessoas estimadas de cada quilombo.

Coronavac

A Prefeitura de Macapá aguarda a chegada da vacina Coronavac para retomada do cronograma de aplicação da segunda dose em pessoas com 60 anos ou mais.

CTMac celebra cooperação técnica com Polícia Rodoviária Federal


Na manhã desta quinta-feira (22), a Prefeitura de Macapá, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), celebrou o termo de cooperação técnica com a Superintendência no Amapá da Polícia Rodoviária Federal (PRF/AP). O acordo tem como objetivo desenvolver intercâmbio de conhecimentos, informações, dados e tecnologias para dar suporte às ações voltadas para a segurança pública no trânsito no âmbito do município de Macapá.

A partir da assinatura, o acordo entra em vigor no prazo de 60 (sessenta) meses, com possibilidade de prorrogação do mesmo a critério dos órgãos envolvidos. No termo fica estabelecido os deveres de cada entidade, que dentre esses, destaca-se para a CTMac a competência de informar à PRF o reconhecimento de placas através de seu videomonitoramento. Também serão realizadas atividades operacionais integradas com foco no combate a organizações criminosas, redução de acidentes e ainda cursos de especialização, apoio logístico e operacional.

O prefeito de Macapá, Dr.Furlan, detalhou a necessidade de dar garantias jurídicas às entidades na celebração de parcerias. “Este é o terceiro acordo de cooperação que a Prefeitura de Macapá celebra e é necessário ter esses termos para ter segurança jurídica para executar a parceria. Esse é mais um passo para a construção do projeto da cidade inteligente, com videomonitoramento da capital e garantir a segurança no trânsito”, ressaltou. 

“O termo vai promover, ainda, cursos de capacitação e troca de conhecimentos táticos e experiência entre a Prefeitura de Macapá, através da CTMac, e Guarda Municipal. Além disso, vamos receber 4 viaturas, centrais e um sistema de rádios digitais doados pela PRF. Agradeço publicamente à PRF/AP, aqui representada pelo Superintendente Aldo, por essa doação”, declarou o prefeito de Macapá.

Para o diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas, o papel da companhia é de proteger a vida e celebrar o termo de cooperação com a PRF vai dar garantias à segurança no trânsito. “Nós entendemos o nosso papel fundamental de segurança no trânsito de Macapá, especialmente no perímetro urbano das rodovias federais que passam pela cidade, porque é onde mais se registram acidentes. Vamos disponibilizar nossos equipamentos auxiliares e junto com a PRF vamos garantir segurança e proteção a vida”, explicou.

O superintendente da PRF/AP, Aldo Balieiro, destaca a importância da celebração. “Em nome da corporação, agradeço à CTMac e a Prefeitura de Macapá pela celebração do contrato, que já é esperado há muito tempo. Com esse termo vamos poder ter acesso aos equipamentos de videomonitoramento da companhia, pois muitos dos problemas de trânsito que acontecem nas rodovias federais do Amapá são nos mais de 12 km do perímetro urbano de Macapá. A parceria vai possibilitar a atuação da PRF nesse setor, concluiu.

Vacinação contra Covid-19 desta quinta-feira (22) será realizada com doses da Astrazeneca em Macapá

 


A Prefeitura de Macapá prossegue com o cronograma de vacinação contra a Covid-19 utilizando as doses disponíveis da vacina Astrazeneca. A ação desta quinta-feira (22) será voltada para a aplicação da segunda dose destinada aos profissionais de saúde e primeira dose em comunidades quilombolas.

As comunidades que receberão a vacina serão Tessalônica, São Pedro do Caranã, Ambé, Ilha Bela, Peixe Boi e São Pedro dos Bois. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atenderão 18% das pessoas de cada quilombo.

Na cidade, os profissionais de saúde podem receber o imunizante nos pontos de drive-thru localizados na Praça Floriano Peixoto, Rodovia do Curiaú, Praça do Estádio Zerão e Policlínica da zona norte. Também haverá doses disponíveis para este público na quadra da Igreja Jesus de Nazaré e Unidades Básicas de Saúde Fazendinha, Congós, São Pedro, Cidade Nova, Marabaixo, Novo Horizonte e Coração. Todos os pontos funcionarão de 9h às 17h.

Novas doses

A Prefeitura de Macapá aguarda a chegada de novas doses da vacina Coronavac para retomar o cronograma de aplicação da segunda dose para pessoas com idade acima de 60 anos. O breve adiamento para este recebimento não inviabiliza o ciclo de imunização dos indivíduos.

Com a chegada de novas doses também será retomado o cronograma de vacinação do grupo de comorbidades.

Documentação

Para receber a primeira dose da vacina Astrazeneca é preciso apresentar original e cópia do documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.

Para receber a segunda dose, é preciso apresentar documento oficial com foto e cartão de vacinação com indicação da primeira dose.

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...