sexta-feira, 31 de maio de 2019

SESI AP abre processo seletivo para contratação de instrutor de Jiu-jitsu


O Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá lançou processo seletivo para contratação de instrutor horista para atividade física de Jiu-jitsu. No período de 3 a 7 de junho interessados em concorrer à vaga podem encaminhar o currículo para o e-mail rh.curriculum@sesisenaiap.org.br.

Os candidatos deverão acessar o site www.ap.sesi.org.br, área Editais, para baixar o Comunicado do Processo Seletivo Nº 004/2019 – SESI/AP. No documento constam todas as orientações necessárias. Pessoas que tenham vínculo de parentesco, natural ou civil, com dirigente ou empregado do SESI ou do SENAI Amapá estão impedidas de disputar a vaga.

A seleção contará com etapas de caráter eliminatório que englobam análise curricular, comprovação de documentos, entrevista e prova de aula. O processo terá validade de 12 meses a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Morre um dos envolvidos em tiroteio com a Polícia Civil


Suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e de ter atirado contra policiais civis durante uma abordagem na madrugada de quinta-feira (30) no bairro Jardim Felicidade I, zona norte de Macapá, Willian Douglas da Silva, de 20 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (31) no Hospital de Emergências (HE) de Macapá.

Ele foi alvejado no confronto com agentes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), que investigavam a ‘boca de fumo’ onde ele e outros dois homens foram abordados. Ele foi submetido a procedimento cirúrgico, mas na madrugada desta sexta-feira o quadro clínico apresentou piora e o suspeito não resistiu.

O corpo foi removido para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Técnico-Científica (Politec) para ser necropsiado. O outro ferido no confronto é Heraldo Borges Brasão, de 26 anos, o ‘Heraldinho’, que seria o dono da boca de fumo. Heraldinho também recebeu atendimento no HE, mas acabou liberado e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva, sendo encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

Heraldo e Willian haviam sido autuados em flagrante por porte ilegal e disparo de arma de fogo, resistência à prisão e associação criminosa.

O caso

Heraldo Borges e Willian Douglas da Silva, de 20 anos, foram alvejados no início da madrugada desta quinta-feira (30) durante confronto com agentes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) durante uma abordagem na Rua Francisco Xavier das Chagas, bairro Jardim Felicidade I, zona norte de Macapá.

Segundo o delegado Sidney Leite, titular da DTE, os agentes investigavam o traficante Heraldinho que é considerado um fornecedor de entorpecente na capital. “Houve a informação de que três homens estariam possivelmente fazendo a negociação da droga. Eles estavam em frente ao imóvel em duas motos. Ao desembarcar a equipe foi recebida a tiros. Houve um primeiro confronto e eles correram para dentro do imóvel onde novamente abriram fogo. No revide os dois acabaram alvejados. Um terceiro elemento também foi preso”, disse o delegado da DTE.

Heraldinho e Willian foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados ao Hospital de Emergências (HE) de Macapá.

O terceiro homem preso foi identificado como Ugo Ferreira Barbosa, de 19 anos, que foi apresentado no Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) Pacoval. Com os homens alvejados a polícia aprendeu dois revólveres calibre 38. Uma das armas está com a numeração suprimida.

Reportagem e fotos: Jair Zemberg
Texto: Elden Carlos

SESI Amapá está com inscrições abertas para colônia de férias


Com a proposta de proporcionar atividades diferenciadas de entretenimento que contemplam temáticas artísticas, esportivas, culturais, gastronômicas, digitais e tecnológicas, o Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá abre inscrições para a colônia de férias. Intitulado “As melhores férias da minha vida”, o evento acontecerá no período de 1º a 12 de julho, das 7h30 às 12h, e é voltado para crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos.

Entre as atividades desenvolvidas estão gincanas, acampamento, passeios, oficina de slime, de moda e de robótica, tirolesa, boliche humano, cinema, música, dança, e jogos digitais, entre outras. Segundo o coordenador da Colônia, Antônio Carlos Cruz, a programação foi pensada para que os participantes interajam e façam amizades, explorem novos mundos e superem desafios.

“A equipe do SESI preparou uma programação animada envolvendo muita recreação e novos aprendizados, com aventura e em total segurança. A proposta é estimular que as crianças e adolescentes desenvolvam habilidades e ganhem mais autoconfiança e autonomia. As atividades visam despertar a criatividade e a imaginação, promover a integração, o desenvolvimento corporal e motor, e despertar o raciocínio lógico, tudo com muita animação”, destacou Antônio Carlos Cruz.

Os valores são diferenciados para quem efetivar a inscrição até o dia 19 de junho. Informações podem ser obtidas pelos fones: 3084-8935/8936.

domingo, 26 de maio de 2019

AAPLAP realiza Ação Social em homenagem a Semana Municipal do Lúpus


Aconteceu na manhã deste sábado, 25, uma Ação Social em Homenagem a Semana Municipal do Lúpus, realizada pela Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus no Amapá (AAPLAP) em parceria com a Secretária Municipal de Educação (Seme). O evento aconteceu no Rotary Club, localizado na Rodovia Duca Serra, em Santana. Oferecendo atendimentos com clinico geral, nutricionista, psicólogo, odontólogo, aferição de pressão arterial, consultoria jurídica, triagem, teste rápido e glicemia.
Francielle Martins, presidente da Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus no Amapá
A presidente da AAPLAP no Amapá, Francielle Martins falou da importância da ação. “Esse é um meio para paciente portador de Lúpus fazer uma pré-avaliação em relação a sua saúde e também uma oportunidade para realizar uma consulta psicológica e odontológica, pois não é só paciente que sofre com a doença, mas os familiares também.” Explicou, Francielle.
O Ato em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Lúpus, celebrado anualmente, em todo o mundo, no dia 10 de maio. A doença crônica autoimune, caracterizada por inflamações na pele, articulações, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões.


A vereadora Socorro Nogueira que estava prestigiando a ação destacou a relevância da sensibilidade para com os pacientes com Lúpus. “Hoje estou prestigiando essa ação de grande relevância para os amigos e pessoas com Lúpus, deixo aqui meu apelo e principalmente o meu apoio a todos os pacientes de lúpus do estado, seus familiares e instituições como a AAPLAP”. Exclamou.

sábado, 25 de maio de 2019

Câmara aprova divórcio imediato em casos de violência doméstica


A Câmara dos Deputados aprovou hoje um projeto de lei que permite à vítima de violência doméstica solicitar ao juiz a decretação imediata do divórcio ou do rompimento da união estável. A matéria segue para apreciação do Senado. O texto aprovado prevê a necessidade de a vítima ser informada sobre o direito de pedir imediatamente o divórcio e a possibilidade de o juizado decidir sobre esse divórcio sem tratar da partilha de bens, que poderá ser feita posteriormente.


A relatora do texto aprovado, deputada Erika Kokay (PT-DF), destacou que atualmente a lei já permite o divórcio ou a dissolução da união estável em qualquer hipótese, sem a necessidade de que a vítima comprove violência doméstica para que o vínculo seja rompido. "Mesmo assim, o projeto tem grandes méritos. 

O primeiro é chamar atenção para o fato de que, entre as vítimas de violência doméstica e familiar, ainda há grande desinformação sobre a possibilidade de ajuizamento imediato da ação de divórcio, sendo útil colocar na lei a necessidade de orientar as vítimas sobre essa alternativa", afirmou a deputada. Licença-maternidade Em outra votação, parlamentares aprovaram a proposta que prorroga o início da licença-maternidade a mulher ou o seu filho permanecerem em internação hospitalar por mais de três dias. O projeto também segue para análise do Senado.
Segundo o texto, a licença poderá ser suspensa, a critério exclusivo da trabalhadora, se o recém-nascido permanecer internado. A suspensão deverá ocorrer depois de transcorridos pelo menos 15 dias de seu gozo. A licença interrompida é retomada assim que houver alta hospitalar do recém-nascido. Da mesma forma, o pagamento do salário-maternidade acompanhará a suspensão da licença e será retomado quando a criança sair do hospital e a licença voltar a ser usufruída.

Fonte: Uol

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...