terça-feira, 29 de setembro de 2015

Lançamento do curso Progestão para educadores acontece na sexta-feira

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio Núcleo de Capacitação para Gestão Escolar (NUCGES), promove na próxima sexta-feira, 2, a partir das 8h, no Teatro das Bacabeiras, a solenidade de abertura da 3ª Edição do Programa Progestão para profissionais dos municípios de Macapá e Santana.

O Progestão insere-se no contexto das políticas públicas em educação por uma gestão democrática e participativa. É uma proposta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em atendimento às demandas legislativas que enfatizam a autonomia, a gestão participativa e a valorização do magistério como forma de elevar a qualidade do ensino e o sucesso dos alunos da educação básica.

No Amapá, o curso de formação continuada atenderá, nesta 3ª edição, a demanda de diretores, diretores adjuntos, secretário escolar, membros da equipe pedagógica e/ou docentes de 142 Escolas da rede estadual, sendo 101 escolas da zona urbana de Macapá, nove da zona rural de Macapá e 32 escolas do município de Santana.

De acordo com o cronograma, o curso terá duração de nove meses, e tem como objetivo promover a formação continuada à gestão em serviço; nesse sentido, oportuniza maior participação, sem retirá-los de suas atividades e aproveitando ao máximo a experiência vivencial das equipes gestoras das escolas participantes.

A 1ª edição do Progestão aconteceu no ano de 2006, atendendo uma demanda total de 425 profissionais da educação nos municípios de Macapá e Santana. No ano de 2012, houve uma expansão do curso para curso para os demais munícipios do Estado com a 2ª edição atendendo 430 profissionais com exceção dos munícipios de Oiapoque e Itaubal.

Segundo a gerente do NUCGES da Seed, Laúdia de Oliveira Góes, a capacitação é baseada na concepção de educação que considera o trabalho dos gestores escolares como um processo dinâmico e permanente, cuja diretriz fundamental é estabelecer vínculos entre as situações de aprendizagem oferecidas pelo curso e prática cotidiana nas escolas públicas. "Ao final do curso todos receberão certificados de conclusão do programa", afirmou a gerente.

Confira a programação:
Abertura
8h30 - Hino Nacional e do Amapá
08h45 - Acolhida
09h - Apresentação do Programa Progestão - Sylvia Mira
Apresentação da Equipe de formadores do Progestão
09h30 - Composição da Mesa
10h às 11h - Palestra de formação continuada e formação continuada e gestão democrática.
Mediador - Conceição Correa Medeiros.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Gravação revela suposto esquema para livrar prefeito de cassação


 :
A gravação de uma conversa que supostamente envolve o prefeito de Laranjal do Jari, Waber Queiroga de Souza (PDT), e a participação de membros do Tribunal Regional Eleitoral (TER/AP), assim como deputados estaduais e federais no pagamento de propina em troca de decisões nos processos que tramitam na Justiça Eleitoral, vem abalando o meio político e, se confirmada, será um dos maiores escândalos na política amapaense.

No áudio que circula nas redes sociais e foi reproduzido nesta segunda-feira (28) no programa Luiz Melo, na rádio Diário FM o prefeito revela realizado o pagamento de propina a juízes do TER/AP para se livrar de cassação. De acordo com o dialogo o esquema teve a participação de deputados estaduais e federais , além de outra pessoas.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Banco de Leite Humano do Amapá recebe certificado padrão ouro em programa iberamericano

Pelo segundo ano consecutivo o Banco de Leite Humano do Estado do Amapá (BLH) foi agraciado com o Certificado de Excelência na categoria Ouro do Programa Iberamericano de Bancos de Leite Humano, que tem o apoio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. A iniciativa visa certificar as instituições que desenvolvem suas ações dentro dos padrões de qualidade normatizados. O evento ocorreu no último dia 23, na cidade de Brasília.

A coordenadora da instituição, Andrea Marvão, lembrou que todos os serviços do BLH foram avaliados pela Rede Brasileira de Banco de Leite que tem a função de analisar e certificar essas instituições do país dentro das categorias ouro, prata e bronze.

"A certificação motiva o trabalho dos funcionários e colaboradores do banco, e acima de tudo traduz a qualidade e o comprometimento da equipe que abraça o Banco de Leite, pois isso nos dá a certeza de que estamos fazendo o nosso papel, principalmente na redução da mortalidade infantil", enfatizou Marvão.
Foram avaliados vários critérios como a qualidade das informações no sistema, formação dos profissionais, equipamentos obrigatórios que garantem a excelência na pasteurização do leite, ações desenvolvidas e a qualidade no atendimento.
 
Quem pode doar
Para fazer a doação, a mãe deve estar saudável. Também não pode ingerir bebida alcoólica, fumar, nem tomar medicamentos. Antes da coleta, a doadora passa por uma avaliação clínica. Também é importante ela apresentar o cartão de acompanhamento pré-natal, onde constam informações fundamentais sobre a doadora.
O BLH vai às casas das mães que não têm como ir à unidade. O Banco de leite Humano também atende pelo número gratuito 0800 280 9009. O leite estocado vai para recém-nascidos prematuros ou doentes, internados em unidades de cuidados neonatais.
 

Nova divisão de estatística da Polícia Militar vai nortear operações de Segurança Pública

A Segurança Pública passou a contar com um novo mecanismo criado para controlar e nortear operações policiais no Amapá. Inaugurada na manhã desta sexta-feira, 25, a Divisão de Estatística da Polícia Militar (PM) vai concentrar informações sobre a criminalidade das áreas de todos os batalhões policiais - inclusive das unidades que cobrem os 15 municípios do interior. O novo serviço funciona na sede do Comando Geral da corporação, agregado à Diretoria de Operações (Diop).

Militares especialistas em Segurança Pública foram destacados para compor a divisão. Eles serão responsáveis por compilar os números e informações sobre ocorrências para montar mapas da criminalidade e estudos criminais por área - ferramentas que funcionarão como um termômetro da violência no Estado.

O chefe do novo setor, tenente Fabiano S. Ferreira, é graduado em Matemática pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Segundo ele, a análise dos dados terá à disposição gráficos estatísticos, construídos a partir de aplicativos baseados em algoritmos matemáticos. Essa tecnologia vai facilitar a interpretação estatística para as tomadas de decisões.
"Após o estudo criminal, nós teremos em mãos informações preciosas que nos apontarão onde, e, quais tipos de ações devem ser empregadas em cada área, sejam elas cunho educativo ou uma operação repreensiva", avaliou o comandante geral da PM, coronel Carlos Corrêa.

Segundo ele, as estatísticas apuradas também serão compartilhadas com outras instituições que compõem o Sistema de Defesa. "Por exemplo, se os estudos apontarem que uma investigação mais aprofundada sobre tráfico de drogas em determinado bairro, que tenha muitas denúncias sobre este tipo de crime, nós poderemos avisar a Polícia Civil", explicou.

A rede virtual da Divisão de Estatística também possui alimentação e interação com dois outros importantes bancos de dados: do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciodes) e do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) - do Ministério da Justiça. O link com este último órgão permite acesso em tempo real aos Boletins de Ocorrência de todos os municípios amapaenses.
"Teremos online números sobre acidentes de trânsito, roubo a residência e transeuntes, homicídios, furtos, entre outros. Com isso, teremos mais celeridade em compilar os nossos dados e, por consequência, uma resposta sistematicamente mais rápida", ponderou o diretor de operações da PM, coronel Joércio Almeida.

Novas viaturas
De acordo com o coronel Carlos Corrêa, nos próximos dias a PM vai renovar a frota de veículos que atuam na capital e interior. Segundo ele, o governador Waldez Góes confirmou a liberação de aproximadamente R$ 1 milhão para colocar nas ruas 37 novas viaturas.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Polícia Militar agora pode cobrar alvará, notificar e fechar bares, casas noturnas e shows em Macapá

Um Termo de Cooperação Técnica assinado entre o governo do Estado e a Prefeitura de Macapá vai permitir que a Polícia Militar passe a fazer, de forma independente, fiscalizações administrativas em estabelecimentos comerciais da capital amapaense.

Na prática, o mecanismo vai dar atribuições legais para que os agentes militares possam cobrar de donos de bares, boates, restaurantes, e organizadores de eventos públicos e shows, documentação de regularidade e funcionamento - atividades que antes eram somente de competência de órgãos do município. A cooperação também legaliza a fiscalização militar sobre os empreendedores individuais, principalmente os ambulantes vendedores de bebida alcoólica - geralmente acondicionada em isopores sobre carrinhos.

A parceria foi oficializada na noite desta quarta-feira, 23, no Palácio Laurindo Banha, sede do Executivo municipal. Além do secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Gastão Calandrini - que representou o governador Waldez Góes na solenidade -, assinaram o termo de cooperação o comandante geral da PM, coronel Carlos Corrêa, o prefeito Clécio Luís, e os secretários municipais de Finanças, Jesus Vidal, e de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, Edvan Barros.

A partir de agora a PM também poderá exigir que os proprietários fechem as portas dos estabelecimentos em cumprimento ao horário de funcionamento. A lei municipal em vigência determina que os empreendimentos noturnos fiquem abertos somente até as 24h (meia-noite), de domingo a quinta-feira. Nos outros dias, eles devem funcionar apenas até 4h.

"Além do horário, alvarás e outras certidões poderão ser cobradas pela polícia. Esta é uma ação de integração de segurança pública com o município que vai incidir diretamente na melhoria da tranquilidade da população. Os agentes da prefeitura não podem estar presentes toda madrugada, mas a PM tem um trabalho ostensivo 24 horas por dia e qualquer militar poderá fazer a fiscalização administrativa agora", avaliou o secretário Calandrini.

O comandante da PM disse que a medida visa reduzir os índices de violência, sobretudo, nos fins de semana, quando os crimes de poluição sonora, agressões, perturbação do sossego e os acidentes de trânsito lideram as ocorrências atendidas pela polícia. Segundo ele, estas incidências surgem, na grande maioria, do excesso de consumo de bebida alcoólica no fim de semana.

"Estas ocorrências giram sempre em torno de um estabelecimento que não era para estar aberto, seja por funcionamento fora de hora ou por documentação irregular. Antes, somente os agentes da prefeitura podiam cobrar estes aspectos, mas agora a polícia também poderá", explicou o coronel Carlos Corrêa.

Presidente da associação de moradores do bairro Santa Inês, um dos mais afetados pela poluição sonora madruga a dentro, Ivaldo Souza aprovou a iniciativa. "Parece ser eficaz, pois na orla do Santa Inês o problema são os veículos com som alto e muitos deles vão para ali alimentados de bebida alcoólica pelos ambulantes e bares fora de hora", observou o líder do bairro.

O representante dos empresários também concordou com a nova ferramenta de fiscalização. Presidente do Sindicato dos Donos de Bares, Boates e Restaurantes de Macapá, Gilmar Marra, frisou que o bom senso, sem prejuízo aos empreendedores, deve prevalecer. "O setor não quer ficar na ilegalidade, quem é legalizado quer colaborar com o cumprimento das leis. Por isto, estamos à disposição par ajudar com as autoridades", afirmou.

Nos próximos dias, os fiscais da prefeitura darão instrução a uma turma de militares sobre os procedimentos de notificação e verificação de documentos de estabelecimentos comerciais.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

POLICIA RECAPTURA FORAGIDOS DO IAPEN

A direção do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) confirmou a prisão de três dos quatro detentos que fugiram na manhã desta terça-feira, 22, utilizando cordas feitas de lençóis e roupas. Os fugitivos foram recapturados pelo Grupo Tático Prisional (GTP) do Iapen.

A fuga aconteceu durante o banho de sol dos internos do pavilhão F-3, por volta de 11h. Segundo a direção, havia um agente penitenciário na guarita que vigia o pavilhão, mas ele só percebeu a movimentação dos detentos quando o último a fugir já pulava o muro.

O GTP começou as buscas ao entorno do presídio e conseguiu localizar três foragidos. Um deles estava com um dos pés quebrado. A fratura, segundo o GTP ocorreu no momento em que ele pulou o muro. O interno ferido foi levado ao Hospital de Emergências para receber atendimento médico. Todos os internos recapturados já estão de volta ao Iapen.

O diretor do Iapen, Jefferson Dias, enfatizou que todas as guaritas estavam ativas no momento da ação dos internos, mas que mesmo assim vai apurar o caso para saber o que aconteceu no momento da fuga. O caso será investigado pela corregedoria da penitenciária.

Até as 16h30 desta terça-feira, o único foragido era Edinaldo Brito Aimoré. A Polícia Militar (PM) dá apoio ao GTP nas buscas.

Detran realiza blitz educativa alusiva à Semana Nacional do Trânsito

A blitz educativa realizada nesta terça-feira, 22, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), marcou mais um dia da Semana Nacional do Trânsito. Ação ocorreu na Rua Ulbaldo Figueira, a principal via do Centro de Santana, segundo maior município do Amapá. Motoristas, pedestres e ciclistas receberam orientações e panfletos com o conteúdo focado na redução de acidentes.

 "Aqui no Amapá, a Semana Nacional de Trânsito iniciou no Museu Sacaca com palestras. Já fizemos barreiras educativas nas rodovias JK, do Curiaú e agora em Santana. Nosso foco é a prevenção. A população está nos recebendo muito bem", informou o gerente do Núcleo de Educação do Detran-AP, Fábio Souza.

A administradora Keully Baía fez sinal de positivo para ação. Ela acredita que ações como essa são capazes de diminuir a imprudência no trânsito. "Muito bom o trabalho que está sendo feito pelo Detran. É desse tipo de ações que precisamos sempre", enfatizou.

A ação educativa contou com a participação de servidores do Detran-AP, da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sttrans), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Sest/Senat e Polícia Militar do Amapá.
A programação da Semana Nacional do Trânsito segue até a sexta-feira, 25

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Finais das modalidades coletivas dos Jogos Escolares iniciam nesta terça

Com a promessa de muitas emoções e partidas eletrizantes, a Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), inicia, a partir desta terça-feira, 22, a fase final nas modalidades coletivas dos Jogos Escolares Amapaenses. A garotada de 15 a 17 anos que joga handebol, basquete, vôlei e futsal (masculino e feminino), entra em quadra disposta a ficar com a vaga nos Jogos Escolares da Juventude que ocorre, ainda neste ano, em Londrina-PR.

Após a fase classificatória, que ocorreu nos municípios, em cada modalidade, uma escola obteve a vaga para a final estadual. Cerca de 650 alunos das redes pública e privada de ensino estarão na disputa. Representantes de Ferreira Gomes, Oiapoque, Santana, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Vitória do Jari, Laranjal do Jari, Macapá e o Distrito de São Joaquim do Pacuí estão na capital para a fase decisiva.

"A expectativa é que tenhamos um excelente nível técnico, tendo em vista a etapa municipal onde tivemos jogos emocionantes. Acredito que a disputa vai ser acirrada, pois todos querem a classificação para os jogos escolares nacionais. Temos mais de 600 atletas participando dessa fase final", afirmou Cilene Coutinho, uma das coordenadoras dos Jogos Escolares Amapaenses.

As partidas de futsal irão ocorrer nos ginásios da Polícia Militar e do Trem Desportivo Clube.Os jogos de vôlei e de basquete serão no Ginásio Avertino Ramos. Nas modalidades individuais como judô, luta olímpica e xadrez, as finais já ocorreram. Segundo o secretário da Sedel, Edinoelson Trindade, para este ano, haverá uma atenção especial em relação ao índice técnico das equipes. A intenção é fazer bonito diante dos times de outros Estados.

"O Estado faz um investimento alto nos jogos escolares e temos conseguindo muitos resultados positivos. Agora, temos uma preocupação no que se refere ao índice técnico dos nosso times. A nossa intenção é fazer com que a nossa garotada dispute de igual para igual com os adversários. Somente assim, vamos conseguir, principalmente nas modalidades coletivas, resultados expressivos", disse.

Os Jogos Escolares da Juventude ocorrem no período de 12 a 21 de novembro.

Governo do Amapá avança viabilização das obras do trecho sul da BR-156

O Governo do Amapá está avançando nas tratativas para iniciar as obras de pavimentação e sinalização do lote 4 do trecho sul da BR-156 que liga Macapá a Laranjal do Jari. Já foram concluídos os processos de licitação para definir a empresa responsável em executar o projeto de engenharia e a que fará a supervisão deste trabalho. A próxima etapa é realizar os estudos de impactos e gerenciamento ambiental na área.

O secretário de Transportes, Odival Monterrozo, explicou que o procedimento será feito por uma empresa terceirizada após processo licitatório que deve ocorrer nos próximos 30 dias. O gestor ressaltou que o trabalho também será acompanhado pelos órgãos de meio ambiente do Estado.

"Depois de todos esses procedimentos, esse processo passa pela PGE [Procuradoria Geral do Estado] e posteriormente é encaminhado para avaliação no Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes]. Só após a aprovação deste órgão que a Setrap fica autorizada para emitir ordem de serviço para que as empresas se mobilizem para o trecho", declarou.

O trecho sul da BR-156 foi dividido em quatro partes, sendo que os lotes 1, 2 e 3 são de responsabilidade do Dnit em pavimentar. O lote 4 do trecho foi delegado no ano de 2013 ao Governo do Amapá que também ficou responsável em realizar a manutenção de toda a rodovia.
 
Este perímetro tem aproximadamente 62 km de extensão e compreende o quilômetro 21 até a ponte do Rio Vila Nova. Foram destinados R$ 34 milhões de emenda parlamentar para a execução das obras, que tem previsão de conclusão para o início de 2016.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Procon realiaza operação a postos de combustíveis em Macapá e Santana

Durante uma semana, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon) realizou uma ação em Macapá e Santana para verificar se os postos de combustíveis estão agindo em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Os preços praticados em 70 postos, nos dois municípios, também foram pesquisados e deverão ser divulgados nesta sexta-feira, 18, juntamente com o resultado da fiscalização.
Cleber Duarte, fiscal do Procon, informou que os postos e revendedores de 

combustíveis devem exibir um cartaz ou letreiro digital, em local visível ao consumidor, com os preços dos combustíveis. "Além disso, verificamos também se os estabelecimentos mostram as formas de pagamento do que está sendo comercializado. Essa ação já aconteceu de forma educativa, agora, estão trabalhando com a repressão para assegurar o direito dos amapaenses", destacou.

Iniciaram os preparativos para a Copa das Arenas de Futebol Amador

Umas das mais aguardadas competições do futebol amador amapaense começou a ser planejada esta semana. A Copa das Arenas de Futebol, uma nova versão do antigo Interbairros, promete movimentar as diversas praças esportivas de Macapá e será organizada pela Secretaria de Estado Desporto e Lazer (Sedel). Na primeira reunião mais de trinta representantes dos times estiveram presentes e manifestaram interesse em estar na disputa.

A Copa das Arenas é uma reformulação da competição que ocorria há alguns anos na capital, mas que havia sido paralisada. Inicialmente, serão responsáveis pelas equipes associações de moradores, solteiros e casados ou a equipe mais antiga e tradicional de cada local.

A fórmula de disputa da Copa das Arenas se assemelha a Copa do Brasil em jogos de ida e volta. Será realizado o sorteio para a definição dos confrontos. Nos bairros onde não há arena de futebol, os jogos irão ocorrer no bairro mais próximo onde exista a estrutura. Para o início da competição as arenas irão receber melhorias.

Operações e fiscalizações diárias reduzem acidentes e mortes no trânsito de Macapá

Segundo o relatório consolidado recentemente pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), de janeiro a agosto do ano passado, ocorreram 2.308 acidentes em Macapá - dados que incluem ocorrências com pessoas feridas, vítimas fatais e danos materiais. A comparação, no mesmo período de 2015, aponta uma diminuição de 16%. Este ano, até 31 de agosto, o BPTran registrou 1.938 acidentes.

Quando os registros tratam somente de ocorrências com vítimas fatais, a queda é ainda mais significativa: 65%, já que no registro do BPTran, em 2014, 23 pessoas morreram nos locais dos acidentes de trânsito, e em 2015, este número baixou para 8 mortes, nos primeiro oito meses do ano.

O comandante do BPTran, tenente-coronel Paulo Serrão, atribui a queda dos óbitos, colisões e capotagens às duas mais importantes ações que ocorrem com frequência: operações com barreiras e as fiscalizações diárias. 

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

REUNIÃO COM ARTESÃOS VAI DISCUTIR O CADASTRO PARA EMISSÃO DE CARTEIRAS NACIONAL DA CATEGORIA

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), por meio da Coordenação Estadual do Artesanato, reúne nesta quarta-feira, 16, com artesãos ligados às nove associações que representam a categoria no Amapá. O encontro será às 17h, na Casa do Artesão, na praça Beira-Rio. Entre os assuntos em pauta estão o cadastramento para emissão da Carteira Nacional do Artesão, participação na Expofeira 2015 e nas feiras nacionais em Belo Horizonte e no Pará.

A Casa do Artesão, ligada à Sete, possui 548 artesãos cadastrados. A categoria integra nove associações nos dezesseis municípios do Estado. Um dos assuntos em pauta é a atualização de dados no Sistema de Cadastramento do Artesão Brasileiro (Sicab), cuja finalidade é possibilitar a emissão da Carteira Nacional do Artesão.


DOS TREZES VEREADORES SÓ DOIS VOTARAM CONTRA A LEI DA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS EM SANTANA

Em sessão ocorrida na noite de terça-feira, 15, na Câmara Municipal de Santana, os vereadores Richard Madureira e Zé Roberto foram os únicos parlamentares a votar contra o Projeto de Lei Complementar Nº 001/2015 de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza a terceirização da prestação de serviços essenciais da administração especificamente por meio de concessões. 

O PLC foi retirado de pauta após o vereador Richard Madureira pedir vista do projeto, se manifestando contrário à aprovação e em defesa dos trabalhadores e estabilidade do servidor. Após quatro meses, a matéria voltou à plenária acompanhada do parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Santana e foi aprovada por nove votos contra dois. 

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Desfile cívico estudantil surpreende moradores da zona norte de Macapá

A comunidade da zona norte de Macapá lotou as arquibancadas instaladas no início da Rodovia do Curiaú na tarde deste sábado, 12, para prestigiar o desfile cívico e militar em comemoração ao aniversário de 72 anos de criação do antigo Território Federal.

Dezoito escolas da rede estadual de ensino deram um show de criatividade e alegria ao abordar as peculiaridades dos 16 municípios do Estado do Amapá, através da música, esporte, dança e na representação dos projetos educacionais desenvolvidos nas unidades de ensino e por entidades.
O desfile cívico estudantil foi dividido em 5 pelotões, sendo o 1 º representado pelas bandeiras do Amapá, do Brasil e a de Macapá. Elas foram apresentadas pelas escolas estaduais Maria Neusa do Carmo, Rivanda Guimarães e Brasil Novo, respectivamente.

De acordo com a coordenadora do desfile da zona norte de Macapá, Arlene Favacho, as escolas do Estado estão na preparação para o desfile cívico desde o mês de abril. Com a temática "O jeito amapaense de ser: As identidades que encantam", Arlene destaca que os alunos puderam conhecer um pouco mais da cultura amapaense e suas tradições, além de exercitar o civismo que faz parte da educação.

"Todo o esforço é recompensado quando é observado que a mensagem chega ao público que prestigia o evento. Foi um desfile belíssimo que a população da zona norte pode também apreciar. O objetivo da organização do evento é levar o patriotismo para diversas áreas da cidade", pontuou.

Um dos grandes destaques do desfile que agitou o público foi a passagem da banda marcial Fanfarra da E.E Profª Ester da Silva Virgolino. Com 60 componentes, a banda coreografada apresentou muitos ritmos, o que arrancou aplausos e acalorou ainda mais o público.

Um dos integrantes da banda Fanfarra, Mauro Garcia, do 3º ano da E.E Profª Ester da Silva Virgolino, com um instrumento de sopro nas mãos, conta que os treinamentos remetem a 4 meses de ensaio e horas de dedicação e amor pela música.

"Nossa banda é considerada uma das melhores do Estado, gostamos do que fazemos. Estamos muito emocionados, fazemos de tudo para dar nosso melhor e ter o apoio do público. Pretendemos repetir o sucesso no próximo desfile, neste domingo 13, no sambódromo", comenta.
A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, reiterou os agradecimentos a todos que colaboraram na organização e execução do desfile. "Quero parabenizar a todas as nossas escolas que não mediram esforços para se apresentar de forma maravilhosa e a população que abraçou o desfile cívico, bem como, o apoio integral do governador Waldez Goés", conclui.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Vereador Richard Madureira anuncia saída do Partido dos Trabalhadores

Após 12 anos de militância, o atual presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Santana, vereador Richard Madureira vai apresentar nos próximos dias sua desfiliação à direção estadual do partido. O anúncio da saída torna-se público em função das divergências internas do PT no município nos últimos meses e a discordância com os rumos que tomaram a direção partidária, algumas lideranças e grupos internos. 
 
Richard Madureira é mandatário da sigla pela primeira vez na Câmara de Vereadores de Santana, onde atua como principal opositor ao atual Poder Executivo Municipal. O parlamentar explica que a decisão não se tratou de um processo fácil, uma vez que a trajetória dentro da legenda ao longo dos últimos anos foi marcada por incontestáveis avanços a partir da eleição do ex-prefeito Antonio Nogueira, em 2004.
 

Polícia Civil desmonta grupo criminoso comandado de dentro do IAPEN

Após dois meses de investigação, a Polícia Civil conseguiu desarticular um grupo criminoso especializado em assaltos e que era comandado de dentro da prisão. A ação policial que prendeu sete pessoas ocorreu na manhã desta quarta-feira, 9, e foi executada pela equipe da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), que conduziu as investigações.

Conforme o delegado Paulo Reyner Mousinho, os crimes, cujo objetivo principal era roubar malotes de dinheiro momentos antes do depósito bancário, ocorreram todos em Macapá. Segundo ele, as ordens e as instruções para os roubos partiam de dentro do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). "À medida que os membros da organização criminosa iam sendo presos, eles eram substituídos por outros 'soldados do crime'. Mas nós 

identificamos cada um dos envolvidos", explicou o delegado.
As investigações apontam ainda que os criminosos acompanhavam a rotina diária de empresários. "Eram dias que eles passavam observando o comportamento das vítimas, no caso, os empresários. Eles [os acusados] sabiam exatamente a movimentação bancária de cada um. Por isso, é importante sempre mudar o horário de nos bancos e ir em carros diferentes, mudar a rotina", orienta o delegado.

A Justiça emitiu nove mandados de prisão, dos quais sete foram cumpridos, e 10 de busca e apreensão. Após serem interrogados, os acusados foram encaminhados à penitenciária. Os chefes da quadrilha foram formalmente notificados no final da manhã.

Ações de segurança
O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Gastão Calandrini, lembrou que este foi o segundo grupo desmontado pela Polícia Civil este ano. Segundo ele, por causa da escassez de recursos - provocada pela crise financeira em todo país -, o governo decidiu concentrar as ações de Segurança Pública em operações de maior abrangência.

"Esta foi uma operação específica de combate ao crime organizado. E quando a polícia executa uma ação como esta, o resultado é mais eficaz porque os agentes identificam os envolvidos e a operação tem o respaldo da Justiça. Por isso, essas operações da polícia civil são mais amplas. E esta é uma política de Segurança Pública mais específica", avalia Calandrini.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Obras do Trapiche Eliezer Levy deverão ser concluídas em outubro

As obras da reforma e manutenção do Trapiche Eliezer Levy devem ser concluídas até outubro deste ano. O espaço ganhará novas instalações, com acessibilidade, internet e revitalização do bonde, que transporta visitantes do início até a extremidade do píer.

Os trabalhos estão concentrados na substituição da estrutura em madeira, manutenção da estrutura de ferro, rede elétrica e iluminação. A licitação para a reforma do trapiche ocorreu em caráter emergencial, devido a situação de abandono e o risco de acidentes aos visitantes e está disponível para consulta no Portal da Transparência.

"O trabalho que estamos realizando vai trazer mais segurança e conforto ao visitante. O piso de concreto vai dar mais acessibilidade, além da nova sinalização e iluminação", explicou o secretário de Estado da Infraestrutura, André Rocha.

A nova estrutura do trapiche contará com duas torres de 30 metros, que servirão para a instalação de rede wi-fi e link de televisão, além de serem usadas como haste para as bandeiras do Amapá e do Brasil. "As torres vão oferecer serviço de internet e servirão de apoio para emissoras de TV e rádio que quiserem fazer uma transmissão ao vivo do local", ressaltou o secretário.

O Corpo de Bombeiros condenou a estrutura do trapiche e o laudo emitido pela própria Seinf também reforça a deterioração do espaço. A última reforma realizada no trapiche foi em 2010, e, desde então, a estrutura não recebeu nenhum tipo de reparo.

A execução dos serviços está orçada em R$ 1 milhão. "De acordo com nosso cronograma, a obra não precisará de nenhum tipo de aditivo, sendo concluída dentro do prazo e orçamento", concluiu Rocha.

CONVÊNIO DE R$ 150 MIL VAI VIABILIZA A REATIVAÇÃO DA APAE MACAPÁ

Um convênio do valor de R$150 mil entre Governo do Amapá e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Macapá (Apae Macapá) vai beneficiar o atendimento de habilitação e reabilitação de 625 crianças e adolescentes com deficiências intelectuais e múltiplas, na área de transição de média complexidade da associação.

O Convênio nº 03/2015 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi assinado na tarde desta terça-feira, 8, no Palácio do Setentrião, com a presença do governador Waldez Góes, de secretários de Estado e de funcionários, pais e alunos da Apae Macapá.

Há seis meses a instituição está com todos os trabalhos parados por falta de recursos que garantam a compra de materiais permanentes e até de merenda escolar. Segundo a administração da Apae Macapá, a instituição estava se mantendo, de forma precária, através de pequenas doações e eventos de arrecadação de fundos realizados pelos próprios professores, já que nos últimos quatro anos não foi firmado nenhum convênio com a gestão Estadual.

 "Em 2015 a Apae só funcionou por dois meses. Mas esse tempo de ficar com o pires na mão acabou e já estamos nos preparando para o retorno as aulas na próxima quinta-feira, 10", comemorou Abel Mendes, presidente da Apae.

Maria de Fátima Lopes e a filha, Fatiane Lopes, aluna da Apae, também comemoraram o retorno das aulas. Segundo a mãe, esse período sem estudar foi complicado e deixou Fatiane muito triste. "Minha filha sente falta da rotina diária. Lá [na Apae] ela tem aulas de natação e de dança além de um auxilio pedagógico. Isso preenche de forma positiva o tempo dela", declarou.
O governador Waldez Góes ressaltou que a Apae tem um papel de extrema importância na sociedade. "Esse convênio não é um ato administrativo. Ajudar a reativar a Apae é um ato de amor", afirmou o governador.
Desde o início do ano o GEA está comprometido nesse trabalho de reativação da Apae. Em março, através de um convênio com a Secretaria de Estado da Educação, 97 professores foram cedidos para instituição. "Queremos garantir que a Apae tenha um corpo docente completo, para que o trabalho seja desenvolvido com excelência, afinal, são mais de 600 alunos", afirmou a secretária Conceição Medeiros.

Apae
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma sociedade civil de caráter assistencial, sem fins lucrativos de duração ilimitada. Em Macapá foi fundada em 1966.

A Apae conta com serviços de profissionais de odontologia, psicologia, médicos e assistentes sociais, além de oferecer atividades como dança, música, teatro, oficinas de artesanato, horta, natação e outros esportes para pessoas de 0 a 65 anos.

Seed e gestores definem os últimos preparativos para os desfiles cívicos de 13 de Setembro

Para alinhar os detalhes finais dos desfiles cívicos escolares em alusão a 13 de Setembro, data em que se celebra a criação do extinto Território Federal do Amapá, a comissão organizadora da Secretaria de Estado da Educação (Seed) reuniu nesta terça-feira, 8, com coordenadores, gerentes e diretores escolares. Durante o encontro, foram apresentados a estrutura dos desfiles, os temas abordados, coordenadores, e pontos de encontro das escolas de acordo com cada grupo.

A programação acontece no sábado, 12, às 16h30, na Rodovia do Curiaú, e no domingo, 13, às 17h30, na Avenida Ivaldo Veras - sambódromo. Com a temática "O Jeito Amapaense de Ser, as Identidades que Encantam", os desfiles irão retratar os 16 municípios do Estado, dando evidência aos seus personagens ilustres e suas identidades, por meio das riquezas culturais, econômicas, políticas e sociais de cada localidade.

No total, 100 escolas estaduais irão participar dos desfiles, sendo 82 no desfile do sambódromo e 18 na Rodovia do Curiaú. Os locais dos desfiles irão receber estruturas de arquibancadas (zona norte), sonorização, além de ornamentação, iluminação.

Os ensaios para os desfiles deste ano iniciaram no mês passado. Os alunos recebem instruções sobre a postura correta, marcha e também afinaram os instrumentos das bandas marchais. De acordo com o cronograma de apresentação, os primeiros pelotões irão trazer as bandeiras do Brasil, Amapá e da capital, Macapá. Seguindo com as bandeiras dos demais municípios do Estado.

No decorrer do desfile, as escolas irão detalhar as riquezas dos municípios, com frases que marcam a história de cada cidade do Estado do Amapá. "Nossa programação deste ano será uma grande aula tanto para os que irão desfilar, quanto para quem vai prestigiar. Os alunos irão resgatar através das faixas, estandartes e indumentárias um pouco da história do Estado do Amapá", enfatizou a secretária de Educação, Conceição Medeiros.

Confira a programação:
Desfile Cívico Macapá - zona norte
Data: 12/09
Local: Rodovia do Curiaú
Hora: 16h30

Desfile Cívico Macapá - zona sul
Data: 13/09
Local: Sambódromo
Hora: 17h30

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

IPVA: Blitz vai fiscalizar adimplência de veículos no Amapá

Desde a terça-feira, 1°, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) intensifica a fiscalização nos veículos que circulam em todo o Estado. O intuito é verificar se o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) está devidamente regularizado.

Constatada a inadimplência, os veículos serão recolhidos para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito. A liberação só será autorizada após a quitação do IPVA e a multa é de R$ 191. "A licença dos veículos será solicitada em abordagens na blitz e se for constatado irregularidades o veículo será levado ao pátio do órgão", explicou Inácio Maciel, diretor-presidente do Detran.

O recolhimento do veículo será imediato. "Para não causar transtornos e dor de cabeça, aqueles motoristas que ainda não fizeram a quitação do imposto devem ir ao departamento se regularizar", alertou.

As barreiras são organizadas pelas equipes do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Policiamento da Rodoviária Estadual (BPRE), eles atuam nos períodos da manhã, tarde e noite. "Os órgãos de segurança que vão dar apoio para o Detran estarão nas ruas em fiscalizações cotidianas, verificando veículos com placas de 0 a 9", concluiu o diretor.

De acordo com estimativa da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o Estado do Amapá deve arrecadar R$ 56 milhões, em 2015, com o IPVA. A frota que circula em todo Estado é de 150 mil veículos, entre carros e motos.

Estão isentos de pagar o imposto os veículos acima de dez anos de vida útil e os de órgãos públicos. Também contam com isenção os veículos de propriedade de deficientes físicos, deficientes visuais e intelectuais e autistas, sendo este benefício estendido aos seus representantes legais concedido por lei estadual, regulamentada em abril pelo governador Waldez Góes.

Desfile Cívico promete inovar nas apresentações de 7 de Setembro deste ano

O Desfile Cívico que marca a Independência do Brasil, na próxima segunda-feira, Dia 7 de Setembro, promete surpreender o público no sambódromo, a partir de 7h30. A entrada é gratuita.

De acordo com a Comissão Organizadora do evento, que é coordenado diretamente pelo Palácio do Setentrião, através do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Exército Brasileiro vão levar novas apresentações à Avenida Ivaldo Veras.

O Canil da Polícia Militar (PM) e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) também devem inovar nas simulações deste ano. "São demonstrações táticas das atividades policiais que os agentes de segurança pública desenvolvem no dia a dia", explica a capitã Fabíola Lima, do GSI.

DENÚNCIA: Com aluguel atrasado desde 2013, anexo de escola deixa de atender 200 crianças em Santana

Após receber denúncias de pais de alunos, o vereador Richard Madureira comprovou mais uma mazela provocada pela falta de compromisso e planejamento do atual prefeito de Santana, Robson Rocha. Sem receber a mensalidade desde 2013, o proprietário do imóvel onde funciona o anexo da Escola Municipal Iranilde de Araújo Ferreira, localizado no bairro Vila Daniel, foi obrigado a fechar o prédio em protesto à falta de pagamento. A medida atinge cerca de 200 crianças atendidas pela instituição em dois turnos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Seminário discute Pacto Nacional pelo Ensino Médio no Amapá

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) deram início nesta terça-feira, 1, ao III Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), com o tema "Desafios da Formação Continuada de Professores do Ensino Médio no Amapá na Perspectiva Interdisciplinar". O evento ocorre no auditório do Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, até esta quarta-feira, 2, às 12h.

O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento, promover a valorização da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio e rediscutir e atualizar as práticas docentes voltadas para esta etapa de ensino.
O Amapá tem 2.563 docentes do ensino médio distribuídos em 110 escolas públicas, atuando em todas as disciplinas.

Segundo a coordenadora estadual do PNEM, Dinamarta Vilhena Gonçalves, essas ações visam a melhoria da qualidade da educação e a implantação das diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio.
"O encontro é a culminância do trabalho de formação com os professores para debater temáticas que devem ser comtempladas nos currículos do ensino médio, a fim de melhorarmos índices como o Ideb, evasão escolar e outras problematizações", destacou.

A pró-reitora de graduação da Unifap, Leila Feio, destacou o grande desafio do encontro e referiu-se aos indicadores que sinalizam que apenas 54% dos jovens até 19 anos cursam o ensino médio até o final, segundo perspectiva nacional.

"O pacto tem uma ampla base legal e metas claras a serem alcançadas. Temos um número significativo de alunos que não terminam o ensino médio na idade certa. Do ano 2000 até 2012 houve uma melhora significativa, mas ainda temos muito para avançar no sentido de atingir uma formação solidificada", ressaltou.

O encerramento do Seminário será amanhã, 2, às 12h, com a apresentação do projeto de formação continuada para coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas do ensino médio no Estado.

O pacto
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do ensino médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele têm direito.

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...