domingo, 23 de março de 2014

85% dos santanenses já contam com água potável na torneira

CID1-PRINCIPAL
Num discurso emocionado, o governador Camilo Capiberibe lembrou, ao entregar a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santana, que essa é a maior obra de saneamento básico feito pelo Governo do Estado em 38 anos. O último investimento em água naquele município ocorreu em 1976.

Disse ainda que segue com a meta de levar água tratada para 100% dos domicílios de todos os dezesseis municípios do Estado, a exemplo que já fez em Amapá e em localidades como Gurupora, em Cutias, e Maracá, no Mazagão, além de Vitória do Jari, entre outros.


E moradores de bairros como o Ambrósio, que antes tinham, de forma precária, água tratada, já sentiram os reflexos dos investimentos de mais de R$ 12 milhões feitos pelo governador Camilo Capiberibe para levar água tratada aos lares santanenses.

"Desde de fevereiro começou, aos poucos, chegar água na torneira de casa e hoje, finalmente consegui, depois de muito tempo, tomar banho usando meu chuveiro", comemorou a doméstica Gisele Cardoso Carvalho.

"Ficamos todos felizes quando percebemos que a água estava chegando nas torneiras. Depois de tantos anos sem água não tinha mais esperanças, por isso vim hoje para a inauguração, para agradecer o empenho do governador", declarou a líder comunitária do bairro Daniel, Rosinete Oliveira.

Camilo Capiberibe afirmou que, ao assumir o governo, estabeleceu como compromisso levar água tratada de qualidade para a população do Estado e que Santana era uma das prioridades. "Tínhamos que resolver o problema do presente e, ao mesmo tempo, pensar no futuro, porque o segundo maior município amapaense merece ser tratado e pensando de forma grande, devido a sua importância para o desenvolvimento do Amapá", argumentou o governador.

O prefeito de Santana, Robson Rocha, reconheceu o benefício que o Governo do Amapá trouxe para o município. "Não tinha água tratada para produzir gelo e o pescador era obrigado a pagar mais caro por esse produto. Agora a realidade será outra. Santana está em festa graças ao governador Camilo", atestou.

A nova ETA amplia a capacidade de fornecimento dos atuais 600 metros cúbicos para 1.700 metros cúbicos, contemplando bairros da periferia do município, como Provedor II e Ambrósio, cujo abastecimento era bastante precário em função do desperdício ocasionado pelas ligações clandestinas existentes nesses locais.

De acordo com a presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Ruy Smith, o total dos investimentos deverá ultrapassar os R$ 20 milhões no final do projeto, incluindo recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do próprio Estado.

"O governador Camilo está plantando saneamento e colhendo saúde, porque água tratada é saúde", asseverou Smith.

Camilo Capiberibe encerrou a solenidade reafirmando o compromisso com o povo do Amapá e disse que, até o final deste ano, os moradores das sedes de todos os municípios terão água em seus lares.

Diário do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...