quarta-feira, 5 de março de 2014

Maré alta deixa Defesa Civil em alerta sobre inundações em Macapá

Equipes ficarão em alerta nos meses de março e abril.
Maré alta e forte chuva podem fazer nível de canal do Centro transbordar.

Canal da Avenida Mendonça Júnior é um dos pontos que podem alagar em Macapá (Foto: John Pacheco/G1)
Canal da Avenida Mendonça Júnior é um dos pontos que podem alagar em Macapá
   Mesmo sem o transbordamento previsto para acontecer na tarde desta segunda-feira (3) no canal da Avenida Mendonça Júnior, no Centro de Macapá, a Defesa Civil Municipal informou que continuará mantendo as equipes em alerta nos meses de março e abril por causa da possibilidade de alagamento na região central da cidade. O fenômeno é provocado pela combinação de chuva e maré alta do rio Amazonas.
Inspetor da Defesa Civil Municipal, Maicon Kirley (Foto: John Pacheco/G1) 
Coordenador da Defesa Civil Municipal Maikon Vaz
Segundo a Defesa Civil Municipal, a soma dos fatores climáticos podem elevar o nível do rio para 3,5 metros. A altura é considerada crítica para alagamentos no Centro de Macapá. No canal da Avenida Mendonça Júnior, por exemplo, havia  previsão de transbordamento para o fim da tarde, no entanto, a chuva parou antes das 16h.
O coordenador da Defesa Civil Municipal Maikon Vaz avisou que conforme o ciclo da maré, o nível do rio Amazonas deve ficar elevado novamente por volta de 4h da madrugada de terça-feira (4).

“As águas de março e abril são as maiores do ano no rio Amazonas, e como o nível do solo é praticamente o mesmo do mar, fica complicado essa água vazar para outro lugar, provocando a inundação no Centro de Macapá. Atualmente estamos realizando o monitoramento das comportas”, comentou Vaz.

As áreas propícias a alagamentos são da orla de Macapá e do entorno do canal da Avenida Mendonça Júnior. As comportas do canal ainda chegaram a ser fechadas no domingo (2) deixando a inundação apenas com água da chuva, sem a da maré.

“A orientação é que os moradores do entorno dessas áreas elevem objetos pessoais ou deixem as casas porque não tem outra alternativa. Para resolver esse problema teria que refazer toda a estrutura de drenagem da frente da cidade”, informou o coordenador da Defesa Civil Municipal de Macapá.

 Do G1 AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...