Bispo do Xingu, na Amazônia, desde 1981, e em seu segundo mandato como presidente do Conselho
Indigenista Missionário (Cimi), dom Erwin Krautler acredita que os
povos indígenas não têm o que comemorar neste dia 19, Dia do Índio. Para
ele, a situação desses povos tradicionais piorou nos últimos anos,
tanto pela demora na demarcação de terras indígenas, o que favorece os
conflitos fundiários e a violência, quanto pela falta de atenção
governamental a direitos como saúde e educação.
Crítico de megaempreendimentos na Amazônia, como a construção da Usina
Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, dom Erwin, que também é secretário
da Comissão Episcopal para a Amazônia, foi recebido pelo papa Francisco
no Vaticano, no último dia 4. Na ocasião, o bispo denunciou os problemas enfrentados pelos povos indígenas, ribeirinhos e pelas comunidades amazônidas.
“Vivo
na Amazônia há quase 50 anos. Sou uma testemunha qualificada para falar
sobre esses assuntos. E, como bispo, tenho o direito e a obrigação de
chamar a atenção sempre que os direitos humanos forem violados”, disse o austríaco, que tem cidadania brasileira há 23 anos, em entrevista exclusiva à
Agência Brasil.
Confira abaixo os trechos mais importantes da entrevista.
Agência Brasil: Quais foram os principais assuntos que o senhor tratou com o papa Francisco?
Dom Erwin Krautler:
Conversamos sobre as comunidades da prelazia do Xingu, que não recebem a
eucaristia porque contamos com apenas 27 padres para atender a cerca de
800 comunidades. O papa pediu que apresentássemos propostas para
solucionarmos esse problema que afeta cerca de 70% das comunidades da
Amazônia onde não há celebração eucarística. Também conversamos sobre a questão ecológica.
Agência Brasil: E sobre a questão indígena em particular? O que os senhores conversaram?
Dom Erwin:
Falamos da questão indígena como um todo, mas também da situação de
alguns povos em particular, como os guaranis-kaiowás, de Mato Grosso do
Sul, que vivem encurralados em um espaço diminuto, o que lhes causa
muito sofrimento. Citei a situação dos povos do Vale do Javari, no
Amazonas, onde os índios são acometidos por doenças como a hepatite, e o
governo, a meu ver, pouco faz. Falei dos grupos de índios isolados que,
oficialmente, não existem. Para lembrá-lo do carinho que os povos
indígenas sentem por ele, lembrei o papa de sua vinda ao Rio de Janeiro,
em 2013. E disse-lhe que os índios do Brasil contam com sua ajuda, que
esperam que ele apele ao governo brasileiro para que demarque as terras
indígenas.
Agência Brasil: O senhor é um
conhecido crítico de megaempreendimentos e costuma acusar o governo e
alguns parlamentares de se unirem a grupos de interesses econômicos. Ao
falar dos problemas que afetam os povos indígenas, que aspectos o senhor
citou ao papa?
Dom Erwin: Logicamente, me referi à
construção da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. Uma obra que
afeta não apenas os índios da região e que, do jeito como está sendo
executada, levou à cidade de Altamira o caos em termos de saúde, de
educação, de transporte, de segurança pública. A Justiça Federal acaba de determinar
que a empresa responsável, a Norte Energia, cumpra as condicionantes
que deveriam ter sido cumpridas antes do início das obras e que não vêm
sendo observadas.
Isso é positivo, mas as medidas judiciais,
infelizmente, estão chegando tarde. Há comunidades indígenas que, de
certa forma, já foram desmanteladas e só agora algumas autoridades
parecem descobrir a anormalidade da situação. Basta ver o crescimento da
população de Altamira.
A cidade não se preparou para isso. Às vezes,
sentimos como se Belo Monte fosse um rolo compressor passando sobre nós,
mesmo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) tenha
prometido que esse projeto não seria empurrado goela abaixo de ninguém, o
que acabou acontecendo.
Agência Brasil: O senhor criticou o governo brasileiro ao papa?
Dom Erwin:
Disse a ele que o governo e o Congresso Nacional tomam iniciativas
contrárias aos interesses dos povos indígenas. Medidas, a meu ver,
inconstitucionais. Não houve tempo para que eu entrasse em pormenores,
mas eu disse que o governo não luta pela causa indígena. E que o
Congresso Nacional tem desrespeitado os direitos indígenas por meio de
várias iniciativas que contrariam esses direitos, como a propostas de
emenda à Constituição, a PEC 230, que quer transferir do Poder Executivo
para o Legislativo a prerrogativa do governo federal de demarcar terras
indígenas.
Agência Brasil: Em que medida a
demora na identificação, demarcação e homologação das terras indígenas
prejudica os povos indígenas e contribui para o acirramento da tensão no
campo?
Dom Erwin: Ao ser promulgada, em 1989, a
Constituição Federal estabeleceu um prazo de cinco anos para que todas
as terras indígenas fossem demarcadas.
Ou seja, até 1993 todas as terras
identificadas como territórios tradicionais indígenas deveriam estar
identificadas e homologadas. Passados 21 anos do fim desse prazo, pouco
mais de 44% foram realmente demarcadas. Em 2013 não houve nenhuma
demarcação.
Dessa forma, essas terras ficam escancaradas para todo o
tipo de invasor. É bom que se diga que demarcar novas reservas indígenas
não significa criar enclaves, mas sim reconhecer que, no interior do
território nacional, há áreas pertencentes à União destinadas ao
usufruto dos povos que as habitam desde tempos imemoriais.
Agência Brasil: Como o papa reagiu ao seu relato e a suas críticas ao Estado brasileiro?
Dom Erwin:
Ele não entrou em detalhes nem se pronunciou oficialmente sobre o
assunto, mas me ouviu atenciosamente e manifestou seu apoio à causa
indígena.
Agência Brasil: O senhor presidiu o
Cimi entre 1983 e 1991 e, agora (2007- 2015), cumpre seu segundo mandato
à frente do órgão. Comparando esses dois períodos, quais as principais
mudanças em relação à situação dos povos indígenas?
Dom Erwin:
No final da década de 1980, a principal luta era em torno da
Constituição Federal, o empenho necessário para inscrevermos no texto
constitucional os direitos dos povos indígenas. Naquele momento,
cantamos vitória, pois houve vários avanços, como o fato de os índios
terem deixado de ser tutelados pelo Estado e se tornarem cidadãos
brasileiros de fato, com direito a suas terras, suas expressões
culturais. Agora, estamos lutando para impedir o avanço de iniciativas
prejudiciais aos povos indígenas.
Agência Brasil: Mas a situação, hoje, está melhor ou pior?
Dom Erwin:
Eu penso que a situação dos povos indígenas piorou nos últimos anos,
sobretudo de 2003 para cá. Exatamente pela falta de empenho do governo
em favor das demarcações e da saúde indígena. Faltam interesse e vontade
política de assumir a questão indígena como uma causa importante na
defesa dos direitos humanos.
Agência Brasil: Há o que se comemorar neste dia 19, Dia do Índio?
Dom Erwin:
Eu preferiria falar em Dia dos Povos Indígenas. Não se trata de uma
data para festejar, mas sim para sensibilizar e conscientizar a
sociedade a respeito dos direitos desses povos. Em nosso atual sistema, o
índio é considerado um obstáculo ao chamado progresso, entendido apenas
do ponto de vista da taxa de crescimento econômico. Se entendermos
desenvolvimento como melhoria da qualidade de vida para todo o povo
brasileiro, os índios não só têm seu lugar, como sua sabedoria milenar é
uma riqueza para o país.
Agência Brasil: A
demora na demarcação das terras indígenas acirra uma disputa que, muitas
vezes, envolve famílias de pequenos produtores rurais, gente assentada
pelo próprio governo em terras hoje reivindicadas como territórios
tradicionais. Entre essas pessoas há católicos que criticam o fato de a
Igreja, por meio do Cimi, defender os interesses indígenas em detrimento
dos de pequenos produtores e trabalhadores rurais. Como o senhor
responde a essas críticas?
Dom Erwin: Eu não aceito
dizerem que defendemos apenas os povos indígenas, sobretudo contra
pequenos agricultores. Essa equação não funciona. O que dizemos é que se
foi o governo que assentou famílias de colonos em áreas indígenas, é o
governo que tem que resolver
o impasse criado por ele mesmo. Não defendo e não aceito que se
arranque de uma área indígena, com o uso de força policial e sem a
devida reparação, uma família assentada pelo governo.
Em casos assim, o
governo tem que disponibilizar a essa família uma área equivalente à que
ela ocupa e indenizá-la não só pelas benfeitorias feitas na terra, mas
também por todo o suor derramado em dezenas de anos de trabalho. Agora,
se alguém invadiu uma área sabendo se tratar de terra indígena, o
tratamento deve ser outro.
Agência Brasil: O senhor deve deixar a prelazia ao completar 75 anos. Já está cuidando de sua sucessão?
Dom Erwin:
Eu vou apresentar minha renúncia em 12 de julho deste ano, quando
completo 75 anos. Isso não significa que deixarei a prelazia de um dia
para o outro. Haverá o processo de escolha do meu sucessor, mas é
possível que eu seja sucedido por três bispos, já que a regional da CNBB
[Conferência Nacional dos Bispos do Brasil] sugere que, pelo seu
tamanho, a prelazia do Xingu seja desmembrada em três dioceses. Eu mesmo
apresentarei à regional um projeto nesse sentido.
Agência Brasil: O senhor teme que, com sua renúncia, a luta em prol da Amazônia e dos povos indígenas e ribeirinhos pode ser prejudicada?
Dom Erwin:
Não, não acredito. Pelo contrário. Eu talvez tenha até mais liberdade e
tempo para me empenhar em favor dessa causa. Não tenho o poder que às
vezes me atribuem. O que eu tenho é o direito e a obrigação de chamar a
atenção sempre que os direitos humanos forem violados.
Agência Brasil:
O país parece atravessar um momento preocupante, com um segmento da
sociedade se manifestando contra a garantia dos direitos humanos já
conquistados, grupos de justiceiros agindo à revelia da lei e casos de
ofensas a índios e outras minorias. O que o senhor diria a essas pessoas
já que, entre elas, há muitas que se identificam com os preceitos
cristãos?
Dom Erwin: Quem apela para fazer justiça
com as próprias mãos, defende esse tipo de coisa ou se opõe aos direitos
humanos está se distanciando da Igreja, de sua fé e de sua moral. Ainda
que saibamos que não devemos olhar apenas os fatos recentes, mas também
procurarmos as raízes desse comportamento e que, ao fazer isso,
cheguemos à conclusão de que a Justiça é muito lenta e que há muita
impunidade, sempre lutamos a favor dos direitos humanos. Precisamos de
vontade política, de políticas públicas, para frear esse tipo de coisa.
Agência Brasil
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