Agentes da Polícia Federal (PF) cumpriram na manhã desta quinta-feira (6) quatro mandados de busca e apreensão em Macapá referentes à operação "Cícero", que investiga um grupo suspeito de atuar na compra de votos no primeiro turno das eleições de outubro e que teria resultado na eleição de uma deputada estadual e outra federal.
Os mandados expedidos pela Justiça Federal foram cumpridos em residências na Zona Sul, mas a PF não divulgou a identidade dos alvos. As investigações apontam que o grupo teria captado votos ilegalmente das mais diversas formas, como entrega de bens, marcação de consultas médicas e transporte irregular.
Durante a investigação foi levantado que o grupo entregava botijões de gás, medicamentos e produtos de origem hortifrutigranjeira, tudo em troca de votos para a candidata a deputada estadual.
Além disso, foi apontado que a postulante à Câmara Federal teria realizado transporte irregular de eleitores nos bairros Araxá e Pedrinhas, na Zona Sul.
Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, compra de votos e transporte coletivo de eleitores, com penas que podem chegar a 13 anos de prisão.
Operação Cícero
De acordo com a corporação, o nome da operação faz alusão à obra “Como ganhar uma eleição”, do pensador romano Quintus Tullius Cicero.
Fonte: G1 Amapá
Nenhum comentário:
Postar um comentário