sábado, 3 de maio de 2014

Tradicional pescaria na Praça Floriano Peixoto é recorde de público no Dia do Trabalho

Uma verdadeira “parede de gente” se formou no entorno do lago da Praça Floriano Peixoto na tradicional pescaria do Dia do Trabalho em Macapá
Em comemoração ao Dia Mundial do Trabalho, 1º de Maio, nesta quinta-feira, na Praça Floriano Peixoto, a tradicional pescaria que acontece todos os anos para marcar a data foi um sucesso e recorde de público. A programação é mais uma iniciativa do Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

"Uma parede de gente", entre crianças, jovens e adultos, lotou a calçada no entorno do lago, todos com caniço, linha, anzol e isca. O objetivo era pegar peixes, não importava o tamanho. Foram disponibilizadas três toneladas de pescado da espécie tambaqui.
A pescaria, dentre outras atividades paralelas, foi um momento aguardado com expectativa pela população, que se aglomerava para fisgar um ou mais peixes. Cada grito ou movimentação eufórica eram dados como certo de que mais um peixe havia sido capturado.
O carpinteiro Hosarnã aproveitou o feriado para levar toda a família. Acompanhado da esposa e de seus dois filhos, Renan e Fernanda, e da vizinha, eles aprenderam um pouco sobre a arte da pescaria "e da paciência", como definiu.
"Até agora não pegamos nenhum, já fizemos revezamento, mas nada. Eu já parei e estou aguardando a minha mulher para ver se consegue pegar algum. Sei que para pescar é preciso muita paciência, concentração e tranquilidade. Se ficar ansioso, não se consegue nada, 'nenhunzinho' sequer", brincou.
Jonas Evaldo de Souza disse que adora pescar e estava se divertido muito. Também confessou que todos os anos não perde nenhum evento desses.
"Pescar me faz muito bem, vou feliz para casa, pois pelo menos consegui levar um peixe. Mas ter paciência é fundamental para obter uma boa pescaria", comentou.

Um grupos de amigos marcou presença. Equipados de iscas de camarão e embalados por caipirinha, conseguiram pegar cinco peixes. O topógrafo Alex dos Santos contou que todo ano não perde uma programação dessas e até sugere aos organizadores a promoverem mais vezes.

"Era bom se tivesse em outros momentos, com isso movimentaria a praça e levaria lazer à população que curte uma pescaria. Além disso, esse local ficaria mais animado e sem espaço para vandalismo", recomendou.
Durante a programação do Dia do Trabalho o público contou com serviços gratuitos de corte de cabelo e acesso à emissão de Carteira de Trabalho; orientações de trânsito; palestras de orientação profissional; orientações de combate à violência doméstica; combate ao tráfico de pessoas; previdenciária e social; linha de crédito e palestra sobre alimentação saudável.

"Mais uma vez o trabalhador amapaense contou com um dia especial e uma diversificada gama de serviços gratuitos. O Governo do Estado trabalha incansavelmente para assegurar dignidade, oportunidade, qualidade de vida e acesso ao emprego e renda ao povo do Amapá ", avaliou Sivaldo Brito, secretário de Trabalho e Empreendedorismo.

AG. Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...