quarta-feira, 8 de outubro de 2014

(Foto: Cezar Magalhães/DOL)
No próximo sábado (11), a Baia do Guajará deverá ser tomada novamente por centenas de embarcações na 29ª Romaria Fluvial em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

Segundo pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), a primeira romaria fluvial, realizada em 1986, contou com a participação de cerca de 30 embarcações. Em 1987, o número aumentou quase 500%, com cerca de 150 embarcações.

Tamanha repercussão motivou o interesse de turistas e romeiros pelo Círio Fluvial, ocasionando a venda de ingressos para embarcações, que em alguns casos atualmente ultrapassa o valor de R$ 250,00, dependendo da sofisticação do navio e do cardápio oferecido.

Para este ano, a estimativa da Capitania dos Portos é de que cerca de 500 embarcações estejam participando do Círio Fluvial 2014. A romaria, no entanto, vai além: segundo o Dieese e a Diretoria do Círio de Nazaré, a expectativa é que aproximadamente 50 mil pessoas, entre as que estarão nos barcos participando diretamente da romaria fluvial e as que estarão assistindo desde a saída de Icoaraci até a chegada à Estação das Docas/ Escadinha do Cais do Porto, participem.

Dentro do Calendário das 12 romarias nazarenas do Círio 2014, a fluvial é o terceiro evento e percorren trajeto de 10 milhas náuticas, isto é, aproximadamente 18,500 km, de Icoaraci a Belém.

(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...