sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Polícia diz que suspeitos de matar idoso no AP são 'frios e dissimulados'

  Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (31), a Polícia Civil do Amapá deu detalhes sobre o sumiço e assassinato do aposentado Mário Ivo Sampaio, de 82 anos. Ele estava desaparecido desde segunda-feira (27). O corpo dele foi encontrado na manhã desta sexta-feira, enterrado próximo ao Rio Ajudante, em um vilarejo na área rural de Mazagão, a 32 quilômetros de Macapá. João Neto, delegado que preside o inquérito, qualificou como 'frios e dissimulados' os dois principais suspeitos do crime: um homem de 25 anos e uma adolescente de 14, presos na noite de quinta-feira (30), no Congós, em Macapá.

A polícia informou que reforça a hipótese de que o crime tenha sido cometido por vingança. "Em nenhum momento o suspeito disse que estava arrependido, sempre manteve-se calmo e não demonstrava nenhuma reação sentimental enquanto dava detalhes sobre o crime", afirmou o delegado.
Mario Ivo Sampaio, de 82 anos,  (Foto: Abinoan Santiago/G1) 
Mário Ivo Sampaio, de 82 anos, estava sumido
desde segunda-feira, 27
(Foto: Assunção Portela/Arquivo Pessoal)

"Ele disse que tinha desavenças com o idoso, com o qual já havia trabalhado como motorista. Esse foi o motivo da rixa, pois o suspeito afirmou que Ivo o chamou de 'ladrão' após acusá-lo de ter passado três dias desaparecido com o carro dele em novembro [de 2013]", acrescentou João Neto. Ele informou que o suspeito tem passagem pela polícia pelo crime de roubo, mas não chegou a ser levado para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
A menor de 14 anos, suspeita de participação no crime, negou em depoimento qualquer envolvimento com o idoso e lamentou que a única tristeza no caso seria "a saudade que vai sentir do namorado preso".

A coletiva do delegado foi acompanhada pela famíla de Ivo Sampaio, na sede do Departamento Geral de Polícia Civil, em Macapá.
Carro da vítima foi encontrado com marcas de sangue (Foto: Dyepeson Martins/G1) 
Carro da vítima foi encontrado com marcas desangue
 

Crime
Segundo a investigação baseada em depoimentos do suspeito preso, a morte do idoso ocorreu por volta de 5h30 de segunda-feira, após a vítima ter sido  surpreendida pelo homem dentro da casa onde morava. Ivo Sampaio foi morto com um golpe de faca desferido no pescoço, segundo a polícia.

O delegado João Neto disse que o corpo do idoso foi colocado no porta-malas do próprio carro e o suspeito, junto com a menor apreendida, passaram toda a manhã de segunda-feira circulando no veículo por vários pontos de Macapá. A polícia disse que o casal chegou a dar carona a duas pessoas que tiveram descartado pela polícia qualquer envolvimento no crime.

Entre 12h e 13h, ainda na segunda-feira, os dois foram até o local onde o corpo de Ivo foi enterrado, próximo ao Rio Ajudante. Nesse ponto houve a inclusão da terceira pessoa envolvida no crime, um jovem de 19 anos, que foi indiciado por ocultação de cadáver, ao ajudar a enterrar em uma cova de aproximadamente um metro o corpo do idoso, segundo confirmou a polícia.
Família de Mário Ivo Sampaio acompanhou coletiva, em Macapá  (Foto: John Pacheco/G1) 
Família de Mário Ivo Sampaio acompanhou coletiva
"Após o enterro, o três se encaminharam para um rio próximo ao local para tomar banho e lavar o sangue do carro, que na noite de segunda foi deixado em uma auto lavagem. As imagens do circuito de câmeras identificou os dois após haver a denúncia de que o carro de Ivo Sampaio havia sido encontrado com manchas de sangue", descreveu o delegado Celso Pacheco, do Grupo Tático Aéreo (GTA), que auxiliou nas investigações.  
 
Indiciamentos
 
A menor apreendida aguarda na Delegacia de Investigação de Atos Infracionais a análise do processo pela Vara da Infância e Juventude. O suspeito de matar o aposentado será indiciado por homicídio duplamente qualificado por motivo fútil, ocultação de cadáver e corrupção de menores. 

Ele já teve o pedido de prisão preventiva expedido pela Justiça e está no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) aguardando encaminhamento para o presídio.
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...