Usar
o Facebook deixa as pessoas de mau humor, mas elas continuam voltando
na rede social porque imaginam que vão ficar felizes com o site, revelou
uma pesquisa da Universidade de Innsbruck, na Áustria, publicada pela
Fast Company.
Os
pesquisadores de comportamento Tobias Greitemeyer e Christina Sagioglou
realizaram o estudo em duas partes.
Na primeira, os participantes que
usaram o Facebook por 20 minutos disseram estar em um humor pior do que
aqueles que só navegaram na web e os que não fizeram nenhuma atividade. O
grupo do Facebook também relatou que o tempo pareceu ter sido usado de
maneira menos significativa.
Em
um segundo experimento, os pesquisadores pediram para os participantes
adivinharem se passar 20 minutos no Facebook os deixaria mais felizes ou
mais tristes. Ao contrário da primeira experiência, os participantes
esperavam que usar a rede social os faria se sentirem melhores.
A
explicação para os resultados divergentes é uma falha na habilidade das
pessoas de prever um estado emocional futuro.
Ao longo dos anos,
psicólogos descobriram que as pessoas tendem a superestimar o quão
tristes elas ficarão depois de eventos negativos, como o término de um
namoro, e também exageram em quão felizes elas serão depois de
acontecimentos positivos, como ganhar na loteria.
No
entanto, o humor das pessoas depende do tipo de uso no Facebook. Um
usuário passivo, que geralmente navega pelos perfis e feed de notícias, é
mais propenso a se sentir infeliz e considerar os minutos gastos na
rede social como perda de tempo. O usuário ativo, que interage com os
amigos por mensagens e posts, se sente melhor com o uso do Facebook.
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