Enquanto o volume de vendas no comércio varejistas registrou queda no
mês de março em todo o Brasil, o Amapá corre na direção contrária do
cenário nacional, e registra um aumento de 9,6% em relação a março de
2013.
Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), calculada pelo
IBGE, divulgada nesta quinta-feira, 15, e classificam o Estado com o
melhor desempenho em todo o país, com base neste período.
Na comparação de fevereiro, os números do Amapá são positivos, com
aumento corresponde a 2,3%, posicionando o Estado como o segundo melhor
desempenho no ranking nacional. Para o secretário de Estado do
Planejamento, o economista José Ramalho de Oliveira, esse índice indica
que o Amapá vive um processo de fortalecimento da economia local. No
acumulado dos 12 meses, a taxa foi de 3,8%, o melhor resultado desde
novembro de 2013.
"O aumento no número de empregos formais no Estado nos últimos anos,
impactou positivamente no poder de compra da população. Os benefícios
fiscais concedidos pela Zona de Livre Comercio de Macapá e de Santana,
bem como a chegada de grandes empreendimentos do setor varejista, como a
inauguração de shoppings centers, são um dos fatores responsáveis por
esse incremento no volume de vendas", avalia o secretário.
Em relação ao volume de vendas ampliado, que engloba os setores da
construção civil e automotivo, o Estado segue os índices nacionais, com
queda de (- 2,3%), retração de 1% em relação a fevereiro.
De acordo com
especialistas, a variação negativa ocorreu em função das condições
climáticas (período chuvoso) e da queda na venda de carros, condicionada
pela retomada da cobrança do IPI e pelo aumento de custo do crédito ao
consumidor.
AG.AMAPÁ
AG.AMAPÁ
Nenhum comentário:
Postar um comentário