terça-feira, 10 de junho de 2014

Governo do Amapá vai retomar obra do Píer do Santa Inês, na orla de Macapá, ainda esta semana

Com mais de 60% do serviço pronto, as obras do Píer do bairro Santa Inês serão retomadas ainda esta semana. 

A decisão saiu depois que a empresa responsável pela construção saneou algumas pendências financeiras que vinham impedindo o andamento dos trabalhos.
Chefe de gabinete da Seinf, Isaltino JúniorNa manhã desta segunda-feira, 9, uma equipe de fiscais da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e da empresa executora fez uma vistoria no canteiro de obras para acertar alguns detalhes, antes da retomada da obra. 


"A empresa garantiu que, ainda nesta segunda-feira, nos apresenta o cronograma detalhando as datas do início da retomada e o prazo de conclusão da obra, mas já nos adiantou que, a retomada será ainda esta semana, e o término será para final de outubro ou início de novembro", relatou o engenheiro e chefe de gabinete da Seinf, Isaltino Carneiro Júnior.
Sócio-proprietário da empresa responsável pela obra, Antônio PereiraNa vistoria realizada na manhã desta segunda-feira, os fiscais da Seinf solicitaram à empresa mais agilidade, a partir da retomada da obra, inclusive fazendo algumas correções, principalmente na lage que dá acesso a cabeceira do píer. 

"Todas essas correções serão feitas, mesmo porque, nós teremos um novo ritmo de trabalho e vamos trabalhar mais precisamente com a maré baixa", afirmou Antônio Pereira, sócio proprietário da empresa.






Com a retomada dos trabalhos, a empresa volta a ter controle sobre o canteiro de obra e já aproveita para pedir a compreensão dos proprietários de embarcações, no sentido de não fazer do píer um ponto de atracação. "Essa será uma medida necessária até para evitar acidentes e incidentes", explicou Isaltino Junior.
Importância da Obra
A obra do Píer 1 do bairro Santa Inês, que vem sendo executada pelo Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), vai transformar o visual da frente da cidade de Macapá, atraindo turistas com a engenharia empregada numa construção que avança rio adentro.

Com a retomada dos serviços, faltará menos de 40% para a conclusão do setor três, que é a última plataforma, também destinada para embarque e desembarque de cargas e passageiros. Além da plataforma, um flutuante medindo 12x30 metros será construído garantindo o embarque e desembarque de cargas, passageiros e embarcações.
O Píer 1 contará ainda com restaurante, parque infantil, área de passeio, quiosques, passarelas e estacionamento para veículos.
O projeto retomado pelo atual governo prevê a construção de mais um espaço para o desenvolvimento do turismo no Estado, possibilitando a revitalização de um antigo terminal improvisado de embarque e desembarque de cargas e passageiros, detalhes que vão aprimorar ainda mais o roteiro turístico da orla do rio Amazonas.

A obra tem um investimento global de R$ 5.926.056,72, recursos do Governo do Amapá, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e emenda parlamentar.

Agência Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...