quarta-feira, 4 de junho de 2014

Operação previne assaltos durante “saidinha de banco”

POLICIA1-PRINCIPAL
 A Coordenadoria de Segurança Comunitária da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou nessa sexta-feira, 30, a operação "Saque Seguro", que objetiva alertar e instruir clientes de bancos sobre como efetuar transações bancárias de modo seguro e prevenindo contra as "saidinhas", através de folhetos ilustrativos.

Segundo o coordenador Rubivar Nobre, a operação visa despertar na comunidade uma informação segura para utilizar as agências bancárias. "Poucos se preocupam com a segurança pessoal com a ideia de que nada vai acontecer, isso é errado porque todos estão sujeitos a esses tipos de crimes. Com essa preocupação, elaboramos material informativo para evitar em cerca de 90% as vítimas do serviço bancário", ponderou.



A operação, que ocorreu pela manhã em várias agências das zonas Norte e Sul e no Centro de Macapá, contou com o apoio de 150 pessoas, entre Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, lideranças comunitárias da Zona Norte, Pedrinhas e Araxá, além das coordenadorias da Sejusp.

O secretário da Sejusp, Nixon Kenedy, acredita que a campanha "Saque Seguro" ajudará a diminuir os vários tipos de crimes que ocorrem em agências e caixas eletrônicos. 
"O Estado do Amapá busca uma proatividade na segurança pública, com maior prevenção, e esse alerta aos clientes é importante para reduzir os crimes. A ideia de trazer líderes comunitários para somar na operação faz com que a segurança pública, além de ser obrigação do Estado, seja dever de todos. Isso leva a liderança a receber o conhecimento e difundir o aprendizado com todos", complementou.

Durante a ação foram entregues folderes explicativos sobre como se manter seguro dentro de uma agência, no caixa eletrônico externo, cuidar do cartão magnético, como agir ao sair do banco e utilizar os serviços no dia a dia.

Marcelo Santos e José do Socorro Souza estavam na frente de uma agência do Centro da cidade e foram surpreendidos pela operação. Ambos consideraram uma boa atitude.
Diário do Amapá
 
"Precisamos mais de orientação para as pessoas ao sair do banco, estávamos conversando de como vemos clientes tirarem dinheiro e, ao invés de guardar no bolso da calça, acabam colocando na bolsa, sendo assim um alvo fácil para os assaltantes. A população deve se orientar mais sobre essa segurança", destacaram.

Dona Rita Arruda Souza e o marido também receberam o folder explicativo e a orientação da equipe da operação. Como aposentados, às vezes eles precisam de ajuda para realizar algumas operações. 
"Nós idosos temos dificuldades e acabamos por confiar em pessoas erradas, o que é o caso mais comum que ocorre em bancos. Com esse material, saberemos como devemos agir", opinaram.

A operação está prevista para acontecer novamente no final do mês de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...