quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Waldez, Roberto Góes, Edinho e Euricélia têm registros de candidaturas julgados

poli
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) deve encerrar, hoje, 13, em sessão plenária, os julgamentos dos registros de candidaturas aos pretendentes a concorrer nas eleições gerais do próximo dia 5 de outubro.
Do universo de 542 pedidos de registros de candidaturas, faltam apenas ser julgados 24. Entre esses julgamentos pendentes se encontram os do ex-governador Waldez Góes (PDT), que novamente tenta ocupar o Palácio do Setentrião; ex-prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT); ex-prefeita de Laranjal do Jari, Euricélia Cardoso (PP); e o deputado estadual Edinho Duarte (PP).
De acordo com o Calendário Eleitoral, o TRE-AP tinha até 6 de agosto para concluir os julgamentos dos registros de candidaturas. Não pôde cumprir o prazo porque, conforme explicação da instituição, houve pedidos de diligências com apresentação de certidões e outras provas, por parte do Ministério Público Eleitoral (MPE) e pelas partes impugnantes. “Por conta disso, foi preciso notificar os candidatos e abrir prazo para cumprir as diligências”, disse release do tribunal, na ocasião.
“Com essas provas esses registros se tornam mais complexos para análise e julgamento. Os principais candidatos entre esses 24 restantes são: Waldez Góes, Roberto Góes, Edinho Duarte”, informou o secretário judiciário do TRE-AP, Orlando Ribeiro Junior.
Até a última quarta-feira, quando houve julgamento de registros de candidaturas, o Tribunal Regional Eleitoral somou 52 deles indeferidos entre postulantes a deputado estadual, deputado federal e senador.
Contra o ex-governador Waldez, entre outros pedidos de indeferimento da candidatura, consta o baseado nas declarações feitas por ele dos bens que possuiria. Waldez teria burlado a Receita ao declarar os seus bens, segundo a coligação “Frente popular a favor do Amapá”, encabeçada pelo PSB do governador que tenta a reeleição, Camilo Capiberibe.
O ex-prefeito Roberto Góes, que postula a Câmara Federal, teria feito propaganda eleitoral antecipada durante um festival junino ocorrido em sua administração à frente do município de Macapá.
A ex-prefeita de Laranjal do Jari, Euricélia Cardoso, que também tenta a Câmara Federal, e o deputado estadual, Edinho Duarte, a reeleição, caíram na Lei da Ficha Limpa, ou seja, foram condenados por colegiado. Euricélia pelo Pleno do Tribunal Superior Eleitoral, e Edinho pelo Tribunal de Justiça do Amapá.
Euricélia foi condenada sob a acusação de ter influenciado economicamente a vitória do seu candidato na época para prefeito de Laranjal do Jari, Zeca Madeireiro, e Edinho porque teria contratado um vigilante para a sua residência particular com salário pago pela Assembleia Legislativa.

Fonte: Diário do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...