Hoje em dia, se você citar o nome da Apple em uma conversa, é bem
provável que a empresa seja sinônimo de sucesso e de produtos bem
feitos. É lógico que a companhia não é uma unanimidade, já que não
consegue agradar a todos, mas não há como negar o alto patamar alcançado
por ela nos últimos anos. Com o lançamento de celulares inteligentes e
outros aparelhos, a Maçã é uma das ditadoras de tendências do mundo
atual.
Acontece que a situação nem sempre foi essa. Para chegar a
um ritmo de excelência invejado por grande parte dos seus concorrentes,
a Apple precisou desenvolver uma série de produtos que não foi bem
aceita pelo público e recebeu aquele indesejável selo de fracasso.
Contudo, é importante ressaltar que erros fazem parte do aprendizado e
esses aparelhos fazem parte da história de sucesso da Maçã.
Sendo assim, o pessoal do site Business Insider
montou uma lista com as 12 piores criações da Maçã, seleção que envolve
de computadores a consoles. Você está preparado? Então, continue lendo
este artigo!
1. Falta de qualidade
Se
você era um fã do iPod e gostava de levá-lo para atacar de DJ nas
festas, talvez tenha ouvido falar do iPod Hi-Fi. Em uma explicação
simples, ele era um alto-falante sem fio e com um design que seguia o
estilo da Apple na época. O problema é que a qualidade som era bem
inferior àquela fornecida pelos concorrentes, fazendo com que os donos
de iPods escolhessem os produtos fabricados por terceiros.
2. Desconforto em foco
Assim
como você pode conferir na imagem acima, o mouse oferecido com o
primeiro iMac era excessivamente achatado. Com isso, a ergonomia ficou
severamente prejudicada, levando desconforto e dor aos usuários. Por
este motivo, a Maçã teve de repensar todo o design do seu periférico.
3. Um belo trambolhão
Em 1993, a Apple tentou inovar com a Macintosh
TV. O problema, além do fato do produto ser enorme e bastante feio, é
que a televisão não funcionava em integração com os computadores da
empresa. No fim das contas, o pessoal não viu muita utilidade para o
aparelho e ele acabou vendendo apenas dez mil unidades.
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(CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O
LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa
produção.
4. Chegando aos jogos
Você
sabia que a Apple tentou entrar no segmento de video games? Pois é, ela
fez isso com o console chamado Pippin, produzido pela Bandai e lançado
em 1996. Acontece que o mercado já contava com grandes nomes de peso e a
novidade vendeu menos de 50 mil unidades, sobrevivendo apenas um ano
nas prateleiras das lojas.
5. Feio, feio mesmo
A
empresa da Maçã tentou dar continuidade ao sucesso do computador Apple
II com o Apple III. Contudo, o design não era dos melhores e acabou não
fazendo sucesso entre os compradores, tanto que a companhia realizou um
recall das primeiras 14 mil unidades vendidas.
6. Era uma boa ideia...
O
Newton PDA foi feito para ser um produto de peso da Apple, inaugurando
de fato o mercado de computadores de mão no mundo inteiro. O problema é
que ele não era capaz de suportar muitas funções e o reconhecimento de
escrita falhava muito, fazendo com que os usuários desistissem do
aparelho. Mesmo assim, o dispositivo foi produzido por 11 anos.
7. Queimando a largada
A
Apple tentou ser uma das primeiras companhias a dominar o mercado de
câmeras digitais com a QuickTake, em 1994. Contudo, de acordo com o que
foi divulgado, a empresa entrou cedo demais nesse segmento, gerando
poucas vendas. Assim, três anos depois, a câmera da Maçã saiu de linha.
8. Preço alto demais
Novamente
com o objetivo de inovar, em 1989, a Apple lançou o Macintosh Portable,
o primeiro notebook da companhia. O maior problema do aparelho foi o
seu preço – ele custava US$ 7,3 mil, um preço considerado altíssimo e
que foi responsável por afastar os consumidores. Além disso, também
havia problemas no tempo de vida da bateria e com a qualidade de tela.
9. Era quente demais
O ano 2000 recebeu o computador acima, produto com um design bastante agradável e chamado de Power Mac
G4 Cube. Apesar da qualidade visual, dois defeitos acabaram com todo o
projeto. O primeiro era o alto preço – US$ 1.799. Em segundo lugar, um
defeito de produção causava superaquecimento, levando a diversos
problemas secundários. Um ano depois, a iniciativa foi abandonada.
10. Atenção à velocidade
O
ROKR E1 foi um celular resultante de uma parceria entre a Motorola e a
Apple, sendo o primeiro a suportar o iTunes, assim como teve a tutela de
Steve Jobs. No entanto, a memória não suportava muitos arquivos e a
velocidade de transferência de dados era realmente baixa. Com isso, não
houve público e a parceria entre as empresas foi abandonada um ano
depois do lançamento do aparelho.
11. Uma questão de moda
Você
se lembra da moda que consistia em guardar os celulares em pequenas
meias engraçadinhas? Então, a Apple embarcou nessa ideia. De 2004 até
2012, a Apple Store ofereceu meias da Maçã para armazenar o seu iPod. A
investida não foi um grande fracasso, mas não há muita gente que se
rendeu à ideia de embrulhar o próprio aparelho.
12. Problema de aceitação, mesmo
Quando lançou o primeiro modelo do iPhone, a Apple aproveitou para oferecer aos seus clientes um headset que se comunicava com o smartphone por Bluetooth.
O problema foi simples: o público não aceitou o produto tão bem assim e
a companhia considerou as vendas baixas. Com isso, a partir de 2009, a
Maçã vende apenas produtos deste gênero feitos por terceiros.
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Por
Redação Conactech
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