quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Ueap planeja modernização no sistema de informática

Para acompanhar uma das maiores demandas de crescimento da sua história, a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) deu início, esta semana, ao processo de reestruturação do sistema de dados da instituição que envolverá ampliação e modernização da infraestrutura tecnológica e da capacidade energética da instituição.

A Eletronorte do Amapá foi escolhida para receber a visita, na última segunda-feira, 12, da equipe de servidores da Ueap, composta da administração superior, engenheiros e técnicos de informática. A visita apurou, por meio de troca de informações e registros fotográficos, como funciona o departamento de Tecnologia da Informação (TI) da instituição.

A empresa, filiada à Eletrobrás, é a concessionária pública que fornece energia elétrica aos nove estados da Amazônia Legal, por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN), abastecendo também os compradores de energia elétrica das demais regiões do país. Para administrar um fluxo de dados nesse nível é necessária a existência de um sistema de TI que suporte com folga possíveis quedas de energia, desníveis de potência elétrica, fluxo de informações remoto entre localidades distantes e, evidentemente, conexão segura e rápida com a internet.

Atualmente a Ueap está composta de três campi em funcionamento, um com orçamento aprovado e tem planejada a construção de 5 pólos de ensino à distância. Para o reitor Perseu da Silva Aparício, a estrutura da Eletronorte é um referencial para as pretensões de crescimento da universidade.

"Uma das nossas propostas é fortalecer o setor de TI, atualizando os recursos de informática - que hoje sabemos que não são os mais adequados - para garantir que o nosso processo de expansão seja ordenado e que possamos oferecer à sociedade um serviço melhor", afirmou, considerando que a visita técnica é fundamental para assimilar erros e acertos de modelos de TI em órgãos onde também há grande fluxo de informação.
Expansão e planejamento
 
"Como eles têm fibra ótica até Calçoene e nós temos o planejamento da implantação de 5 novos polos de ensino à distância no interior, pensamos na possibilidade de fechar uma parceria para compartilhar essa linha de transmissão", estuda a pró-reitora de Planejamento e Administração, Joana Tork de Oliveira, que coordenou a visita técnica à Eletronorte e não descartou a possibilidade de firmar parceria entre as instituições para a distribuição de rede de telecomunicações.

De forma a adequar o modelo de TI verificado na Eletronorte à realidade da Ueap, Edielson Alencar, analista-chefe da universidade, considera essencial observar outros modelos com demandas diferentes. "Estamos fazendo uma série de visitas técnicas, dentre elas no TJ-AP, que tem especificidades mais parecidas com as que atendemos que, apesar de atender a um público diferente do nosso, tem uma divisão de trabalho no TI que é mais ou menos semelhante", avalia o analista.

Para Edielson, a visita à Eletronorte serviu como base de referência para que a universidade construa seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), que deverá ser o planejamento de base para os próximos anos. "Verificamos que eles [Eletronorte] têm planejamento de TI para cada 10 anos e é exatamente isso que pretendemos: um plano diretor que atenda a Ueap e se estenda por um prazo de 5 a 10 anos", revelou Edielson, lembrando que a universidade também deve planejar-se para a demanda proveniente do futuro campus na Rodovia JK assim como os polos de educação a distância.

Redação da Agência Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...