terça-feira, 17 de março de 2015

Com barco financiado pela Afap, pescador pode usufruir de seu próprio negócio

No último dia 11, a Agência de Fomento do Amapá (Afap) entregou mais um barco para o trabalho com pesca artesanal. O pescador contemplado foi Maurenir da Silva Azevedo, que finalmente pode trabalhar no seu próprio barco e gerenciar seus negócios.

A Afap dá continuidade às atividades da linha de crédito Pesca Artesanal, que possibilitou a construção do barco de Maurenir. Esta linha faz parte dos programas de crédito do Fundo de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Frap) que é gerenciado financeiramente pela Afap e atualmente conta com R$ 1.607.988,53 milhões em recursos para linhas de crédito.

Este este ano oito contratos para construção de barcos para pesca artesanal já foram assinados em menos de três meses - em 2014 foram 18. Com o contrato firmado, o processo dura em média de quatro a cinco meses para ser finalizado, dependendo do tempo que o estaleiro levará para concluir a obra.

"Eu estou muito feliz por ter meu próprio barco e poder trabalhar pra mim mesmo e não depender dos outros", disse o pescador, emocionado com sua nova conquista. "Eu lutei muito e agora vou trabalhar mais ainda pra melhorar minha renda", afirma Maurenir.

A entrega do barco foi feita na Capitania dos Portos em Santana, ocasião em que a embarcação foi vistoriada e liberada para circular. Silmara Souza e José Altamir Lobato, chefe e gerente de Crédito Rural da Afap, respectivamente, estiveram no local e acompanharam a entrega. "Este é um momento muito importante, há todo um processo até chegarmos aqui e nós da Afap ficamos muito felizes em ver mais um sonho realizado", disse Altamir, gerente de Crédito Rural.

A linha de crédito Pesca Artesanal fomenta diretamente o setor pesqueiro do Estado e de forma indireta a carpintaria naval, uma vez que os repasses financeiros são feitos diretamente para os estaleiros para que estes construam as embarcações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...