terça-feira, 24 de março de 2015

Governo do Amapa e DNPM se unem para fortalecer o setor mineral no Estado

Novos investimentos e apoio ao setor mineral do Estado foram assuntos discutidos durante a reunião entre o secretário de Relações Institucionais, Jorge Amanajás, e o superintendente regional do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), George Moraes de Souza, na manhã desta segunda-feira, 23, no Palácio do Setentrião.

Durante o encontro, o superintendente do DNPM apresentou ao secretário a conjuntura da exploração e aproveitamento dos recursos minerais no Estado do Amapá. "O Amapá tem uma potencialidade mineral ainda inexplorada, temos a presença de jazidas de ouro, médio porte para ferro, além de ter urânio, manganês, cromo, cassiterita, entre outros", disse.

De acordo com ele, existem grandes investidores dispostos a conhecer o potencial do Estado, mas que precisam encontrar estrutura para a produção mineral. "Estamos buscando o apoio do Governo do Estado para criar circunstâncias favoráveis para essas empresas, dentro das possibilidades", pontuou o superintendente.

O secretário Jorge Amanajás contou que o Estado vai criar condições logísticas para que empresas venham para o Amapá e tenham possibilidade de fluir a produção de minério. "Precisamos recuperar o porto de Santana e a ferrovia que são nossos principais escoadores de minério. Temos chance de desenvolver e fortalecer o nosso setor mineral", ressaltou.

DNPM
O Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia patrimonial, administrativa e financeira.

O departamento tem por finalidade promover o planejamento e o fomento da exploração mineral e do aproveitamento desses recursos e superintender as pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia mineral, bem como assegurar, controlar e fiscalizar o exercício das atividades de mineração em todo o território nacional, na forma do que dispõem o Código de Mineração, o Código de Águas Minerais, os respectivos regulamentos e a legislação que os complementam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...