quarta-feira, 25 de março de 2015

PESCADORES DO MUNICIPIO DE SANTANA RECEBEM NOVAS EMBACAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DA PESCA

A Agência de Fomento do Amapá (Afap) entregou duas novas embarcações aos pescadores do município de Santana, na manhã desta terça-feira, 24, na área portuária. Os barcos - uma catraia e um geleiro - têm a capacidade para seis toneladas de peixe.

O financiamento é fruto de uma linha de crédito de pesca artesanal, pertencente ao Fundo de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Frap) e Afap. O valor investimento foi de R$ 141 mil.

 De acordo com o gerente de Crédito Rural, Altamir Lobato, os pescadores contemplados terão um ano de carência e as parcelas são anuais, com prazo de finalização do financiamento é de sete anos.

Os juros são mais baixos do que os praticados no mercado, enquanto que o mesmo tipo de operação em outras instituições bancárias resultaria em taxas de juros mais altas e com o prazo de carência mais curto.

"É importante dizer que dentro dessa linha de crédito, se o investidor pagar até a data do vencimento, ele tem um desconto de 20% no valor da parcela. Então acaba sendo vantajoso. Caso o pagamento não seja efetuado, esse bem é devolvido ao Estado", afirmou Altamir.

Um dos barcos beneficiará o município de Santana e outro será destinado para atender os pescadores do município de Mazagão. Além disso, será possível assegurar o armazenamento do pescado capturado.

O proprietário de uma das embarcações, Elinaldo Rodrigues, aumentou as expectativas na produção do pescado, além de ajudar outros companheiros do segmento. "Isso é um ganho para nós pescadores, pois agora nós temos um barco e teremos uma produção melhor. Vamos vender peixe de qualidade e, com certeza, quem vai ganhar é o Estado, que consome a pesca", ressaltou.

Apoio
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Osvaldo Hélio, enfatizou a proposta do Frap, projeto idealizado pelo governador Waldez Góes, que nos últimos anos sofreu algumas reformulações, principalmente com a linha não reembolsável.

"O Governo do Estado certamente tem apoiado, valorizado os investimentos no segmento produtivo, pois o Frap é um financiamento que visa incentivar a produção dos pequenos investidores, inclusive dos pescadores. Hoje a Afap, que detém a administração do fundo, conseguiu nesses três primeiros meses do ano captar R$ 900 mil em investimentos, para os agricultores, pescadores e manejo de açaí", explicou Osvaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...