quarta-feira, 29 de abril de 2015

DENUNCIA: Prefeitura de Porto de Moz faz despejo de lixo hospitalar de forma irregular

O descarte irregular de lixo hospitalar é crime ambiental grave e pode estar ocorrendo sem controle em Porto de Moz-Pá.

Uma grande quantidade de lixo hospitalar esta sendo jogado de forma irregular na lixeira pública do município de Porto de Moz, na região do Baixo Amazonas.

De acordo com denuncias feitas por moradores da cidade, o lixo hospitalar está sendo coletado de forma irregular junto com o lixo doméstico, é despejado na lixeira Babaulândia que fica próximo da cidade, e pode estar colocando em risco, a saúde dos moradores e catadores de lixo que freqüentam diariamente o local.

Esse lixo pede trazer vários danos à saúde humana e ao meio ambiente, um grande perigo à saúde, uma vez que pode estar contaminado com microorganismos causadores de doenças.

Segundo a  norma 307 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que regulamenta o correto procedimento a ser realizado com relação aos lixos hospitalares e sua destinação. Todo o material especificado como lixo hospitalar deve ser devidamente condicionado em embalagens específicas para a sua destinação correta, e classificado, mas em Porto de Moz não está sendo feita da maneira correta.

Uma senhora que trabalha no lixão Babaulândia relata que a prefeitura do município despeja quase diariamente uma grande quantidade de lixo hospitalar no local. “É quase todos os dias eles jogam caixas cheias de seringas, agulhas e remédios”, Relata Dana Lucia. O blog tentou entrar em contato com a Secretaria de Infraestrutura, mas não conseguimos falar com ninguém para falar sobre o assunto.


Além do descaso e irresponsabilidade do gestor e a falta de compromisso com a saúde pública, algumas toneladas de lixo hospitalar são jogadas de forma irresponsável no lixão Babaulândia. Os resíduos hospitalares devem ser separados em três grupos: materiais especiais, gerais e infecciosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...