quarta-feira, 15 de abril de 2015

Estado absorve 1.200 alunos que não conseguiram vagas na rede municipal de Macapá

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) mantém esforços junto aos gestores municipais para evitar que milhares de alunos fiquem fora de sala de aula este ano. Só na capital, a secretaria já absorveu mais de 1.200 alunos que não conseguiram vagas na rede municipal de ensino.

De acordo com a coordenadora de Educação Básica e Educação Profissional da Seed, Edilene Dias, a deliberação se deu por conta da carência de vagas não apenas na capital, mas em outras cidades do Estado. "A Seed realizou estudos técnicos junto aos municípios para ver o quantitativo de alunos que, de fato, não conseguiram se matricular e que foram encaminhados para a rede estadual", explica.

O assunto foi tratado durante várias reuniões entre representantes das secretarias afins e do Ministério Público. Segundo ela, a responsabilidade da oferta de matrículas para os anos iniciais de ensino é do município, porém o Executivo estadual decidiu absorver esses estudantes em razão do compromisso pactuado em favor da educação. "Disponibilizamos vagas para todos os anos e modalidades, mas principalmente para os anos iniciais, que foram os que apresentaram maior carência de vagas", reforça.

A coordenadora também explica que, em alguns casos, a Seed vai apoiar na estruturação física de algumas escolas e disponibilizar professores para ministrar aulas para o ensino fundamental. Eles atuarão no Centro de Música Municipal Amilar Brenha, localizado no bairro Brasil Novo, Zona Norte de Macapá.

Há vagas
E ainda há vagas disponíveis. "Ainda estamos efetuando matrículas, principalmente, na zona rural, onde ainda existe a cultura de se procurar a escola apenas após o início do ano letivo", ressalta.
Ela destaca que o diálogo com as redes municipais tem sido fundamental para garantir os estudantes dentro da sala de aula. "Hoje as decisões são feitas por dentro das secretarias com a parceria do Ministério Público dialogando e fazendo os caminhos das interfaces, sem imposições, mas através do entendimento", diz.

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