quarta-feira, 15 de julho de 2015

Periodontite atinge 90% dos usuários que procuram o Centro de Especialidades Odontológicas

O Centro de Especialidades Odontológicas do Amapá (CEO) constatou que 90% dos usuários que procuram a unidade são acometidos pela periodontite - doença inflamatória da gengiva e dos tecidos de sustentação dos dentes - também conhecida como bactéria bucal. Embora muitos não deem atenção, a enfermidade é séria e requer cuidados.

Uma das causas mais comuns da periodontite e a gengivite, quando não tratada. Segundo as estatísticas do CEO, de janeiro a abril de 2014, o Estado atendeu 438 pessoas com sintomas da doença. No mesmo período deste ano, foram atendidos e diagnosticados 1.053 pacientes.

De acordo com a mestre em periodontia do CEO, Rosana Santiago, o índice de pacientes acometidos por doenças periodontais aumentou significativamente nos primeiros quatro meses deste ano. A equipe do centro constatou que a doença atinge, principalmente, pessoas da zona rural e de regiões ribeirinhas do Estado.

"Pessoas da área rural tendem a adquirir essas doenças facilmente, por falta de orientação e de escovação. Já na área urbana, a facilidade de controlar a periodontite é melhor, porque a criança, principalmente, por mais que não tenha esse cuidado dentro de casa, na escola é incentivada e adquire o hábito de escovação, que é a base para uma saúde bucal", explicou Rosana.

Para Santiago, a falta de escovação e até mesmo o tempo que a pessoa deixa de fazer esse processo simples e corriqueiro leva ao alojamento das bactérias periodontais. "Se você passar muito tempo sem escovar os dentes, a cada duas horas a bactéria se acumula na superfície dentária", observou.

Segundo o Conselho Nacional de Odontologia, outras doenças como diabetes e hipertensão deixam o paciente predisposto à periodontite. Além disso, as placas bacterianas, alojadas no espaço entre o dente e a gengiva, podem fazer com que as bactérias entrem em contato com a corrente sanguínea e gerar um processo inflamatório que afetará todo o organismo.
Cuidados

Para manter a saúde bucal, é fundamental a higiene da boca com ações simples a serem realizadas diariamente. Toda pessoa deve realizar escovação no mínimo três vezes por dia. Sempre após as refeições e antes de dormir. Antes de iniciar o processo de escovação, é bom fazer bochechos com água e limpar os espaços entre os dentes com o fio dental.

A escova deve ter cerda macia e o movimento da escovação deve ser circular, de forma que percorra todo o dente, inclusive a região entre a gengiva e os dentes. A limpeza deve ser tanto na superfície externa dos dentes quanto a interna (voltada para língua). Para finalizar, a higiene da língua também deve ser feita, de preferência com instrumentos próprios, que são mais eficientes.

É importante que as pessoas evitem a ingestão de produtos açucarados. Quando comer algum doce ou uma bebida açucarada, é importante fazer bochechos duas ou três vezes seguidas com água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...