quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Procon fiscaliza o comércio de Macapá e Santana para o Dia das Crianças

A menos de duas semanas do Dia das Crianças, os fiscais do Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon) iniciaram nesta quarta-feira, 30, as fiscalizações sazonais no comércio de Macapá. A previsão é de que mais de 50 estabelecimentos sejam fiscalizados - incluindo o município de Santana - até o dia 12 de outubro.

A operação pretende averiguar se os empresários estão respeitando as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e se os produtos comercializados têm indicação de faixa etária, os dados do fabricante e a etiqueta de identificação do preço.

Os produtos devem ter, obrigatoriamente, o selo do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e o documento que possibilita uma eventual troca dos brinquedos, roupas e calçados infantis. O gerente de uma loja de brinquedos no Centro de Macapá, Adalton Góes, ressaltou que a fiscalização é importante para garantir boas vendas. "Espero que, assim como nós, os outros empresários que trabalham nesse seguimento estejam legalizados", comentou.

 A consumidora Williane Karen, de 29 anos, compra os presentes do Dia das Crianças com antecedência, porque acredita que os preços dos produtos costumam elevar próximo a data. "Costumo pesquisar bastante os preços e sempre encontro facilidades nas formas de pagamento. Agora com a fiscalização tenho mais tranquilidade em adquirir os produtos", afirmou.

A fiscal do Procon, Shirlane Monteiro, informou que as empresas que não estiverem dentro das normas do CDC serão autuadas e, caso não se regularizem, poderão ser multadas e terão os produtos irregulares apreendidos.

"Constatamos que os lojistas estão tomando esses cuidados. Nas lojas que fiscalizamos ainda não foram encontradas irregularidades. É importante que os empresários estejam sempre alertas quanto às normas, para que não sofram multas ou apreensões", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...