quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Reunião define a data da chegada da carreta do Hospital do Amor, em Santana

Uma reunião para tratar sobre a vinda da carreta do Instituto de Prevenção Hospital do Amor de Macapá, aconteceu na manhã desta quinta-feira (02), no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

A articulação é da vereadora Socorro Nogueira, juntamente com a Associação do Amor de Prevenção ao Câncer de Santana, na pessoa do Professor Nilson Silva, em parceria com o Hospital do Amor de Macapá, representado pela enfermeira de divulgação, Samylle Pelaes e Secretaria Municipal de Saúde, na gestão de Maira Carvalho.

O objetivo e trazer para o município de Santana, a carreta de extensão do Instituto de Prevenção Hospital do Amor de Macapá, para oferecer exames iniciais de rastreamento do câncer de mama e colo uterino.

A enfermeira Samylle Pelaes, explicou como tudo vai ocorrer  “Ficou acertado que a partir do dia 02 de março até o final do mês, a carreta irá ficar aqui em Santana para atender as pacientes com exames iniciais de rastreamento ao câncer de mama e colo uterino.” Detalhou.
Neste primeiro momento, será analisado o termo que explica de que forma a Secretaria Municipal de Saúde poderá ajudar, em seguida será iniciado o treinamento dos agentes comunitários de saúde que irão estar juntos nesta ação. “Nós vamos ler o termo para saber quais as solicitações do Hospital do Amor, para que possamos atender com responsabilidade. A nossa intensão é que a carreta venha para Santana, principalmente no mês de março que é o mês da mulher, e esses atendimentos são de suma importância para nossas mulheres.” Destacou a secretária de municipal de saúde, Maira Carvalho.

Para o presidente da Associação do Amor de prevenção ao câncer, Nilson Silva, tem sido uma luta árdua que hoje está se concretizando. “É uma luta nossa, que durante alguns meses juntamente com a vereadora Socorro Nogueira, estamos travando para trazer para Santana a carreta e hoje estamos conseguido que seja uma realidade.” Frisou.
Serão ofertados atendimentos de exames preventivos à mulheres de 25 a 65 anos e mamografia para mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, a carreta ficará estacionada na garagem da Policlínica Maria Tadeu Aguiar, no bairro do Paraíso. “Há bastante tempo estamos articulando a vinda desta carreta para atender nossas mulheres que tem a necessidade  e algumas não tem condições financeiras para fazer o exame de mama ou preventivo. Agora, chegou a oportunidade deste atendimentos serem feitos gratuitos através da carreta do Hospital do Amor. Uma luta nossa para beneficiar quem realmente precisa.” Finalizou, vereadora Socorro Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...