quarta-feira, 24 de março de 2021

Gastança: Governo Waldez gasta 14 milhões em propaganda em 2020, ano que iniciou a pandemia, colapso na saúde e crise no comércio

 

O governo Waldez Góes gastou mais de R$ 14 milhões em Comunicação e Propaganda do seu governo, somente no ano de 2020, ano de surgimento da pandemia no Amapá e de realização das eleições municipais. O valor é infinitamente superior aos gastos do GEA com setores importantes como a Polícia Civil, Politec, Corpo de Bombeiros, Fundo Estadual de Segurança Pública, SDR, Rurap e Sete.

Dados do Portal da Transparência do Governo do Amapá, mostram que mesmo diante de uma grave crise econômica e social, do colapso na saúde com mortes provocadas pela pandemia do coronavírus, o governo Waldez Góes (PDT), gastou mais de R$ 14 milhões só na Secretaria de Estado da Comunicação.

Os gastos com publicidade oficial foram priorizados pelo governo Waldez, mesmo diante de inúmeras denúncias da população sobre a falta de leitos nos hospitais, a queda nas vendas no comércio, que é o principal atingido pelo lockdown e a recessão econômica ocasionada pela crise da pandemia.

Os gastos do governo, mostram que o discurso do governador Waldez Góes sobre grave crise, economia de gastos não essenciais, não condiz com a realidade que é colocada diariamente na mesma mídia, que silencia e recebe milhões em publicidade institucional.

O discurso do governo sobre a crise é algo pra inglês ver, pois quando é pra gastar com propaganda, a prática foge do discurso boquirroto repetido exaustivamente nas peças publicitárias do GEA, divulgadas nas emissoras de rádio e TV.

Os R$ 14 milhões gastos em Comunicação e Propaganda para Waldez divulgar ações do seu governo é um verdadeiro tapa na cara dos amapaenses e principalmente dos empreendedores que amargam enormes prejuízos e não recebem qualquer tipo de apoio ou contrapartidas de insenções fiscais por parte do GEA.

O valor é infinitamente superior aos gastos do GEA com setores importantes como a Polícia Civil, Politec, Corpo de Bombeiros e o Fundo Estadual de Segurança Pública. A bagatela milionária em propaganda, também supera o orçamento de outras secretarias e autarquias como a  Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e Rurap, que seriam cruciais para garantir apoio aos empreendedores e aos setores da economia que foram afetados durante a pandemia. Todos os dados podem ser acessados no Portal da Transparência no endereço http://transparencia.ap.gov.br/consulta/2/21/despesas/por-%C3%B3rg%C3%A3o-detalhado/detalhes/3

Milhões gastos em Propaganda poderiam financiar o Auxílio Emergencial Estadual

Mesmo alegando uma grave crise e dificuldades para manter despesas como a Folha de pagamento em dia, implantando o parcelamento de salários dos servidores, além de aumentar a alíquota do ICMS em seu governo, Waldez não tem medo de torrar dinheiro público, quando o assunto é gastar com comunicação e publicidade. A palavra “crise” não é abordada no discurso do governo na área de comunicação.

Com uma taxa de desemprego de 15,6% e um contingente de 59 mil amapaenses desempregados em 2020, o aumento da miséria e das desigualdades sociais, provocados pelos efeitos da pandemia, o Amapá gasta valores que poderiam ser considerados abusivos na área de comunicação.

Com o montante de R$ 14.017.577,27 (quatorze milhões, dezessete mil, quinhentos e setenta e sete reais e 27 centavos), gastos pelo governo Waldez Góes em pleno ano de grave pandemia, daria para o GEA pagar o Auxílio Emergencial de R$ 600 para 23.362 famílias.

Se o valor pago fosse de R$ 300, com o montante de mais de R$14 milhões gastos por Waldez, daria para contemplar pelo menos 46.725 famílias com uma renda mínima para sobreviver no ano de 2020, quando iniciou a pandemia no Amapá.

Um grupo de deputados estaduais de partidos de oposição, protocolou recentemente uma proposta de criação de um Auxílio Emergencial Estadual, que poderia ser financiado com recursos do tesouro estadual. Uma das medidas poderia ser cortar os gastos do GEA em Comunicação, mas são justamente esses gastos que pagam o silêncio de emissoras alinhadas ao projeto de poder de 15 anos de Waldez no Amapá.

GEA sobre gastos de R$14 milhões

A reportagem do Portal Amapá, entrou em contato com a assessoria de comunicação do Palácio do Setentrião, buscando respostas para os questionamentos. Fizemos algumas perguntas que não foram respondidas até o presente momento. Veja algumas das perguntas feitas ao GEA:

1 - Por que o governo priorizou gastar esse montante mesmo diante da crise? Por que os gastos continuam em 2021, mesmo diante de uma nova onda e da decretação de lockdown?

2- Por que o governo, mesmo alegando uma grave crise diante de um ano de pandemia, gastou 14 milhões em Comunicação?

 

Heverson Castro

Portal Amapá

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