sexta-feira, 23 de abril de 2021

Com apoio do município, 50 idosos de Serra do Navio viajam 200 km para realizarem cirurgias de catarata na capital

 

Pelo menos 50 idosos de comunidades da zona rural do município de Serra do Navio, enfrentaram esta semana a rodovia Perimetral Norte (BR 210), durante quase 6 horas de ônibus para participarem de um mutirão de cirurgias de catarata no Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate – Frades Menores Capuchinhos.

As 50 cirurgias foram realizadas por meio do programa “Mais Visão” e só foram possíveis por conta do apoio logístico, disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Serra do Navio (PMSN), através de uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

“São 50 idosos de comunidades oriundos do Assentamento, da Colônia de Agua Branca, Cachaço e da Vila Administrativa de Serra do Navio. Todos os idosos possuem algum problema oftalmológico, possuem a idade acima de 60 anos e antes da realização das cirurgias, foram imunizados com a vacina contra a Covid-19”, explica o secretário Ronival Virgolino (Semus).

A PMSN disponibilizou transporte, hospedagem, alimentação e o acompanhamento necessário para os idosos, durante a viagem à capital Macapá, quando realizaram os procedimentos cirúrgicos.

Uma comitiva da Prefeitura que contou com servidores da Saúde, Assistência Social e do gabinete do prefeito, participou da visita técnica para conhecer de perto todas as etapas e a estrutura do programa Mais Visão no Centro Capuchinhos, que conta com a parceria do Governo do Amapá e é fruto de uma articulação do mandato do senador Davi Alcolumbre.

Mutirão de cirurgias oftalmológicas

O mutirão de cirurgias oftalmológicas na capital, contou com a presença e acompanhamento das famílias por parte da vice-prefeita do município, Ana Paula Santos Souza, que representou o prefeito Elson Belo, além do secretário municipal de Saúde, Ronival Virgolino (Semus).

“A Prefeitura de Serra do Navio organizou essa empreitada pela melhoria da saúde dos idosos do nosso município, respeitando todos os protocolos sanitários e medidas restritivas de combate ao coronavírus. Essas cirurgias de catarata visam garantir dignidade humana para essas pessoas que possuem sua parcela de contribuição à sociedade serrana”, afirmou a vice-prefeita Ana Paula Santos.

Ana Paula Santos afirma que apesar das dificuldades geográficas e do período do inverno que compromete as condições da BR-210, o município organizou uma verdadeira força-tarefa com o apoio de diversos profissionais para não perderem a oportunidade de devolverem a visão para o grupo de idosos.

“Devolver a visão desses idosos é um ato de amor ao próximo, mas também uma obrigação que só foi possível porque valorizamos o Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso município. A vontade política da gestão Elson Belo para garantir esse direito fundamental à Saúde foi primordial para mais essa conquista”, finalizou a vice-prefeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...