quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Nível do Rio Xingu sobe 4 metros

 O nível do Rio Xingu, em Altamira (PA), chegou esta semana a marca de quatro metros acima de seu nível normal. As chuvas fortes devem continuar nas próximas duas semanas em todo o estado e, inclusive no Mato Grosso, com isso, o nível do Rio Xingu continuar subindo.

Em entrevista ao Jornal Online OXingu, a coordenadora de operações do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Ana Cristina Strava, revelou que, para o mês de fevereiro, o nível das águas já está acima do normal, quando comparado a anos anteriores. Só este mês o volume de chuva chegou a 191 milímetros. As fortes chuvas têm deixado os bairros alagados.

A intensidade das chuvas é causada por um fenômeno meteorológico de alta pressão em área atmosférica, que impede a saída de umidade da Amazônia para as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Assim, de acordo com Ana Cristina, toda a água das chuvas precipita na região Amazônica.

Em dados sobre o tempo e temperatura, a umidade relativa do ar manteve média de 88%, a temperatura tem ficado em 25 graus.

Em janeiro, o Xingu chegou a vazão de 7 mil m³/s, na data de ontem o rio estava com 14 mil m³/s. Nas próximas semanas a água deve começar a cobrir as vias públicas nos baixões da cidade.

 O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...