quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Seleção brasileira Sub-20 reabre estádio Zerão

ag. amapá:
O governador Camilo Capiberibe (PSB) teve ontem a confirmação da presença da Seleção Brasileira de Futebol Sub-20 no Amapá, em jogo marcado para o dia 15 deste mês na reabertura do estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão; A solicitação para que a seleção viesse ao Amapá foi feita pelo governador ao ministro Aldo Rebelo, dos Esportes, que se empenhou junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

seleção brasileira enfrentará uma seleção formada por atletas profissionais do Estado, em partida marcada para às 18 horas. Uma das preliminares envolverá jogadores veteranos do futebol carioca e veteranos do futebol do Amapá.  

O ex-jogador Alexandre Gallo, atual treinador da seleção brasileira, convocou para o amistoso 21 jogadores nascidos entre 95 e 96. A apresentação da delegação está marcada para o dia 13 de fevereiro. O governo do Amapá pagará apenas as despesas com passagens, hospedagem e alimentação da delegação brasileira.

 Veja os convocados pelo treinador Alexandre Gallo.
GOLEIROS
Marcos - Fluminense
Rodolfo - Atlético Mineiro
ZAGUEIROS
Eduardo - Internacional
Gabriel - Atlético Mineiro
Ygor Nogueira - Fluminense
Lucas Cavalcante - São Paulo
LATERAIS
Auro - São Paulo
Kayke - Internacional
Mateus Mueller - Palmeiras
Willian - Internacional
MEIAS
Boschilia - São Paulo
Danilo - Vasco da Gama
Eduardo Henrique - Atlético Mineiro
João Afonso - Internacional
Jajá - Flamengo
Nathan - Atlético Paranaense
ATACANTES
Bruno Lopes - Criciúma
Leandro - Internacional
Carlos - Atlético Mineiro
Ewandro - São Paulo
Mosquito - Atlético Paranaense

DEZ ANOS DEPOIS – Inaugurado em 17 de outubro de 1990 pelo último  governador nomeado do Amapá, o sergipano Gilton Garcia, e com presença do então presidente da República Fernando Collor de Mello, o estádio Milton Corrêa, onde a divisão do campo é a Linha Imaginária do Equador, passou fechado por mais de dez anos.

Durante os dois mandatos que teve como governador do Amapá, Waldez Góes (PDT) sempre alegou não ter dinheiro para a revitalização do estádio, e chegou a dizer que precisaria de R$ 40 milhões para tal recuperação. O projeto de revitalização foi apresentado em duas oportunidades à imprensa, as últimas em 2005 (com presença do presidente Lula) e 2006 (na campanha de reeleição de Waldez), mas nada saiu do papel.

Em 2009, com matéria sob o título “Zerão: os tijolos que restaram de um futebol destruído”, o repórter Regis Rosing, do Esporte Espetacular da Rede Globo, mostrou a triste e dura realidade de um futebol que revelou tantos craques para o Brasil e o mundo. Olhar o estádio Zerão naquelas condições para todo o país ver foi mesmo deprimente.
As expressões utilizadas na matéria mostraram o quanto à situação chocou o jornalista da Rede Globo.

No entanto, antes de Regis Rosing passou pelo Amapá, no dia 20 de dezembro de 2005, o então presidente da RepúblicaLuiz Inácio Lula da Silva Na ocasião, acompanhado de seu ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, do governador Waldez Góes, deputados e outros políticos figurantes de fotografias, Lula bateu bola e anunciou investimentos para o esporte amapaense. Investimentos que nunca chegaram. A visita de Lula serviu de mote para a sua reeleição como presidente e de Waldez para governador do Amapá, em 2006. 

Havia uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Eduardo Seabra (PTB), no valor de R$ 7 milhões, mas que não foi executada por entraves junto à Caixa Econômica Federal. À época da reportagem do Esporte Espetacular, o engenheiro Odailson Benjamim, da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), chegou a prever que a conclusão da obra ocorreria em março de 2010. Seis meses depois, Waldez Góes (já como ex-governador) foi preso pela Polícia Federal sem sequer iniciar a revitalização do estádio.

A revitalização do estádio Zerão só iniciou em 2011, quando Camilo Capiberibe, atual governador, recuperou os recursos junto à Caixa Econômica Federal e o Estado assegurou o dinheiro da contrapartida. A ideia era reabrir o estádio quando a pista de atletismo estivesse pronta, o que deve ocorrer em julho, durante o verão. Mas o governador atendeu a um apelo da Federação Amapaense de Futebol (FAF) para mandar os jogos do Santos, representante do Estado na Copa Verde e no Campeonato Brasileiro da Série D. 


Amapá 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...