domingo, 30 de novembro de 2014

Jatene é reprovado em todos os índices sociais

Jatene é reprovado em todos os índices sociais (Foto: Alzyr Quaresma)
(Foto: Alzyr Quaresma)
Um novo mandato é também uma oportunidade para a autocrítica. Um governador que precisa fazer isso urgentemente é o do Pará”, a frase foi escrita pelos jornalistas Bruno Villas Boas e Daniel Barros, da Revista Exame, após análise do estudo “Desafio da Gestão Estadual”, publicado por uma das mais conceituadas empresas de consultoria do país, a Macroplan – Prospectiva, Estratégia & Gestão. De acordo com o estudo, o Pará foi o estado que mais caiu nos rankings de indicadores da última década elaborados pela Macroplan.

 “O Pará é um desastre na área da saúde: tem a menor expectativa de vida do país, de 68 anos”, analisou a Revista Exame na matéria publicada em 14 de novembro deste ano, com o título “Muito por fazer nos estados”.O Pará apresentou o menor avanço na expectativa de vida entre as 27 unidades federativas. Cresceu apenas 1,5 anos de 2002 a 2012.

Os jornalistas da Exame fizeram uma análise comparativa: “um catarinense vive, em média, dez anos mais do que um paraense.”A revista também destacou que o Pará é a unidade que menos gasta com saúde: 483 reais por habitante ao ano. “Reeleito por margem pequena no segundo turno para mais quatro anos de mandato, o governador Simão Jatene (PSDB) culpa a falta de recursos”, destaca a revista.

Os 11 índices pesquisados pela empresa de consultoria foram: Educação, Juventude, Saúde (mortalidade infantil), Segurança, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Condições de Vida, Institucional. Saúde (expectativa de vida) e Gestão Fiscal.

O Pará foi reprovado em 58 dos 59 rankings, apresentando baixíssimo desempenho em todos eles e com menção em apenas um dos 69 indicadores.O governo de Simão Jatene foi o que obteve as maiores perdas de posição entre todos os 27 gestores estaduais brasileiros - 116 pontos negativos (-116) ao todo - o que mostra que vai ser necessário muito empenho para que o Estado evolua e reduza as desigualdades sociais e regionais.

Foram calculadas as diferenças de posição nos rankings dos anos inicial e final dos governos estaduais. Para identificar este índice de variação negativa, a Macroplan somou as posições nos 59 rankings obtendo o resultado líquido nas avaliações. Melhores que o “estado lanterninha”o Pará, ficaram Amapá (-110), Sergipe (-101), Alagoas (-94) e Bahia (-77).

Ao tentar justificar os péssimos resultados dos seus últimos quatro anos de governo, Simão Jatene alega que a arrecadação do Estado é insuficiente para melhorar os serviços e obrigações para com a população.

Os jornalistas da Revista Exame, no entanto lembram que, a despeito de o Pará ter a quarta menor receita tributária e de transferências do país (R$ 1.480 reais per capita ao ano), este montante é “maior, contudo, do que a do Ceará, estado que, com receita anual de 1. 403 reais por habitante, conseguiu avanços relevantes em educação e saúde.”Na área de saúde, a Macroplan constatou que o Ceará reduziu à metade o índice de mortalidade infantil (- 53%) entre 2001 e 2011, subindo dez posições no ranking nacional.

O Estado teve um aumento real de 76% no gasto per capita com saúde entre 2002 e 2012, apesar de ter receita per capita ao ano menor que a do Pará.“Dá para fazer mais com o mesmo, claro”, respondeu Simão Jatene aos jornalistas da conceituada Revista Exame, sem explicar como poderá ser feito.

Bruno Villas Boas e Daniel Barros insistiram “E a autocrítica?”. “É importante fazer autocrítica. Eu teria implementado os centros regionais de governo antes, com poder de decisão e orçamento próprios”, limitou-se a responder o governador paraense.“Os novos governadores encontrarão, em geral, um cenário macroeconômico desfavorável e verão seus limites de atuação estreitados pela restrição de recursos.

Será preciso fazer mais com menos. Será necessário inovar na gestão, definir prioridades e avançar em eficiência”, analisa o presidente da consultoria Macroplan, Cláudio Porto.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...