terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Santana Verão virou um drama: Artistas denunciam falta de pagamentos e descaso da gestão Robson Rocha com a cultura

Robson Rocha teria dado calote nos artistas santanenses conforme denúncias do cantor Ângelo Rodrigo
A Associação Musical dos Artistas Amapaenses (Amaps) denuncia a falta de pagamento de músicos, bandas e aparelhagem que trabalharam durante a programação do “Santana Verão” nos anos de 2012 e 2013, evento organizado pela Prefeitura de Santana (PMS) anualmente pra marcar o inicio do verão na cidade.

Segundo informações levantadas pela equipe de reportagem do programa “Santana em Debate”, que vai ao ar na rádio Onda Livre 105.9 FM, o prefeito Robson Rocha (PR) até o presente momento não autorizou o pagamento dos eventos realizados pela Prefeitura, o que ocasiona prejuízos aos artistas que enfrentam dificuldades financeiras pra honrar compromissos e pagar dívidas.

Alguns artistas com medo de represálias por parte do governo municipal, não quiseram se identificar, mas denunciaram que por conta da promessa de pagamentos de eventos como o ‘Santana Verão’, alguns profissionais contraíram dívidas e passaram as festividades de Natal e Ano Novo no vermelho.

O músico santanense Éden Junior da Banda Sedução, foi um dos poucos artistas que resolveu falar sobre o assunto. Ele afirma que já procurou por diversas vezes o Executivo Municipal, mas não obteve sucesso.

“Todas as vezes que vou à Prefeitura atrás de informações, sempre sou informado que não há previsão do pagamento do Santana Verão”, denuncia.

Os Artistas denunciam que a atual gestão vem desmontando o calendário cultural do município. Até mesmo o tradicional “Aniversário da Cidade”, comemorado no dia 17 de dezembro não foi tratado com o devido respeito pela atual gestão.

“Nem bolo de aniversário tivemos”, denunciam. “Não tivemos nada no aniversário de Santana, nem atração nacional ou local, o que já era normal no calendário do município e atraia multidões de outras localidades do estado”, lembra um artista que não quis se identificar.

Segundo o  atual presidente da Amaps, Carlos Dinelson, em 2012 pra realizar o “Santana Verão”, foi firmado um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Santana, tendo como entidade executora a Amaps. Ele denuncia que 24 artistas ficaram sem receber por conta supostas pendências por parte do GEA que não teria repassado o recurso do convênio.

Carlos Dinelson afirma que já procurou o atual governo que se comprometeu em atualizar o pagamento do convênio e consequentemente as dívidas com os artistas santanenses.
Cantor e Conselheiro de Cultura Ângelo Rodrigo durante entrevista a reportagem
O cantor santanense Ângelo Rodrigo, ex-presidente da Amaps e atual presidente do Conselho Fiscal da entidade, confirma a denuncia feita por outros artistas e lembra que realmente existem pendências referentes ao 'Santana Verão', tanto por parte do Governo como da Prefeitura.

Ângelo Rodrigo, que é representante da música no Conselho Estadual de Cultura, afirma que o problema principal é a falta de valorização dos artistas locais por parte da atual gestão. 

Ângelo lembra que até 2011 os pagamentos dos artistas eram feitos de forma antecipada pela gestão anterior e isso garantia estabilidade profissional para os artistas, fazendo com que os músicos honrassem seus compromissos pessoais em dia.

A equipe de reportagem do Santana em Debate tentou manter contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santana, mas não obteve retorno.
 
 Heverson Castro 
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...