quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Sistema Socioeducativo do Amapá terá registro online de adolescentes em conflito

Os servidores da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fcria) realizaram nesta terça-feira, 24, uma capacitação no Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) - ferramenta do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) . O objetivo é treinar técnicos para operar registros e tratamento de dados de adolescentes em conflito com a lei e em cumprimento de medidas socioeducativas.

O Sipia é uma rede que tem abrangência nacional e funciona como ferramenta de integração entre as instituições executoras de medidas socioeducativas: Ministério Público, Varas da Infância e Juventude, delegacias, CREAS e demais órgãos das esferas municipal, estadual e federal.

De acordo com a capacitadora, Liliane Cláudia Beleza, o curso orienta tanto nos procedimento para a realização do registro quanto no tratamento das informações sobre a garantia dos direitos humanos fundamentais da criança e do adolescente. "Os servidores estarão preparados para operar o banco de dados da Sipa que, terá todas as informações dos internos no sistema sócioeducativo de internação do Estado", explicou.
De acordo com a diretora-presidente da Fcria, Alba Nize Colares, com a implantação do Sipia/Sinase todo o trabalho operacional das unidades de atendimento da Fcria será otimizado e o gestor estadual do sistema vai ter um parâmetro e saber como está o Sistema Socioeducativo do Estado. 

 "A alimentação da base de dados do Sipia é muito importante, pois ela facilita e organiza os dados de todo o Sistema do Brasil, o que servirá para estabelecer novas metas e pensar as ações dentro do Sistema Socioeducativo", destacou.

O curso foi ministrado na Universidade Estadual do Amapá (Ueap) para 30 servidores que trabalham diretamente no sistema sócioeducativo de internação do estado.
Novos Servidores
Os 60 novos servidores da Fcria também participam de capacitação na EAP.
Também durante essa semana, 60 novos servidores da Fcria que irão atuar no Núcleo de Medidas Socioeducativa de Internação (Cesein), Núcleo de Medida Cautelar (CIP) e Abrigo Casa Lar Ciã Katu estão passando por capacitação na Escola de Administração Pública (EAP).

Segundo a diretora Alba Nize, os cursos irão preparar os novos funcionários para atuar nas instituições de reponsabilidade da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente. "Esses novos servidores receberão orientações de órgãos como Polícia Militar, Ministério Público e Tribunal de Justiça", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...