terça-feira, 31 de março de 2015

CHEIA DO RIO AMAPARÍ ATINGE FAMÍLIAS EM PEDRA BRANCA E SERRA DO NAVIO

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), a cheia do Rio Amapari afetou mais famílias nos últimos dias, nos municípios de Pedra Branca e Serra do Navio. Além dos militares da Cedec, que estão na base de apoio nos dois municípios, uma equipe composta por um salva-vidas, dois bombeiros, um piloto e dois assistentes sociais da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), se deslocou à região, nesta segunda-feira, 30, para socorrer às famílias afetadas.
A equipe vai fazer visitas sociais e prestar auxílio às famílias desalojadas e que se encontram em áreas de risco.

Em Serra do Navio, o maior pico do rio, registrado no mês de março, ocorreu no último sábado, dia 28, chegando ao índice de 8,80 metros. Nessa segunda-feira, dia 30, o rio permaneceu em alta, com índice de 8,68m. O nível de estabilidade do rio, em Serra do Navio, é de 4,98m.

Serra do Navio decretou Situação de Emergência no fim desta segunda-feira. Segundo relatório da Cedec, na área rural 31 famílias foram desalojadas e 47 afetadas, totalizando 78 famílias atingidas por inundações. As famílias afetadas são as que se encontram ainda nas áreas de risco. Por resistência dos próprios moradores, eles não deixam suas casas. A Defesa Civil tem trabalhado na conscientização dessas famílias.

No município de Pedra Branca, o rio também teve o maior pico no mês de março, no sábado, 28. A enchente deixou 7 famílias desabrigadas na área urbana e 29 na área rural.

Segundo o secretário executivo da Cedec, tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Janary Picanço, o município de Laranjal do Jari também encontra-se em estado de alerta. O rio está subindo e já alcançou 1,80 metros.

Janary informou que uma equipe composta por quatro pessoas se desloca nesta terça-feira, 31, para acompanhar a situação na região do Jari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...