quinta-feira, 26 de março de 2015

IPEM VAI REALIZAR OPERAÇÃO EM BALANÇAS NAS FEIRAS E SUPERMERCADOS DE MACAPÁ E SANTANA

O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem) vai realizar a segunda fase da operação de fiscalização em balanças nas feiras e supermercados de Macapá e Santana. A ação terá como foco principal a apreensão dos instrumentos que não estejam dentro das normas legais.

A operação vai iniciar a partir de terça-feira, 31, em postos de vendas de pescado, e se estenderá durante todo o período da Semana Santa.

As primeiras ações da operação foram educativas, orientando os empresários e comerciantes acerca do uso correto das balanças, e que elas sejam de modelos nacionais. Os técnicos também averiguaram diversos itens como a obrigatoriedade do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O metrologista do Ipem, Enélio Leite, informa que equipamentos de pesagem irregulares ou que estiverem sem o selo do Inmetro serão recolhidos e o proprietário poderá ser notificado. "Vamos iniciar a fase de apreensão. 

A legislação diz que os proprietários não devem usar balanças importadas para fins comerciais. Orientamos para que sejam usados instrumentos autorizados pelo Inmetro", informou Enélio. Segundo ele, na primeira fase o órgão apreendeu 20 balanças.

O Ipem elaborou um selo para atestar os equipamentos averiguados e aprovados pela fiscalização. "Os postos de vendas de pescados que foram fiscalizados têm esse selo, e se não tiverem, o consumidor pode solicitar às equipes para fazerem a averiguação no estabelecimento", assegurou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...