quinta-feira, 5 de março de 2015

Secretário municipal de Pacajá é preso acusado de fraude na aquisição de créditos florestais

 
A Polícia Civil prendeu, em cumprimento a mandado de prisão temporária, nesta terça-feira, 3, na cidade de Pacajá, sudeste do Pará, João Paulo Chopek, secretário municipal de desenvolvimento econômico do município. Representante legal da madeireira Sagrada Família, de Pacajá, ele é acusado de envolvimento em fraudes na aquisição de créditos florestais junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).

Duas funcionárias da Secretaria são suspeitas de envolvimento na fraude. Uma delas chegou a ser presa, por prisão temporária, mas foi liberada durante a noite. As informações sobre a fraude foram divulgadas durante entrevista coletiva, na Delegacia-Geral, onde estiveram o delegado Marcos Miléo, responsável pelas investigações; o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Hildemberg da Silva Cruz, e a corregedora ambiental, Rosângela Wanzeller Siqueira.


Após ser preso, em Pacajá, Chopek foi trazido para Belém de avião sob escolta de policiais civis do GPE (Grupo de Pronto-Emprego). Do hangar do Grupamento Aéreo do Estado, o preso foi conduzido para a Delegacia-Geral, para prestar depoimento. A prisão é resultado de uma investigação realizada pela Divisão de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos (DPRCT) e Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro, em parceria com a SEMAS.



Entrevista Coletiva

Sob coordenação do delegado Marcos Miléo, as investigações mostraram que a fraude aconteceu em fevereiro deste ano, após solicitação feita pela madeireira de estorno de 121 metros cúbicos de madeira em viga em créditos no SisFlora (Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais), que visa auxiliar e controlar a comercialização e o transporte de produtos florestais no Estado. A solicitação foi feita, explica Miléo, após suposto erro de informação por parte do representante.



A SEMAS constatou que uma servidora, responsável pelo cadastro no sistema, ao processar o requerimento, creditou 121 mil metros cúbicos ao invés de 121 metros cúbicos de madeira serrada e, depois, estornou os 121 metros cúbicos requeridos pela empresa. Em segunda, foram usados pela madeireira cerca de 4 mil metros cúbicos tramitados por meio do Sisflora a outras empresas no Estado do Pará.
Ainda, durante as investigações, foi constatado que houve o cadastro no Sisflora de Documentos de Venda de Produtos Florestais (DVPFs), totalizando 117 mil metros cúbicos de madeira, que seriam comercializados para madeireiras de fora do Pará. Porém, ao detectar a fraude, a transação foi bloqueada no sistema por meio do Ibama. Caso fosse concretizada a comercialização dos 121 mil metros cúbicos de madeira o prejuízo estimado seria superior a R$ 84 milhões, além do prejuízo ambiental incalculável, uma vez que os créditos seriam utilizados, possivelmente, para "esquentar" madeira colhida de forma ilegal.


Na casa de João Paulo, os policiais civis comandados pelo delegado Miléo apreenderam uma arma de fogo ilegal e documentos. As ordens de prisão e de busca e apreensão foram expedidas pela 1ª Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares da Comarca de Belém.


Fonte: Polícia Civil do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...