quinta-feira, 26 de março de 2015

Sesa e Fundação Altino Ventura discutem combate a cegueira e reabilitação visual

O secretário adjunto de Atenção à Saúde, Joel Brito, juntamente com equipe técnica, recebeu nesta terça-feira, 24, a presidente da Fundação Altino Ventura, Liana Ventura. Na ocasião, a presidente apresentou um projeto de cooperação técnica entre a entidade, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Universidade Federal do Estado do Amapá (Unifap), em prol do combate a cegueira e de reabilitação visual, com inserção de paciente com baixa visão ou cegueira.

O projeto tem como proposta identificar portadores de baixa visão e oferecer ferramentas de correção para a deficiência, com acesso a padronização internacional, por meio de um protocolo da Organização Mundial de Saúde. A ideia é implantar um dos onze centros previstos para o Norte e Nordeste do país no Amapá, com equipe de oftalmologistas e terapeutas qualificados para atender de acordo com os indicadores internacionais, e poder beneficiar e dar acessibilidade aos portadores de baixa visão.

"Viemos estimular para que o Amapá não fique de fora deste projeto que busca a inclusão dos portadores de deficiência visual no acesso a especialistas como oftalmologistas com competência para fazer as avaliações e a conduta dos casos, e também terapeutas capacitados para fazer a reabilitação visual ou a habilitação dos pacientes. Já visitamos a Unifap e agora estamos aqui, na Sesa", informou Liana Ventura.

Portadores de baixa visão são pessoas com deficiência visual que, mesmo com óculos, não conseguem corrigir o problema. Segundo informações da Organização Mundial de Saúde, países como o Brasil possuem 4% da população com deficiência visual.

"É um projeto bastante interessante e propõe identificar portadores de deficiência e oferecer outras ferramentas de correção. Vamos encaminhar ao setor responsável para fazer uma analise técnica e ver a viabilidade para implantação no Estado", informou o secretário Joel Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...