terça-feira, 7 de abril de 2015

Defenap descentraliza atendimento e retoma postos nas unidades do Super Fácil

Na manhã desta segunda-feira, 6, a Defensoria Geral do Estado do Amapá (Defenap) inaugurou dois postos de atendimento, nas sedes do Super Fácil da zona sul e do Centro de Macapá.

O objetivo é descentralizar o atendimento da Defenap para alcançar mais pessoas. Os postos funcionarão das 8h às 13h, realizando atendimentos em diversas áreas jurídicas. A expectativa é que sejam realizados dez atendimentos por dia.

"Pela distância até a Defenap muitos deixam de procurar atendimento. Com essa descentralização, aquelas pessoas que não têm condições nem mesmo de pagar o transporte estarão sendo beneficiadas, pois o deslocamento será mais próximo do bairro em que moram", afirmou o defensor público geral, Horácio Magalhães.
Os serviços da Defenap nas unidades do Super Fácil estavam paralisados há mais de dois anos. As atividades serão retomadas de maneira mais objetiva. Um defensor público e assistentes sociais farão o atendimento à população nos postos. "Antes o serviço era apenas de orientação. Agora a Defensoria vai fazer um atendimento mais ativo, onde os casos serão atendidos, analisados e receberão encaminhamento jurídico", explicou Magalhães.

Nos postos serão realizados serviços da área da família, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia e área cível (danos morais, cobranças). Outra novidade é o atendimento preferencial à mulher no posto do Super Fácil da Zona Sul. As mulheres vítimas de violência doméstica que precisam apresentar queixa contra o agressor, poderão registrar a denúncia na ocasião do atendimento para agilizar o processo.

A vítima também vai receber todo o acompanhamento jurídico e psicológico. A medida faz parte do Núcleo de Atendimento à Mulher, um programa federal em parceria com o Estado. A unidade da Zona Sul foi a escolhida em virtude ao alto índice de violência doméstica na região.

De acordo com a Defenap, por semana, cerca de 15 mulheres vítimas de violência doméstica procuram a instituição. Do atendimento total da defensoria, 60% das ações são de mulheres.
A Defenap também estuda a implantação de mais dois postos, um no Super Fácil do Beirol e outro na unidade da zona norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...